Nunca imaginei a gravidez como uma fase esquisita na vida da mulher, não mesmo! Mas alguns fatos que acontecem durante a gestação, me fizeram enxergar o quão a gravidez pode ser estranha! Veja, esta é a visão de uma mulher que engravidou 4 vezes, e dessas 3 filhos vieram ao mundo. A expectativa de uma mulher com sua primeira gestação podem tornar ainda mais estranhos alguns aspectos, portanto não se assuste e entre no mundo da maternidade sem medo de ser feliz, porque de estranho e louco todo mundo tem um pouco! Vamos lá:

A Gravidez NÃO Acontece no Útero

Quando ainda não entendia muito bem esse lance de gravidez, eu inocentemente pesava que o bebê fosse fecundado no útero. Mas você sabia que não é bem assim? O bebê é gerado sim no útero, porém o inicio de tudo não se dá na cavidade uterina, mas sim na TROMPA.  A trompa é um órgão ligado e adjacente lateralmente ao útero, o qual captura o ovulo (gameta feminino responsável pela geração de nova vida) e o abriga ali até que o espermatozoide (gameta masculino) possa fecunda-lo e assim, surgir uma nova vida. Ao término da fecundação, o blastocisto é conduzido delicadamente até a cavidade uterina, para que então, ao final da implantação, seja concretizada a gravidez. Apenas após a nidação, a mulher é considerada grávida. Este processo todo pode levar até 20 dias!

O Bebê Não é Um Bebê

Para nós mamães o que cresce em nosso ventre é um bebê, porém uma das coisas estranhas da gravidez é ouvir um médico chamar seu filho amado de embrião ou posteriormente feto. Na realidade é uma condição médica, até a 10ª semana de gestação o bebê ainda está em formação primitiva, desenvolvendo todos os membros e órgãos vitais. Por isso, é muito comum que os médicos recomendem cuidados específicos e não te dão muita esperança no primeiro trimestre de gestação. De fato, verdadeiramente, a gravidez começa a se tornar viável após a 12ª de gravidez. Bizarro, eu sei. Após este período, o bebê é considerado feto, um nome um tanto quanto menos assustador certo? É considerado assim até o seu nascimento.

Órgãos Itinerantes

Isso é uma coisa que quase ninguém fala antes da gestação. Vou ali engravidar, tirar meus órgãos do lugar e já volto. Sim colega, os órgãos SAEM do lugar durante a gestação! Por volta da 18ª semana de gestação, o útero começa a subir em direção ao umbigo, com isso, outros órgãos ao redor do útero, ficam espremidos e acabam se realocando dentro do corpo. Por exemplo, o estômago, o coração, intestino, bexiga e inclusive o útero. Por isso é comum grávida ter refluxo, sensação de empanzinamento, coração acelerado, sensação de cansaço etc. Os órgãos começam a dar espaço para a gravidez se acomodar, mas não se assuste, é normal e gradativo. Quase não se sente essas mudanças porque elas acontecem lentamente ao longo dos nove meses. Mas pensar que seu coração mudou de lugar é estranho não é? Embora sejam apenas alguns centímetros do lugar…

Você Muda de Cor

Não é que você vá virar um camaleão, longe disso, porém algumas regiões do corpo irão, sim, ficar de uma tonalidade diferente do habitual. Entre as regiões a mudar de cor está a VAGINA. Sim minha senhora, a vagina irá ficar mais avermelhada ou mais amarronzada, depende do seu tom de pele. Isso acontece porque a melanina (que dá a cor da pele) se torna mais intensa nessas áreas pela circulação sanguínea e aumento dos hormônios e dentre os locais que tem maior tendência de ficarem mais escuros estão:

  • Axilas
  • Virilha
  • Vagina
  • Barriga (linha nigra)

Todos os locais tendem a clarear após a gestação, cerca de 12 semanas após o parto, todos os vestígios de mudança de cor irá sumir.

Tretas Hormonais

Você pode virar um personagem de filme: o Exorcista! Uma hora é detestando o pai do bebê e logo depois chorar porque ele não te dá atenção. É uma aventura e tanto conviver com uma grávida instável. Como sei disso? Eu era assim! Coitados de quem conviviam comigo, se já sou estranha antes da gravidez, imagina grávida? Tinha vontade de arremessar tudo que via pela frente na cabeça do marido ou seja lá quem me fizesse bufar pelo mínimo que fosse, tudo culpa dos hormônios. Outro fator que torna a gravidez estranha são as vontades e calores que a gestante passa a ter. de uma hora para outra parece que a estamos dentro de um caldeirão fervendo de tanto calor. Isso é porque a velocidade que sangue que circula no organismo é bem maior. Algumas gestantes tem a felicidade de ter maior desejo sexual, isso é muito bom! Outras parecem que se esquece de como ficaram grávidas, mas também é muito mais comum do que se imagina. Outras podem ter seu primeiro orgasmo durante a gravidez.

Bônus – O Parto

Imagine só que a sua vagina é capaz de abrir passagem para uma cabeça em torno de 34cm! Haja elasticidade né minha querida. Depois dizem que a mulher é o sexo frágil…

A gestação é uma fase importante na vida da mulher. É muito importante saber lidar com ela para não ficar traumatizada rs. Tenha em mente que seu corpo está mudando, e após a gravidez, tudo ficará ainda mais estranho. Imagina só, o bebê que estava acalentando por nove meses não está mais lá, e agora o corpo se acostuma novamente à condição anterior. É um processo de recuperação física e adaptação psicológica na nova fase da vida, a de mãe! Por mais estranho que possa ser, ser mãe é tudo de bom!

Veja também: Relação na Gravidez – O Quê o Bebê Sente?

Foto: Gratisography

_

Caixa de Informações Chave

  1.  A gravidez pode ser um dos momentos mais incríveis da vida de uma mulher, mas é também uma fase bem estranha e de muitas dúvidas.
  2.  A maioria das mulheres acredita que a fecundação acontece no útero, quando não é verdade. A fecundação acontece na trompa da mulher.
  3.  Para nos mulheres nosso bebê assim que descoberto é um bebê, mas para os médicos ele é somente um feto ou embrião. Fato bem esquisito de se ouvir!
  4.  Um fato bem curioso da gestação é sobre a locomoção de todos os órgãos da mulher para conseguir gerar o bebê.
  5.  Mudanças como coloração da pele e mudanças de humor são muito comuns já que a os hormônios estão em uma verdadeira montanha russa.