A gravidez é um momento de mágica perante o nossos olhos, é o milagre da vida e da perfeição de Deus na realização de cada detalhe. Mas nem sempre tudo ocorre como nós esperamos e da forma que desejamos e é onde ocorre o aborto. O aborto já é um fato complicado de se lidar ainda mais quando ocorre com aquele casal que depois de muita luta e espera conseguiu finalmente seu sonhado positivo, parece que o mundo desaba!! Mas afinal como acontece todo o processo de implantação do embrião? E como ajuda-lo a se fixar?

A implantação do embrião também conhecido pela medicina como nidação é o momento em que o embrião se fixa na parede uterina. Todo o processo de deslocamento do embrião das trompas até o útero pode ocorrer em média de 4 a 15 dias e a sua fixação ocorrerá dentro desse mesmo período. Algumas mulheres podem apresentar sangramentos durante o processo de implantação e isso ocorre devido alguns vasos uterinos sangrarem, mas nada tem a ver com a menstruação, mas pode vir a confundir a mulher com as datas.

O que Acontece Após a Implantação do Embrião?

Após a implantação do embrião que iniciará o desenvolvimento das estruturas embrionárias que acompanharam o desenvolvimento do feto até o fim da gestação. Placenta, saco amniótico e cordão umbilical se formarão e somente após a 5º semana gestacional a produção de estrógeno e progesterona se iniciará pela placenta a fim de manter o endométrio e acabar com a produção de HCG.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Como Auxiliar a Fixação do Embrião

Mas agora visando ajudar as mulheres que sofrem com abortos e gravidez de risco, existe alguma forma de auxiliar na fixação e implantação do embrião? E a resposta é sim, porém é uma junção de diversos fatores para que tudo ocorra da forma esperada.

A união de bons óvulos com bons espermatozoides é que resultarão em bons embriões e quanto mais jovem os óvulos e espermatozoides saudáveis, mais rápido ocorrerá à fecundação.  E isso não só tem a ver com a idade do homem e da mulher, mas sim com seus hábitos diários que influenciarão diretamente na produção dos mesmos.

Mulheres e homens que fumam, ingerem bebidas alcoólicas em grande quantidade e consomem grande quantidade de cafeína podem ter a produção de óvulos e espermatozoides afetados. Por isso adquirir hábitos saudáveis, evitando essas substâncias e tendo uma alimentação saudável e balanceada é o início para os casais tentantes.

A complementação com vitaminas também é indicada para auxiliar no fortalecimento dos óvulos, sendo a vitamina C, D, A, B6 e B12 além do acido fólico essencial para todas as mulheres tentantes. Já para os homens as indicadas são Zinco e as vitaminas C , D e E. Alguns estudos apontam que certos alimentos tem o poder benéfico de ajudar na fixação do embrião no útero, evitando abortos.  Alguns deles são o abacaxi, a gelatina, a água de coco e a folha da framboesa vermelha.

Visando essa necessidade no suprimento de vitaminas e de alguma forma potencializar a fertilidade de homens e mulheres, a empresa Famivita desenvolveu vitaminas para a fertilidade. A vitamina FamiFerti, desenvolvida para ajudar no fortalecimento dos óvulos e do útero, além de suprir todas as necessidades vitamínicas da mulher para engravidar. Você pode adquiri-la aqui em nossa loja.

No caso dos homens, foi desenvolvida a ViriFerti, que atua no fortalecimento dos espermatozoides, aumentando a sobrevida deles e também sua mobilidade, além de fortalecimento do DNA. Agora é fácil ajudar os homens e de uma forma bem prática. Você encontra a vitamina ViriFerti aqui na nossa loja virtual.

Sintomas de Implantação do Embrião

E quando o casal esta a todo vapor na tentativa de se tornarem papais, como saber que deu certo?? Podem ocorrer sintomas de fecundação e implantação do embrião avisando que deu certo? E a resposta também é sim!! Claro que não é uma regra os sintomas e nem todas as mulheres sentem de forma igual e no mesmo período. Algumas podem demorar a sentir como apenas não sentir absolutamente nada, afinal cada corpo e organismo reage a sua maneira.

O sintoma mais comum de ocorrer durante a implantação do embrião já citamos acima, que é o sangramento. Esse sangramento normalmente ocorre em pequena quantidade se apresentando como borra de café ou em cor amarela, com espessura mais rala que o sangue menstrual.

Costuma ocorrer entre o 10º e 14º dia da fecundação  e tem duração de 2 a 3 dias, por isso pode confundir a mulher achando ser seu período menstrual que se adiantou ou esta desregulado. Outro sintoma que pode ocorrer durante a implantação do embrião é a cólica.

Pelo fato do embrião estar penetrando cada vez mais fundo no endométrio é comum que a mulher sinta leves cólicas e incômodos durante esse processo. Como qualquer sintoma não é regra e nem todas as mulheres podem vir a sentir, em muitos dos casos passando até despercebido acreditando serem cólicas menstruais convencionais. As tonturas também podem vir a ocorrer devido à dilatação dos vasos sanguíneos que resulta na queda da pressão arterial, apresentando quadros de vertigens principalmente matinais.

IMPORTANTE: Muitas mulheres levadas pela ansiedade do positivo podem fazer o teste de gravidez muito cedo e se deparar com um resultado negativo quando na verdade já estão grávidas.

Já a temperatura basal é o sintoma mais esperado e controlado pelas tentantes. Todas sabem que após a ovulação a temperatura tende a se elevar e só volta à normalidade quando ocorre a menstruação. Porém quando ocorre a fecundação a temperatura basal pode sofrer variações de 1 grau tanto acima como para baixo da normalidade.  Isso ocorre porque o próprio corpo trabalha na regulagem de temperatura para trabalhar em prol a implantação do embrião.

Como cada mulher tem o funcionamento de seu corpo diferente do outro, é possível que sinta alguns dos sintomas ou todos ou simplesmente não sinta absolutamente nada. Ou em alguns casos até sinta, mas confunda com os sintomas da TPM que são tão parecidos.

Como Saber se Ocorreu a Implantação

A melhor forma de se ter certeza que a implantação deu certo e você está grávida é realizando o teste de HCG após pelo menos 15 dias da ovulação e caso o resultado seja negativo, você pode vir a repetir alguns dias depois. É sempre bom alertar que a realização do exame precoce pode vir a dar negativo mesmo que a mulher já esteja grávida, portanto segure a ansiedade e espere o tempo adequado.

Veja também: Sintomas de Nidação – Quando Ocorre a Implantação afinal?

Foto: PROWellcome Images, Renée D´Avila