Quem sonha em engravidar jamais conceberia a ideia de um aborto. Mas você já parou para pensar no desespero de uma mulher ou menina que se depara com uma gravidez indesejada? Quais os sentimentos que envolvem essa situação?

Como uma gravidez acontece, muitas mulheres já estão carecas de saber. E também como prevenir uma gravidez indesejada. Porém, há casos em que a gestação acontece e pode trazer transtorno para a vida dessa mulher ou menina. A maioria das vezes em que esse tipo de situação acontece é por falta de cuidados na relação sexual1.

O uso de preservativos por casais muito inexperientes, ou a falta de prevenção através da utilização de anticoncepcionais, podem trazer o risco de uma gravidez indesejada. Porém, a inconsequência na hora do sexo vai muito além do positivo surpresa.

Muitos casos de gravidez indesejada têm uma história maior por trás da gestação. Seja por serem adolescentes que vacilaram e acabaram engravidando, casos de infidelidade dentro do casamento, condição financeira ou qualquer outra situação que gere um medo maior do que a alegria de estar grávida. Veja, não estamos falando de uma gravidez que vem de surpresa, aquela que, apesar do susto inicial, passa a ser bem-vinda. Estamos falando de uma gravidez em que a mulher prefere interromper a vida daquele ser que está crescendo dentro de si.

Uma gestação indesejada pode trazer transtorno para a vida de uma mulher ou menina

Lidar com essa nova vida crescendo dentro do ventre pode não ser uma das melhores coisas quando se tem que enfrentar o medo de contar para os pais, para o namorado ou de enfrentar a situação de frente.

O índice de abortos cresce a cada dia. As clínicas que realizam este tipo de procedimento são 100% clandestinas, pois o aborto é ilegal no Brasil. Quem o pratica, além de cometer um crime, está prestado um serviço geralmente de má qualidade, pois a higiene desses locais não é das melhores. Também há sites na internet que levam a mulher a adquirir medicamentos abortivos. Porém, eles também pode acabar causando efeitos colaterais, que podem levar a mulher a morte ou a um estado grave pela hemorragia que provocam2.

Como Lidar com a Gravidez Indesejada?

O importante é enfrentar a situação de frente. Se for adolescente, conte aos seus pais sobre a situação. Às vezes o susto e pensamentos como: “vou tomar uma bronca” ou “meu pai vai me matar”, são muito piores do que a realidade. Contar para os pais é a melhor opção. Além, é claro, de ser fundamental o apoio do parceiro nesse momento delicado. Caso não tenha coragem para tal, conte a um adulto de confiança. Ele saberá ajudar nesta questão de contar para a família.

A forma de contar para a família pode variar. Porém, uma conversa franca é a melhor maneira de expor a situação. Explicar como aconteceu, e com quem, é muito importante. Os pais podem ficar zangados inicialmente, porém, logo esse sentimento inicial passa. O amor pelos filhos acaba predominando. Se o caso for mais complicado, como o de adultos que não querem o bebê, por exemplo, o conselho que prevalece é dar a essa criança a chance de ser feliz com quem possa amá-la verdadeiramente.

Mesmo que o corpo se transforme e os hormônios deem uma chance de aquela mãe amar o seu bebê, ainda há o lado da situação financeira, que, em alguns casos, pode ser bem complicado. A opção de deixar a criança para adoção é uma boa ideia. Deixar um bebê na maternidade para ser acolhido não é crime!

Cada um faz o que desejar com seu corpo. Porém, deve existir responsabilidade na hora da relação sexual. Dela podem surgir consequências, como uma gravidez indesejada ou infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV e tantas outras que estão por aí. O importante é saber que estamos todos vulneráveis a esse tipo de situação.

Qualquer contato do pênis com a vagina em períodos férteis da mulher pode resultar em gravidez. Por isso, o preservativo é algo que sempre deve estar à mão quando o clima rolar. No mais, existem pílulas e tantos outros métodos anticoncepcionais grátis em postos de saúde3. Não tenha vergonha dos médicos, nem de pegar ou comprar um preservativo. O melhor mesmo é você se cuidar.

O que se tem a fazer em casos de uma gravidez indesejada é prevenir que ela aconteça. E caso já esteja grávida, levar em consideração que a vida é maior do que tudo que você irá passar. A responsabilidade de uma gravidez é de duas pessoas sempre! Como diz o ditado, quando um não quer, dois não brigam…

O corpo é seu, porém, a vida é Deus quem deve decidir se continua ou não, ok? Os citotecs da vida podem até parecer uma boa solução e até mesmo ajudar em um primeiro momento. Porém, a consciência sempre estará lá. Tomar cuidado é a melhor coisa a se fazer. Juízo, crianças! Gravidez é coisa séria, e envolve a vida de mais alguém além da sua!

Nota: Já vimos casos na mídia em que uma mulher foi até o final com a gravidez indesejada. Porém, após o parto, deixou seu filho no lixo. Não é à toa que os casos de mulheres que abandonam seus filhos em sacos plásticos na rua têm sido mais frequentes. Porém, há outros casos em que a gravidez indesejada elevou o número de crianças para adoção. Do ponto de vista humano, seria a melhor direção a se tomar. Se a gravidez aconteceu “sem querer”, o mínimo a ser feito é respeitar a vida daquele inocente.

Veja também: Engravidar Tomando Anticoncepcional Pode acontecer?

Foto: raj