Uma mulher faz o teste de gravidez de farmácia e ele dá positivo, mas quando faz exames mais específicos, descobre que não está realmente grávida. Você já ouviu falar de casos assim? Isso pode ser motivo de frustração para muitas, principalmente para as que estão tentando há muito tempo, mas por que esse tipo de erro ocorre?

O que faz com que o teste de gravidez sempre acuse o resultado positivo? A resposta para isso normalmente é que a mulher possui hormônios beta HCG sem gravidez. É um fenômeno não muito conhecido, mas que ocorre com muitas mulheres por diversas causas.

Vamos falar hoje sobre como isso acontece e quais são os perigos que estão envolvidos nessa produção errada de hormônios. Mas antes, é necessário explicarmos melhor sobre o que é HCG e quais são as suas funções no corpo de uma mulher.

O que é o Hormônio HCG?

A gonadotrofina coriônica humana, hormônio da gravidez, Beta-HCG ou simplesmente HCG, é o principal hormônio produzido pelo corpo de uma mulher durante a gestação. É o responsável pelos principais sintomas do início da gravidez, como enjoos náuseas, fadiga e o emocional mais sensível.

Esse hormônio é exclusivo da gravidez, ou seja, quando um nível de HCG é alto, um teste normalmente apontará para gravidez. O que é verdade na grande maioria dos casos, mas existem alguns outros casos específicos onde existe o HCG sem gravidez.

Vamos investigar mais afundo como esse fenômeno ocorre e que alterações estão acontecendo no corpo de uma mulher para que os níveis de hormônio acabem sendo alterados.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

O Falso Positivo do Teste de Gravidez

Os testes de gravidez apontam resultado positivo quando identificam o aparecimento do HCG na urina ou no sangue de uma mulher. O que acontece é que, em alguns casos, esse hormônio está sendo produzido sem que a mulher esteja grávida, daí o nome falso positivo.

Ele pode ser uma grande decepção para uma tentante ou uma grande surpresa ou preocupação para as mulheres que não estavam esperando por isso. É necessário visitar um médico para detectar as causas dessas alterações hormonais e, se for necessário, realizar algum tipo de tratamento.

 teste de gravidez positivo

O que Causa Alteração nos Níveis de HCG de uma Mulher?

Existem basicamente três principais causas para que ocorra a alteração nos níveis de HCG de uma mulher. Elas são:

  • Algumas doenças;
  • Alguns medicamentos;
  • Menopausa

Vamos falar sobre como cada uma delas pode alterar os níveis hormonais e se isso é perigoso ou não.

Doenças

Existem algumas doenças que fazem com que os níveis de HCG no corpo de uma mulher subam mesmo sem ela estar grávida. São doenças como tumores que produzem hormônios, o que pode acontecer até mesmo com homens em alguns casos. Algumas das doenças mais comuns são a neoplasia trofoblástica gestacional e a mola hidatiforme.

Medicamentos

Mulheres que realizam tratamentos para fertilidade podem acabar acusando níveis de HCG mesmo sem estar grávidas. Isso acontece porque esse tipo de medicamento estimula a produção de hormônios como uma forma de tornar a mulher mais fértil, o que acaba acusando esse falso positivo muitas vezes.

Até mesmo por essa razão, uma mulher nunca deve se basear apenas no teste para saber se realmente está grávida ou não. O exame de sangue de beta HCG, além do ultrassom devem ser realizados para comprovação.

Menopausa

A menopausa é uma verdadeira transformação no corpo de uma mulher, o que significa que, às vezes, os níveis de hormônio delas acabam se alterando. E uma dessas modificações pode acabar acusando o HCG mesmo sem a mulher estar grávida e completamente saudável.
Não é anormal de acontecer e isso também não quer dizer nada sobre a saúde da mulher. Portanto, não é motivo de preocupação.

Diferença Entre HCG Qualitativo e Quantitativo

Existem duas formas de medir o hormônio HCG, a qualitativa e a quantitativa. A primeira acusa se há existência ou não do hormônio no sangue em que o teste foi realizado e a segunda indica a quantidade desse hormônio.

O resultado do exame qualitativo é mais rápido e ele pode indicar uma gravidez, porém, como existem casos de HCG sem gravidez, é necessário realizar o exame quantitativo para saber exatamente qual a quantidade de hormônios naquela amostra.

O mais comum é que, quando existe o HCG sem gravidez, que os níveis de hormônios estejam mais baixos do que o normal, indicando que a presença desse hormônio tem outras origens.

O teste quantitativo é importante para acabar com a desconfiança de uma mulher que acha que está grávida, mas não está. Além disso, o resultado desse teste vai ser o pontapé inicial para que procedimentos futuros, como o tratamento da doença que está causando isso, sejam realizados.

Como você pôde perceber, existem certas ocasiões em que o HCG sem gravidez ocorre. E apesar de nem sempre ser uma preocupação, é necessário conversar com seu médico para se ter certeza de que nenhuma medida deve mesmo ser tomada.

Quando uma mulher quer ter um filho, uma das principais atitudes que deve ser tomada é a de cuidar da própria saúde, ou seja, não deixar que nenhum problema externo atrapalhe uma futura gestação.

É assim que você assegura uma gravidez tranquila e um bebê saudável no futuro. Pode parecer algo trabalhoso e até desnecessário para muitas mulheres, mas é o que há de mais importante a ser feito para ter uma gravidez segura.

Veja Também: Teste de Gravidez de Farmácia: E Agora é ou Não Positivo?
Foto: Wutthichai Charoenburi