Incompetência Istmo Cervical e Cerclagem, Gestação Delicada

O que é cerclagem? Por que é feita e quais os benefícios dela? E incompetência istmo cervical? O que é e quando ela se torna um risco para a gravidez. A incompetência istmo cervical é quando o colo do útero não tem força e estrutura o suficiente para segurar o peso da gestação. O útero fica pesado e assim força o colo para baixo. Com isso, a gravidade ajuda nesse processo e então o colo do útero acaba abrindo e a gestação é perdida ou mesmo um parto prematuro pode acontecer. Tudo depende qual estágio da gravidez a mulher está.

Mas não é porque a mulher possa vir a ter esse problema no colo do útero que a gestação não possa ir a diante. Já há algum tempo existe um método de sutura do colo do útero chamado cerclagem. Em um procedimento cirúrgico e muito seguro para mamãe e bebê, o colo do útero ganha alguns pontos para não abrir durante a gravidez. A paciente diagnosticada com essa síndrome, pode ter que ficar de repouso absoluto durante grande parte da gestação. Esse pode ser o maior incômodo, mas, dos males o menor diante de um milagre tão grande que é gerar um bebê.

Como Diagnosticar a Incompetência Istmo Cervical?

Normalmente a incompetência istmo cervical é diagnosticada após vários abortos recorrentes, sem causa aparente e uma série de exames de imagem, colo do útero muito finos e úteros com pouca profundidade no colo também podem ser indicativos. Algumas mulheres precisam passar pela cerclagem ainda bem no inicio da gestação, antes do útero ficar pesado o suficiente para abrir com o peso da gestação.

A incompetência istmo cervical é a solução para muitas mulheres levarem a sua gravidez até o final e deve ser bem recebida caso o médico indique o procedimento. A cerclagem é feita em uma maternidade e é simples, rápida e indolor, já que é usada uma anestesia local para evitar a dor. O tratamento para a incompetência istmo cervical: Repouso, cerclagem e um pré natal bem feito.  Todos esses procedimentos juntos, ajudam o bebê a nascer forte e saudável. Esse filme abaixo eu encontrei no YouTube, foi feito pela Danielle Fênix que venceu a IIC, após ter 2 abortos nasceu essa florzinha da Ana Valentina.

Veja também: Contrações, Como Perceber Que a Hora do Parto Chegou?

Foto: Ryan