Amiga, você já ouviu falar de gravidez ectópica ou gravidez tubária? Ambas se tratam da mesma coisa, pois quando um óvulo é liberado e ele é fecundado por um espermatozoide, eles se encontram na trompa e logo depois a fecundação ele desce até o útero.

Como Acontece uma Gravidez Ectópica

A dúvida de o que é gravidez ectópica é o grande ponto de interrogação para os papais que recebem o diagnóstico. No caso de gravidez ectópica, o zigoto não desce até o útero se fixando ali mesmo na trompa. Porém, a trompa não é um órgão elástico como o útero e não foi preparado para receber um feto em crescimento.

Gravidez Ectópica – Como Acontece e os Sinais 1

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Sinais de Gravidez Ectópica

Quando a gravidez na trompa ocorre, inicialmente os sinais são os mesmos de uma gestação normal, mas com o tempo se não for feito um pré natal adequado a mãe passa a sentir dores fortes (cada vez mais fortes com o passar do tempo) em apenas um dos lados do abdômen, e pode inclusive vir a menstruar, já que o feto não está no útero e sim na trompa.

Outro sintoma da gravidez ectópica é o aparecimento de inchaço muito forte e rápido demais na barriga em um dos lados, mas isso não quer dizer que se você despontou uma barriguinha precoce em uma gravidez normal, sua gravidez seja ectópica pois a gravidez tubária acontece em média 1,5% das gestações, um número bem pequeno então não se preocupe. Converse com seu médico e faça uma ultrassom em caso de dúvida para ficar despreocupada.

Como Diagnosticar a Gravidez Ectópica

O diagnóstico da gravidez ectópica pode ser realizado através de exames de sangue, exames pélvicos e exames de ultrassonografia. Os exames serão solicitados após verificação de diversos sintomas que apontam a ocorrência de gravidez ectópica, como fortes dores abdominais, sangramentos, aumento e inchaço rápido abdominal.

Em alguns casos pode ser indicado uma laparoscopia para encontrar a gravidez ectópica, porém é muito raro esse procedimento cirúrgico para essa finalidade. Já que os exames de sangue e de ultrassonografia conseguem diagnosticar com bastante precisão.

Quem Corre Risco de Ter uma Gravidez Ectópica?

Na verdade a gravidez ectópica pode acontecer com qualquer mulher e em qualquer faixa etária, mas alguns fatores podem aumentar as possibilidades, como:

  • Mulheres com endometriose tubária;
  • Após passar por qualquer tipo de cirurgia no abdômen como: cesárea, retirada de apêndice e até mesmo reversão de laqueadura;
  • Gravidez gerada através de FIV;
  • Mulheres que já tenham tido clamídia ou gonorreia;
  • Engravidar usando DIU.

Tratamento da Gravidez Ectópica

Infelizmente a gravidez tubária não é uma gravidez viável, a trompa não aguentaria a gestação toda e como já disse, a trompa não foi preparada para crescer e esticar como o útero. Para tratar a gravidez ectópica é necessário que o médico faça a curetagem antes que o bebê cresça demais, e o risco da trompa romper aumente.

Normalmente em casos mais sérios de gravidez na trompa a mesma é retirada para evitar infecções. Gente, assunto que pode assustar muitas mãezinhas, muitas mulheres pois é muito sério, mas saibam que se identificada precocemente há como preservar a trompa de falópio sem nenhum risco.

Aproveitando o espaço, quer contar uma novidade para nossas leitoras que estão tentando engravidar ou pretendem engravidar futuramente. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos alguns produtos especializados para ajudar na fertilidade de homens e mulheres. Entre eles, testes de ovulação, testes de gravidez, gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel e as vitaminas da fertilidade masculina ViriFerti e das mulheres FamiFerti, que ajuda a suprir as necessidades vitamínicas importantes para potencializar a fertilidade e regularizar os níveis hormonais, melhorando a ovulação e fortalecendo o útero e o endométrio, onde o bebê será gerado. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Espero ter ajudado! Até a próxima

Foto: Ed Uthman