Gravidez Sem Sintomas Existe?

Gravidez sem sintomas existe? Uma pergunta polêmica! Até mesmo porque vivemos falando sobre sintomas de gravidez não é? Mas será que toda mulher obrigatoriamente tem que ter algum sintoma ou sentir alguma coisa para estar grávida? Não, nem sempre a mulher tem sintomas lá no inicio da gestação você sabia? Enquanto algumas mulheres começam a ter sintomas logo nos primeiros dias de gestação, outras podem não sentir nada de nada durante a gestação toda! Mas afinal, porque acontece esse “fenômeno”?

Normalmente os sintomas são causados pelo aumento significativo de hormônios como a progesterona e estrogênio. Dores nos seios, náuseas matinais, enjoos durante o dia e dores nas costas. O que acontece é que essas mulheres tem uma tolerância maior com os hormônios e por isso podem não sofrer efeitos normais com seu aumento. Mulheres que mesmo antes de engravidar tem doses hormonais altas durante toda a vida tendem a serem menos suscetíveis aos sintomas mais fortes pelo pico hormonal. A verdade é que os sintomas podem aparecer mais tarde também, após a 12ª semana gestacionais apenas.

Quais Mais Fatores Levam a uma Gravidez sem Sintomas?

O psicológico também pode contribuir para uma gravidez sem sintomas. Uma mulher muito tranquila com a sua gravidez, se essa for desejada pode ter menos sintomas do que uma mulher que passa uma gravidez sob pressão por medo dos familiares, da situação em si. O psicológico influência nesses casos beneficamente a favor da gestante nos primeiros três meses que é quando os sinais de gravidez são mais acentuados, contudo deve-se fazer uma analise clinica do caso de gravidez sem sintomas para verificar se há uma baixa produção hormonal da parte da mulher.

A ausência de sintomas pode ser um bom sinal mas o medico deve investigar se está tudo indo bem, algumas mulheres podem não apresentar sintomas e um sangramento que vira com certeza um sinal de alerta. Nesses casos uma reposição hormonal de progesterona pode ser aconselhada pelo medico responsável pelo pré natal.Uma gravidez ausente de sintomas clássico é perfeitamente normal e a grande maioria delas vão até o final como uma gravidez cheia de incômodos típicos do corpo acostumando a sua elevação inicial de hormônios.

 Nota da autora: Há vários relatos de leitoras preocupadas com uma gravidez sem sintomas, algumas até mesmo duvidando da gravidez. O perigo na realidade de uma gravidez sem sintomas é a ansiedade que provoca na mulher. Ao assim que o positivo chega a mais nova grávida corre para uma clinica de ultrassom para se assegurar da gravidez e ai a coisa pode se tornar pior.

A verdade é que enquanto não for avistado o bebê o sossego de uma gravidez sem sintomas vai por ralo a baixo. Normalmente o bebê ou saco gestacional só é avistado a partir da sexta semana de gravidez ou com beta HCG a partir de três mil. Por isso é importante se acalmar e curtir essa gravidez mesmo que isenta de sintomas.

Sortuda daquela que não acorda de manhã com gosto de cabo de guarda-chuva na boca e sentindo asco de qualquer cheiro que venha da cozinha ou perfume. Aproveite a sua gravidez e apenas se preocupe se houver uma estagnada da quantidade de HCG ou sangramento vaginal. Uma gravidez sem sintomas é uma gravidez como qualquer outra.

Veja também: Sintomas de Gravidez Antes do Atraso – Será que Mesmo é Gravidez?

Foto: photosavvy