Hemorroidas sempre incomodam muito, ainda mais hemorroidas na gravidez. Elas aparecem como quem não quer nada e podem fazer da vida da gestante mais complicada nessa fase tão linda da vida. Mas as hemorroidas na gravidez aparecem não só pela gravidez em si você sabia?

O que é Hemorroida

As hemorroidas na verdade são um aumento das veias do ânus que se formam como varizes. As veias do ânus aumentam, incham e podem arder ou coçar bastante! Elas costumam aparecer durante o segundo trimestre, onde a circulação do sangue está mais aumentada. As hemorroidas na gravidez podem aparecer por dois motivos:

  • Pré disposição genética
  • Falta de hidratação ideal do corpo

A pré disposição genética das hemorroidas na gravidez podem fazer que elas apareçam antes mesmo do segundo trimestre, tudo devido ao aumento da vascularização dos vasos sanguíneos do corpo como um todo. Pessoas que já tinham tendência a ter hemorroidas na gravidez, passam a ter chances aumentadas.

Vídeo Explicativo

Outro fator que colabora para que as hemorroidas na gravidez apareçam é a pouca ingestão de líquidos. Falta de hidratação nessa fase pode fazer com que as fezes fiquem ressecadas e ai as hemorroidas podem aparecer com maior facilidade por uma pressão das vezes sobre o ânus para fazê-las saírem.

A prisão de ventre não é incomum na gravidez, mas a gestante sempre deve lembrar que esses episódios de ressecamento das fezes podem acarretar em aparecimento das hemorroidas na gravidez. Os sintomas de hemorroidas são basicamente dois, uma coceira chata na região do ânus e também uma dor ao ter vontade de evacuar ou mesmo na hora da evacuação ter sangramentos. Esses cortes por onde saem o sangue da hemorroida são chamados de fissuras e podem causar ardor e mais inchaço na região afetada.

Como Prevenir as Hemorroidas na Gravidez?

As hemorroidas na gravidez são evitáveis, alguns cuidados devem ser tomados para não deixar que elas apareçam para atrapalhar a convivência com o corpo na gravidez, e em algumas vezes perdurar até mesmo depois da gravidez ter acabado. A gravidez trás mudanças suficientes por si só! Então, que tal se ajudar para não ter hemorroidas na gravidez ou pelo menos diminui-las e evitar que o incomodo fique? Siga as dicas:

  • Tome pelo menos 1 litro e meio de líquido durante o dia, distribua essa quantidade por água e sucos naturais ricos de vitaminas.

  • Coma fibras regularmente! Um bom prato de salada pode contar mais fibras do que você pode imaginar. Alimentos como folhas e cereais como aveia e sementes como a chia podem ajudar no trânsito intestinal. Frutas como laranja, tangerina, uva e mamão contribuem para um intestino menos prezo.

  • Exercícios também fazem diferença para um intestino de melhor, uma simples caminhada pode auxiliar na prevenção das hemorroidas na gravidez, pois auxilia o transito intestinal.

Como Tratar as Hemorroidas na Gravidez

Cuidar das hemorroidas na gravidez após o aparecimento pode ser um passo delicado pois nessa fase ela pode se tornar dolorida e sangrar com facilidade. A primeira coisa a se fazer é falar com o médico e pedir um bom medicamento apropriado para a área do ânus.

Pomadas para hemorroidas devem ser prescritas por um médico e nunca use medicamento algum sem orientação do seu obstetra. Existem ótimas opções no mercado que fazem efeito rapidamente, assim como supositórios que ajudam bastante a aliviar os sintomas.

Nunca coçar o local também é essencial para não agravar os estado das hemorroidas na gravidez. Embora às vezes possa parecer impossível, não se incomodar com a coceira e o ardor, um bom banho de banheira ou banho de assento podem fazer toda a diferença para os sintomas das hemorroidas na gravidez.

Alguns Cuidados e Recomendações

Evitar ficar muito tempo sentada e fazer pressão sobre a área do ânus também ajuda bastante. Andar demais também pode provocar maior dor no local. A hora da limpeza deve ser feita delicadamente e evitar passar papel higiênico seco, pois este pode agravar a situação. O ideal é fazer uma duchinha após a ida ao banheiro ou fazer uso de lenços umedecidos que facilitam o dia a dia além de poderem ser levados na bolsa para qualquer lugar que a gestante for.

Nota da autora:

Tive hemorroidas na gravidez na ultima gestação. Particularmente nessa gravidez eu quase não tomava líquidos por conta das náuseas e as temidas hemorroidas deram o sinal de vida. Já na reta final da gravidez sentia um ardor muito incomodo que só passou após medicar e passar a cuidar mais dessa área.

Usei pomadas receitadas pelo meu médico que ajudaram e muito os sintomas desaparecerem, porém as hemorroidas ainda persistiram um tempo mesmo após a gravidez. Após o parto passei a fazer controle da dieta e um tratamento que as fizeram sumir por completo. O ideal é tratar antes que elas apareçam para não sofrer com mais esse incomodo na gravidez.

Aproveitando quero deixar uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Altura Uterina – O Que Significa na Gravidez

Foto: Ben Roffer, Pampers