No decorrer da vida, podemos nos deparar com algumas ocorrências na saúde. Algumas ocasionadas pela deficiência do nosso organismo, virais e outras pelos excessos da vida, como é o caso da hepatite.

O que é Hepatite

A hepatite é um tipo de inflamação no fígado, que pode ser provocada por diferentes fatores. As infecções mais comuns é a hepatite viral, dos tipos A, B e C e a provocada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas e por medicamentos.

Se abrirmos o leque dessa doença, encontraremos inúmeras variações tanto na causa, na forma de contágio e como se manifesta na pessoa contaminada. A hepatite viral é considerada a maior epidemia mundial dos últimos tempos, é realmente uma doença agressiva, que merece todos os cuidados.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Sintomas da Hepatite Viral

Os principais sintomas da hepatite viral surgem geralmente após alguns dias do contato com o vírus. É bem característico desta doença a pele e os olhos fiarem com o tom amarelado, além de outras consequências de leve a crônica, podendo ser letal.

O tratamento da Hepatite ainda é restrito e depende muito de suas variações. Para os tipos A, B e C, mais comuns aqui no Brasil. O tratamento mais eficaz é com uso de medicamentos específicos para o tratamento do fígado e sintomáticos.

Veja a seguir informações mais detalhadas sobre a doença e suas variações, além de conhecer como se prevenir e quais os tratamentos mais indicados.

Tipos de Hepatite

A Hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser viral ou causada pelo consumo de bebidas alcoólicas ou ainda pelo uso de alguns medicamentos. A viral se dá com o contato do vírus nas células do fígado, causando a inflamação, no caso do álcool, ao ser ingerido com frequência ele destrói as células hepáticas.

A hepatite viral pode ser A, B, C, D ou E sendo mais comum, principalmente aqui no Brasil, a Hepatite A, B e C.

Hepatite A

A hepatite A é transmitida pela ingestão de alimentos e água contaminada e também pode ser transmitido de uma pessoa para outra. Bem comum em países em desenvolvimento, principalmente com saneamento básico muito precário.

Lavar bem as fruas e legumes, manter a higiene e o saneamento básico, além e sempre lavar às mãos antes das refeições podem ajudar a evitar a contaminação.

Hepatite B e C

Já a hepatite B e C são vírus transmitidos principalmente pelo sangue. Este tipo de hepatite é frequente a contaminação através de seringas utilizadas para aplicação de drogas injetáveis e principalmente através de equipamentos cirúrgicos não esterilizados.

Ainda o vírus da hepatite B pode ser transmitido através de relações sexuais. A prevenção é sempre a melhor saída para se evitar esta e tantas outras doenças. Os outros tipos de vírus que também causam a hepatite são menos comuns, mas basicamente possuem as mesmas formas de contaminação e sintomas. Basicamente as causas da hepatite no mundo são:

  • Infecção pelo vírus A, B, C, D, E ou G (bactérias causadoras da hepatite)
  • Pela ingestão do cogumelo venoso
  • Consume excessivo (alcoolismo) de bebidas alcoólicas
  • Consume de medicamentes nocivos ao fígado
  • Consequência de outras doenças crônicas

Outras formas de transmissão da hepatite, que já foram mais comuns décadas atrás, eram através de transfusão sanguínea e de mãe para filho durante o parto normal quando não ocorria um acompanhamento correto de pré-natal

Sintomas da Hepatite

As causas da hepatite são bem diversas, envolve a contaminação pelo vírus, bactérias e pela cirrose provocada pelo alcoolismo. Cada uma possui formas particulares de transmissão, bem como de causa e tratamento, mas alguns sintomas são reconhecidos em geral sempre quando ocorre inflação no fígado:

  • Inchaço e dores abdominais
  • Dor de cabeça
  • Pele e a parte branco dos olhos em tom amarelado
  • Mal-estar
  • Urina escura
  • Fezes claras
  • Vômitos e náuseas
  • Emagrecimento

Sintomas da Hepatite B

No caso da hepatite B, a doença progride lentamente e o paciente pode não apresentar sintomas ou apenas alguns deles.

Diagnóstico e Tratamento da Hepatite

A hepatite pode ser diagnosticada apenas pela observação do paciente com relação a manifestação de alguns destes sintomas e confirmada clinicamente através de exame de sangue para identificar a presença do vírus da hepatite no organismo e ainda através da ultrassonografia abdominal.

Na maioria dos casos, o tratamento para hepatite é sintomático. Repouso, uma alimentação leve e saudável e uma boa hidratação ajudam a combater o vírus e a reestabelecer a saúde do fígado. Quando necessário, existem medicamentos eficazes que podem ser prescritos no tratamento.

Medicamentos

Existem alguns remédios que podem ser recomendados, porém apenas o médico quem poderá indica-lo, passando a dosagem adequado e o tempo de tratamento.

Tempo de Duração do Tratamento

O tratamento contra a hepatite dura em média de 6 a 11 meses, vai depender do tipo da hepatite e principalmente da reação do organismo de cada paciente. Para os casos de hepatite aguda, não existe nenhum tipo de tratamento específico, apenas tratando os sintomas e garantindo o bem-estar com repouso e dieta.

Alimentação Adequada

Inclusive a dieta para o paciente com hepatite é muito importante, ela deve ser rica em carboidratos e pobre em gordura, até para facilitar a digestão. É sempre bom o paciente ajudar na escolha dos alimentos. Não existe a priori nenhuma restrição de alimentos, apenas a ingestão de álcool que naturalmente é proibido.

O que vale mesmo para garantir boa saúde e proteção contra muitos tipos de hepatite e de tantas outras doenças é a prevenção. Previna-se sempre! Não deixe de tomar a vacina contra a hepatite tipo A e B e relação sexual só com camisinha! Ah! Atenção com tatuagens, piercing e até mesmo os alicates da manicure, garanta que tudo esteja esterilizado.

Veja Também: O que é Fibrose Cística?
Foto: LeonardoG