Quando está tentando engravidar já há algum tempo e começa a sentir algumas coisas diferentes, é natural resolver fazer um teste. Compra o teste de farmácia e faz, daí um resultado positivo bem clarinho. Faz o beta HCG e também tem uma quantidade baixa de hormônio, indicando um positivo. Repete o beta depois de um tempo e percebe que o hormônio HCG baixou. Então era ou não gravidez? O que pode ter acontecido então? A resposta é: uma gravidez química!

Então o que é Gravidez Química?

Gravidez química nada mais é do que um zigoto mal implantado ou que não evoluiu. Para lembrar, um zigoto é um óvulo fecundado pelo espermatozoide que se implanta, o que chamamos de nidação. No caso da gravidez química o óvulo fecunda, cai no útero e não implanta completamente.

O hormônio HCG já começa a ser produzido com o menor sinal de implantação, pois ele é responsável pela manutenção da gravidez em conjunto com a progesterona. O zigoto não fixa completamente e é eliminado dias depois junto com a descamação do endométrio que é a menstruação propriamente dita. Pois bem, por que algumas mulheres podem detectar esse hormônio mesmo antes do atraso ou muito precocemente?

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Como algumas mulheres são muito reguladas ou mesmo ansiosas para saberem se o tratamento para engravidar ou tentativas deram certo, fazem o teste muito precocemente e conseguem pegar uma quantidade mínima de HCG no sangue que as vezes podem dar um resultado indeterminado ou negativo em alguns laboratórios, mas o positivo está lá no teste de farmácia. Confuso? Um pouco!

Os fatores que determinam uma gravidez química são simples e muito corriqueiros:

  • Falta de menstruação (atraso por um curto período de tempo)
  • Pouco hormônio HCG no sangue
  • Teste de gravidez positivo e beta negativo
  • Menstruação logo em seguida

A gravidez química acontece e muito! Muitas vezes a mulher tem a menstruação atrasada e espera alguns dias sem o teste. Aí, fica menstruada e nem se dá conta do que houve. A menstruação mesmo com o atraso vem estranha, mais vermelha e em mais quantidade que o normal, cheia de coágulos e mais intensa. Pode ter havido ou não a fecundação, mas a mulher não vai se dar conta.

Dia desses eu vi uma pesquisa a qual dizia que em 1 ano a mulher poderia engravidar de 2 a 3 vezes e não ter o zigoto implantado. O motivo dessas “gravidezes” acontecerem não tem explicação. Pode ser uma seleção natural ou alguma deficiência hormonal da mulher. Por isso é importante ter os exames hormonais sempre em dia. Se você está tentando engravidar, faça os exames hormonais a cada 3, 4 meses para ter certeza de que estão nos níveis normais!

Alguns médicos chamam a gravidez química de micro abortos ou micro aborto de repetição. Caso o médico constate, ele vai pedir exames para saber a causa. Não existe um termo correto já que não é preciso fazer curetagem e muitas vezes a mulher nem chega a se dar conta do acontecido.

Por isso, acho que o teste só deve ser feito após o atraso menstrual e com testes confiáveis e de marcas confiáveis, como o teste de gravidez Famivita, que oferece sensibilidade de 10 mUi. Você pode adquiri-lo aqui na nossa loja virtual. A frustração de saber da gravidez que não evoluiu é muito grande e pode atrapalhar muito mais. Fique tranquila, pois a gravidez química não atrapalha as possíveis seguintes gravidezes. Basta esperar e se não for dessa vez, dê uma mãozinha extra pra fertilidade com vitaminas que potencializam a fertilidade feminina, como a FamiFerti. Atua diretamente na ovulação fortificando os óvulos, o útero e o endométrio facilitando a concepção e preparando para receber o bebê. Adquira sua vitamina aqui na nossa loja virtual.  

Veja também: Gravidez Psicológica – Como Reconhecer os Sinais?

Foto: Selbe B