A hora da soneca é um dos momentos mais importantes para vida e saúde de seu bebê. Já nas primeiras semanas é supernormal seu pequeno adormecer durante ou após amamentação e isso pode acarretar um problema para a mamãe, pois, o bebê cria o hábito de tirar a hora da soneca em seu colo. Quando o correto é ainda acordado colocá-lo para dormir no berço.

Mas fique atenta, à hora da soneca assim como o tempo de duração difere de bebê para bebê e é bem comum a preocupação para mamães e papais de primeira viagem, dúvidas sobre esse assunto.

Benefícios da Soneca na Vida do Bebê

À hora da soneca é de grande importância para o bebê, sendo fundamental para seu desenvolvimento físico e psicológico.Para que este momento aconteça de forma tranquila e traga benefícios para a saúde de seu pequeno, veja algumas dicas que irão ajudar seu bebê neste momento tão especial.

  • Preste atenção se seu bebê avisa que à hora do soninho chegou, coçam os olhos, as orelhas, boceja, ficam agitados e irritados, choram, procuram o peito e faz caretas. O importante é captar estes sinais, pois, este é o momento ideal para fazê-los dormir.
  • Cuidado, não espere que ele esteja cansado demais, pois, acabará lutando contra o sono, causando grande estresse para ambos.
  • É importante que tenha uma rotina, a hora da soneca deve ser respeitada. Sempre realizada no mesmo horário e respeitar as necessidades de seu pequeno (a), se costuma dormir com uma fraldinha, bicho de pelúcia, com duas chupetas, estes objetos são familiares para eles e trazem segurança para a criança.
  • O ambiente da naninha deve ser supertranquilo, feche as cortinas deixe uma pequena claridade de luz e coloque uma música de ninar que seja suave desta forma seu bebê ficará calmo e logo estará dormindo.
  • Luzes fortes e brincadeiras devem ser evitadas horas antes de fazer a criança dormir.
  • O banho morno antes de o bebê dormir ajuda a relaxar e ficar mais calmo.
  • É importante, assim que perceba os sinais que seu bebê está querendo dormir o coloque no berço e processe o ninar. Demorar pode acarretar agitação e irritação em seu bebê dificultando este momento.

Meu Bebê Dorme Muito – Será Que é Normal?

Muitas mamães se preocupam com a questão do “ meu bebê dorme muito “ e se apavoram com o número de horas que seu bebê dorme, mas é supernormal, principalmente nos primeiros dias e meses de vida. Um recém-nascido costuma dormir cerca de dezesseis a vinte horas por dia. Eles acordam para troca de fraldas, mamar, chorar e logo voltam a dormir.

Esta etapa é super importante para o desenvolvimento e crescimento do seu bebê, quando o bebê dorme trabalha aspectos físicos e psicológicos ativando seu sistema central fortalecendo sua memória.

Quantidade de Horas Necessárias de Sono

  • Um recém-nascido necessita de 16 a 20 horas de sono dia.
  • Bebês com um mês de 16 a 18 horas de sono dia.
  • Dois meses de 15 a 16 horas sono dia.
  • Quatro meses de 09 a 12 de sono durante a noite e duas horas soneca durante o dia que varia de 02 a 03 horas cada uma.
  • Seis meses, dorme 11 horas por noite e duas horas soneca durante o dia, de 02 a 03 horas cada uma.
  • Nove meses, onze horas por noite, com duas horas soneca durante o dia, de 01 a 02 horas cada uma.
  • Criança com um ano dorme dez a onze horas por noite, com duas horas soneca durante o dia, com 01 a 02 horas cada uma.
  • Dois anos, dorme onze horas por noite, com uma soneca durante o dia no período de duas horas.
  • Três anos, dorme dez a onze horas por noite, uma soneca com duas horas ao dia.

Este momento a hora da soneca pode ser diferente de um bebê para outro, um bebê pode dormir muito, com um maior período de horas e outro bebê ter dificuldades para dormir com um menor período de horas. O ideal é propiciar uma rotina na hora da soneca, mas sempre respeitando o ritmo do seu bebê.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Noite Bem Dormida Substitui a Hora da Soneca?

Uma noite bem dormida não substitui à hora da soneca, pois, este momento contribui para o desenvolvimento e crescimento de sua criança, neste momento a hora da soneca faz com que o cérebro libere o hormônio do crescimento.

Claro uma noite bem dormida é necessária para a saúde de seu pequeno, mas a hora da soneca é de grande importância para o desenvolvimento da criança. A ausência do soninho diurno pode refletir no comportamento de sua criança, causando ansiedade, irritabilidade, choro excessivo e dificuldade para pegar no sono.

À hora da soneca é de suma importância para criança até os três aninhos, aumentando sua disposição, fica mais bem-humorada, relaxa e participa melhor de brincadeiras e atividades propostas.

Como vimos a hora da soneca varia de acordo com a idade da criança devendo ser respeitada, esta é diferente do sono da noite, mas cuidado o horário da soneca não deve se prolongar em um período muito extenso.

Caso a criança não acorde você deve acordá-la de forma tranqüila, o importante é levar em consideração o tempo de descanso de sua criança de acordo com seu ritmo para não prejudicar seu desenvolvimento.

Veja Também: Saiba os Motivos do Seu Bebê Não Dormir
Foto: Alessandro Zangrilli