Sonho de tantas mulheres, a gravidez de gêmeos pode proporcionar tantas mudanças no corpo da mulher quanto uma gravidez de feto único, mas você sabe de fato como detectar uma gravidez de gêmeos e o que esperar de mudanças para o seu corpo?

Tipos de Gravidez Gemelar

A gravidez gemelar pode ser bi vitelina (dois bebês formados proveniente de dois óvulos fecundados) ou univitelina (gravidez de gêmeos idênticos proveniente de um óvulo e um espermatozoide). A gravidez gemelar é cada vez mais comum devido a procedimentos como fertilização in vitro e a indução hormonal de ovulação. Nesses casos a gravidez de gêmeos pode até ser esperada, casos de pessoas que tem gêmeos na família e tem uma propensão genética para tal também. Porém, na maioria dos casos pode pegar a família toda de surpresa! Mas como saber então antes de qualquer exame que a gravidez que esta em curso é uma gravidez de gêmeos?

Sintomas de Gravidez de Gêmeos

A gravidez de um só embrião pode causar sintomas como náuseas, sonolência, dores nos seios, dores abdominais e tantos outros sintomas. A gravidez de gêmeos pode causar esses mesmo sintomas só que mais intensamente. Além disso, a gravidez gemelar também pode proporcionar maiores dores abdominais assim que um estágio mais avançado da gravidez acontece.

Mulheres com 12 ou mais semanas podem ter um abdômen mais saliente do que as outras gestantes devido ao tamanho do útero que claro, se torna maior do que uma gravidez com feto único. O tamanho da barriga também é discutível em fases iniciais, já que o inchaço devido ao aumento hormonal pode acontecer e muito frequentemente na parte da noite. Deve-se levar o tempo de gestação em consideração para esse item.

O peso da mulher também pode ser um indicativo que a gravidez é gemelar, normalmente a mulher que espera dois ou mais bebês, tendem a engordar muito mais rápido do que outras gestantes. O tamanho do útero na consulta pré-natal também é um forte indicativo de que a gravidez é gemelar. Se a altura uterina estiver muito maior do que o habitual para aquela idade gestacional, maior indicativo de gravidez gemelar.

Aproveitando o espaço, gostaria de contar uma novidade para nossas leitoras gestantes. Eu e a empresa Famivita, pensando nas necessidades nutricionais e também dificuldades das mulheres durante a fase gestacional, desenvolvemos um polivitamínico gestacional completo com todas as vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento fetal com um diferencial das demais vitaminas, o tamanho da cápsula. Como é muito difícil engolir cápsulas e comprimidos durante o período de enjoos e náuseas, que em alguns casos pode se estender por toda gestação, produzimos a vitamina FamiGesta em pequenas cápsulas que são facilmente engolidas, do tamanho de um MM’s. Você pode adquiri-la aqui nossa loja virtual.

HCG de gravidez gemelar é mais alto?

Uma das perguntas frequentes que surgem aqui no Trocando Fraldas é a da quantidade de HCG (hormônio exclusivo da gravidez) presente no sangue da mulher.

Se a quantia for muito mais alta do que a idade gestacional pode ser uma gravidez gemelar sim, mas devemos em primeiro lugar calcular corretamente a gravidez para não haver uma frustração. Por exemplo, na 6ª ou 7ª semana, o ideal e esperado que o beta esteja em torno de 100 a 200mUi de HCG, se esse valor ultrapassar 400mUI, pode ser indicativo de gravidez gemelar.

A única forma segura de detectar uma gravidez de gêmeos, ainda continua sendo a ultrassonografia, porém até ela é passível de erros se feita muito precocemente na gravidez. A gestação múltipla pode ser detectada a partir da 8ª semana via ultrassom, pode-se visualizar dois sacos gestacionais ou dois embriões no caso de gravidez de univitelinos.

A gravidez de gêmeos é considerada uma gravidez de alto risco, não por ter algum problema eminente, mas sim por requerer maiores cuidados por parte do médico. A pressão, a glicemia, o peso e as dores devem ser monitoradas muito de perto, então o pré natal tem que ser feito com muito cuidado.

Recomenda-se fazer no mínimo três ultrassons por gestação, uma a cada trimestre, porém, a gravidez gemelar deve ser mais monitorada via ultrassom pelas circunstâncias diferenciadas do corpo da mulher.

Mudanças no Corpo da Gestante na Gravidez de Gêmeos

Todo mundo sabe que a barriga pode ficar maior na gravidez gemelar certo? Errado! Nem sempre a gravidez de gêmeos proporciona uma barriga maior do que o esperado e aí pode causar preocupação.

Certos organismos podem responder a gravidez de gêmeos de forma diferenciada abrigando dois ou mais bebês sem uma barriga gigantesca e isso pode acontecer porque os bebês não são tão grandes mas também pelo biotipo da gestante e do pai dos bebês. O importante é que esteja tudo correndo bem e eles estejam ganhando peso adequadamente e continuamente.

As mudanças na gravidez de gêmeos começam pelo útero, que tende a ter maior tamanho mesmo se a barriga não apresentar, o problema é justamente quando os bebês são muito grandes, o espaço se torna reduzido ao extremo e pode causar muitas dores a mamãe com a pele e útero muito esticados.

No corpo de uma grávida de gêmeos também há alteração maior de circulação de sangue do que uma gravidez de feto único. A circulação é muito maior, pois o sangue deve irrigar muito mais, sustentar dois ou mais seres e muitas vezes duas placentas diferentes então, a pressão da mulher pode sofrer um aumento e isso é preocupante a para os médicos, o ideal é que a pressão de uma gestante gire em torno de 128, mas as vezes o normal chega a 139 devido a circulação aumentada de sangue.

Os órgãos internos também sofrem maiores alterações, o coração, o estômago e intestinos se realocam dentro do corpo para abrigar o novo estado e condição da mulher e isso pode ser uma condição dolorosa e muitas vezes incomoda. Qual grávida nunca sentiu cansaço e falta de ar na gravidez?

Calcule então uma gestante de gêmeos, certamente ela sofrerá o dobro com isso devido ao peso maior da barriga e muito mais chutes. Aliás gravidez gemelar proporciona uma experiência sensacional de uma turma mexendo dentro do ventre, engraçado como as mãe sabem exatamente quem está agitado naquele momento.

Na relação sexual também pode ocorrer algumas modificações, até mesmo devido ao tamanho da barriga e as transformações do corpo naturais. Para melhorar o prazer e facilitar o namoro nessa fase, recomendamos o uso de gels lubrificantes a base de água, que além de aumentar a lubrificação ajudam a controlar o pH vaginal, como o FamiGel que você pode adquirir aqui em nossa loja virtual.

O que Muda Para uma Grávida de Gêmeos?

A alimentação deve ser melhor, com mais nutrientes e muito mais líquido, além disso, mais frutas que contenham fibras devem ser consumidas. Frutas como banana que contém potássio e evita as temidas câimbras mais frequentes nas grávidas de gêmeos, são uma boa pedida, além de ajudar com as câimbras, ajudam na nutrição de b12.

Para a mulher que espera gêmeos, o prazo de trabalho também deve ser reduzido já que o cansaço chega muito mais cedo pra elas. O ideal é que assim que se sentirem cansadas, essas mulheres possam ter a sua licença maternidade antecipada, a fim de evitar um parto prematuro. Sempre que puder descansar, é uma ótima idéia, no final da gravidez de gêmeos proporciona um maior inchaço das pernas também.

Parto Gemelar

Parto, essa é a maior preocupação das mulheres que tem uma gravidez de gêmeos, essas mulheres podem ser mais propensas a terem o parto antes das 40 semanas e é muito comum que aconteça. Porém com a evolução da medicina e um pré-natal bem feito podem aumentar as chances do 9º mês chegar para essas mulheres com a mesma facilidade de uma grávida de feto único.

Os sinais de que o parto esta prestes a acontecer serão indicadas pelo seu corpo, a placenta, a sua saúde irão mostrar e claro, o seu médico vai fazer de tudo para que a natureza colabore para que chegue a data mais indicada para que os bebês nasçam com saúde. Partos a partir de 35 semanas são considerados um ótimo prazo para quem espera gêmeos, a natureza é sábia, também da uma forcinha produzindo enzimas que façam os pulmões dos bebês amadurecem antes do que uma gravidez de feto único. Lembre-se, a gravidez de gêmeos requer maiores cuidados mas é uma gravidez como outra qualquer. Aproveite muito esse momento único e tão sonhado por tantas mulheres!

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Engravidar de Gêmeos – Qual o Segredo?

Foto: Neal Gillis