Ganadatrofina Cariônica Humana, o famoso HCG. Hormônio da gravidez!!! Quando acontece a fecundação, o zigoto vai devagarinho até o útero e se o endométrio (é a famosa camada que descama na menstruação) estiver em boas condições de espessura e textura, se fixa dando origem agora realmente a gravidez. O HCG é uns dos responsáveis importantes da gravidez, ele impede que o corpo lúteo seja destruído, o corpo lúteo é quem excreta a progesterona e lá foi onde o óvulo foi amadurecido e depois foi excretado e levado até as trompas onde foi fecundado pelo esperma.

Esse é um hormônio exclusivo da gravidez e sobe muito rapidamente no início, já que é nessa fase que ele é primordial. Através dele que pode-se detectar a gravidez e também o tempo aproximado de gestação. Os testes de farmácia tem um reagente que faz com que de aquela linha de positivo apareça quando há HCG na urina da mulher e já os testes laboratoriais tem a mesma função e são  muito parecidos no método de execução. O biomédico apenas faz a troca de urina para plasma do sangue e caso seja positivo, ele pode dosar a quantidade de HCG presente na mostra de plasma.

Caso o resultado do teste venha escrito apenas REAGENTE,o teste foi feito igual o teste de urina, sem contagem hormonal, é o teste de HCG qualitativo. Mas se vem como esse da foto abaixo com contagem hormonal é um exame quantitativo (que mede a contagem hormonal).

Quando Considero Positivo Então o Teste de Hormônio HCG?

Esse é um exemplo de teste laboratorial de HCG quantitativo resultado de 307,2 mui/ml, sendo que acima de 25 mui/ml já é positivo .Então eu estava realmente grávida! E grávida de aproximadamente 3 semanas segundo uma tabela que existe para comparação de quantidade de HCG presente.

Meu teste de gravidez feito na ultima gestação

As tabelas existem para ajudar, mas acabam atrapalhando algumas vezes, já que pode acontecer de a mulher ter ovulado depois do prazo que a menstruação poderia indicar, como por exemplo: o ciclo normal é de aproximados 28 dias, e conta-se 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, então

28 – 14 = 14

A menstruação ocorreria por volta do 14ª dia do ciclo, mas como no meu caso meu ciclo era de 31, 33 dias, eu considerava que a menstruação pudesse ser por volta do 15º dia até o 17º dia causando uma diferença que é sim grande nessa fase.

Gonadotrofina coriônica – Beta HCG
Semanas Valores (mUI/mL)

1 semana 5 a 50 mUI/mL
1 a 2 semanas 50 a 100 mUI/mL
2 a 3 semanas 100 a 5000 mUI/mL
3 a 4 semanas 500 a 10.000 mUI/mL
4 a 5 semanas 1000 a 50.000 mUI/mL
5 a 6 semanas 10.000 a 100.000 mUI/mL
6 a 8 semanas 15.000 a 200.000 mUI/mL
2 a 3 meses 10.000 a 100.000 mUI/mL

São diversas as tabelas, mas foi a que deu mais certo pra mim em duas gestações. Há também possibilidades de aparecer fora da gravidez, mas ai é muito raro, há alguns tipos de tumores que podem excretar HCG, mas em pouca quantidade que um teste de gravidez não acusaria.

Meu exame deu indeterminado várias vezes até ficar positivo, será que eu estaria meio grávida? Não, isso nem é raro de acontecer, o problema que alguns laboratórios tem um limite um tanto alto para positivar, e assim fica no meio termo, nem descarta, nem confirma a gestação. Aconselha-se a repetir o teste em 48 horas, porque dentro desse período há previsão que ele praticamente dobre o seu valor. Porém em alguns casos o teste pode não dobrar ou aumentar, pelo contrário então você deve consultar seu médico porque pode ter tido uma fecundação e um começo de implantação e ai ser uma gravidez química.

Veja também: Exame de Gravidez – Beta HCG Quantitativo e Qualitativo Qual a Diferença?