O ser humano é extremamente frágil e dependente nos seus primeiros anos de vida. Precisamos da ajuda dos nossos pais para praticamente tudo antes de aprendermos a andar, falar, nos alimentar, isso sem contar a questão social envolvida e todas recomendações e cuidados médicos, como é o caso da vacina BCG.

Primeiros Cuidados

Ao termos um filho, certos cuidados precisam ser tomados para que sua saúde não seja prejudicada em nenhum aspecto. O tratamento de um recém-nascido jamais será igual ao tratamento que damos às crianças em qualquer outra fase da vida. Já que é ali no início, a fragilidade do bebê pede que tomemos todo os cuidados necessários para que o bebê se desenvolva com saúde.

Alguns desses cuidados são naturais, como a forma em que seguramos o bebê, os ambientes em que ele pode ou não estar, o tipo de roupa que ele precisa para se proteger do vento, do frio ou do calor, entre outros cuidados.

Mas a ciência e a medicina também nos proporcionam e indicam cuidados que precisamos ter com os recém-nascidos, como o teste do pezinho, a pesagem, a avaliação geral das condições do bebê e também a vacina BCG, uma das coisas mais importantes a serem feitas para a saúde do seu filho em seus primeiros meses de vida.

Quer saber tudo sobre a importância da vacina BCG em recém-nascidos? Aqui você poderá tirar suas dúvidas sobre diversos aspectos como:

O que é a vacina BCG?

  • Para que serve a vacina BCG?
  • Quando a vacina BCG deve ser aplicada?
  • Reações à vacina BCG

Ao ler e entender mais sobre cada um desses tópicos, você poderá entender não só a importância da vacina BCG, mas também os motivos de ela ser tão importante.

O que é a Vacina BCG?

É uma vacina criada em 1921, aplicada por injeção intradérmica e obrigatória por lei para todas as crianças menores de 1 ano. A vacina BCG é a vacina que protege os bebês contra a tuberculose, principalmente em seus estados mais graves e preocupantes, como a meningite tuberculosa e tuberculose miliar.

O nome da vacina vem do principal elemento de sua composição, o bacilo de Calmette-Guérin. É ele que enfraquece as bactérias que podem causar tuberculose ao bebê. Por isso é importante saber que todos os bebês devem tomar a vacina para se protegerem dessas doenças e evitarem grandes complicações de saúde no futuro.

Para que serve a Vacina BCG?

A principal função da vacina é fazer com que a criança crie imunidade, para o corpo agir contra diversos tipos de infecção, sendo a mais perigosa delas a tuberculose e suas variações. Há também a preocupação com a propagação dessa doença, já que ela é altamente contagiosa.

Uma pessoa que tem todas as suas vacinas em dia, inclusive a BCG, dificilmente irá se contagiar e passar esse vírus para outras, pelo menos não em sua forma mais brutal. Esse controle, além de ser benéfico para a saúde do indivíduo, é importante para a sociedade como um todo, já que impede que a tuberculose e suas variações se propaguem ainda mais.

Quando a vacina BCG deve ser aplicada?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina deve ser aplicada logo no início da vida do bebê, entre 4 e 10 dias. Uma segunda dose deve ser aplicada 6 meses depois, caso o médico percebe que o sistema imunológico do bebê não está correspondendo à vacina. Em diversas regiões, é recomendado que as crianças tomem uma segunda dose da vacina entre os 6 e 7 anos, principalmente porque essa é a idade em que se inicia o período escolar.

Contraindicações da Vacina

As contraindicações são para as crianças que possuem peso inferior a 2kg, sendo necessária uma espera até o bebê atingir o peso suficiente para que seu corpo possa reagir da forma correta à vacina BCG.
Também fazem parte do grupo de contraindicações as crianças que possuem algum problema de pele, seja no local da vacina, ou um problema generalizado. Ainda há contraindicação caso o bebê apresente imunodeficiência congênita.

Reações à Vacina BCG

A reação da vacina BCG normalmente se dá apenas no local da aplicação. Ela é a responsável pela famosa marquinha do braço que todos nós temos e é a prova de que seu sistema imunológico está trabalhando corretamente com a ajuda da vacina.

Ao ser aplicada, uma vermelhidão se forma no braço do bebê, em volta do local da aplicação, ela pode ser acompanhada de secreção ou não. Após alguns dias, uma casquinha normalmente se forma, como uma pequena ferida que pode durar no máximo algumas semanas.

Existem casos onde a reação do bebê é mais intensa, com uma ferida maior e podendo causar até mesmo uma íngua na região das axilas. Em casos como esse, um médico normalmente irá receitar o uso de algum tipo de antibiótico.

Cuidar de um recém-nascido não é uma tarefa fácil e pode exigir muito de nós, muitas vezes nos tirando completamente da rotina em que estávamos acostumados para entrarmos em uma vida totalmente diferente. É claro que apesar de todo o estresse que podemos passar, não há comparação com a alegria de estar criando um ser humano.

Mas para que possamos efetivamente ter o controle sobre todos os cuidados com o nosso bebê, precisamos estar cientes da importância de coisas como a vacina BCG e de todos os benefícios causados por ela.

Por isso, é importante lembrar que os cuidados com os nossos filhos começam ainda nos primeiros dias de vida, onde precisamos estar atentos a todos os tratamentos para que eles tenham uma boa saúde, já que isso pode afetar todo o resto da vida da criança.

Veja Também: Por Que Dar a Vacina Varicela?

Fotos: PublicDomainPictures