Foi se o tempo que mulher grávida deveria passar os 9 meses de gestação em repouso absoluto e que nenhum esforço físico era permitido. Atualmente vemos alguns exemplos de que é possível sim passar por uma gravidez e academia no mesmo período, proporcionando uma vida saudável e mantendo a rotina que a mulher já seguia. Obviamente existem os casos de gravidez de risco que por recomendação medica esforços são proibidos durante todo o período gestacional, mas aquelas que têm uma gravidez tranquila e sem riscos porque não continuar praticando os exercícios e rotina que já vivia diariamente?

Para aquelas que têm uma vida física ativa e se preocupam com sua forma física, quando engravidam devem informar ao obstetra responsável sobre sua rotina e somente após a avaliação e liberação do mesmo os exercícios devem ser mantidos. Em alguns casos é indicada somente a prática de exercícios mais leves principalmente no primeiro trimestre, onde o ovulo fecundado ainda esta se fixando nas paredes uterinas, e qualquer esforço muito grande pode ser causa de um aborto espontâneo.

Já para as que não costumam fazer exercícios físicos e decidem começar na fase gestacional, os cuidados com o primeiro trimestre devem ser ainda mais reforçados, mas pode ser o primeiro passo para iniciar uma vida mais saudável e criar hábitos melhores que se estenderão ate mesmo após o nascimento do bebê. Lembrando que a academia durante a gravidez não deve ser procurada em prol de conquistar um corpo em forma e ganhar músculos, mas sim de controlar o ganho de peso e também de manter uma rotina saudável inclusive que auxiliara no momento do parto, além de deixar o corpo mais forte para enfrentar as grandes mudanças durante esse período.

Gravidez e academia podem sim ser uma combinação perfeita, mas deve-se seguir um rigoroso acompanhamento tanto com o obstetra que avaliará a saúde da mãe e a boa evolução gestacional como com um especialista dentro da academia que auxiliara e indicara os exercícios , aparelhos adequados e dosar o tempo correto.

Vaidade Exagerada ou Cuidado com o Corpo?

Atualmente nos deparamos na tv e na internet com algumas fotos de modelos e atletas que posam com suas barrigas de grávida saradas, o que causou muita polemica e divisão de opiniões já que é tão natural e esperado uma barriga enorme e redonda que so tende a crescer ao avançar dos meses. O mais recente caso é o da modelo Sarah Stage que divulgou em sua rede social fotos exibindo sua barriga de nove meses de gestação totalmente sarada e bem longe da imagem que estamos costumados a ver de uma gestante nesse período. Os comentários se dividiram em opiniões desde aqueles que ficaram chocados com seu corpo, ate aqueles que questionaram sobre a saúde do bebê.

Grávida de 9 meses Sarah Stage exibi sua pequena barriga

Perguntas como: Aonde esta o bebê dentro dessa barriga? Ou será que esta se desenvolvendo corretamente e é saudável é alguns dos milhares questionamentos que surgiram e foram respondidos pela modelo informando quão chateada ficou com os comentários e deixando claro que ambas, mãe e filha estão muito bem. Mas ate aonde vai a vaidade da mulher, chegando a colocar em risco a saúde do bebê?

Existem os que criticam, os que se assustam e os que apoiam debatendo que é essencial cuidar do corpo e manter a vaidade em dia durante a gestação. Mas a pratica de exercícios tão intensa para continuar com uma barriga tão sarada quando deveria ser momento de transformações não é excesso?

Outro caso é a modelo fitness Bella Falconi que andou divulgando fotos de sua silhueta invejável aos 4 meses de gestação. Mesmo afirmando que não é o intuito dela ter uma “gravidez fitness”, aparentemente é o caminho que esta seguindo também. Alguns já ate especulam se essa será a nova moda, e se a barrigona tão sonhada dará lugar a barrigas com apenas uma pequena saliência já chegando aos 9 meses de gravidez ou só serão casos isolados de mulheres que trabalham com seu corpo e por medo das mudanças malham incansavelmente ate em um período que deveriam diminuir o ritmo e curtir as novas curvas.

Durante a gravidez o foco é a saúde da mãe e do bebê e do seu desenvolvimento, se o acompanhamento esta acontecendo de forma adequada e através dos exames a evolução do bebê esta dentro do esperado não tem porque se preocupar. Afinal tamanho de barriga nunca foi sinal de saúde e de bebê grande e saudável, cada mulher tem seu biótipo e tem esse momento diferente das demais, portanto é momento de curtir e ser feliz.

Veja também: Exercícios na Gravidez – Quais Posso Fazer?

Foto: ShareHows.com, Instagran