O corpo da mulher é ao mesmo tempo complexo e muito delicado. Da mesma forma que precisamos saber como cada órgão funciona para entender como o corpo reage a determinadas situações e ambientes, também precisamos entender quais são as doenças que atingem apenas as mulheres e como elas as afetam.

Órgãos como os ovários são um ótimo exemplo de como certas doenças precisam ser mais conhecidas, como a infecção nos ovários. Muitas mulheres não sabem quais são os sintomas dessa doença e desconhecem até mesmo quais são os perigos que ela pode trazer e é exatamente por isso que hoje trataremos desse assunto.

Mas antes, você sabe exatamente o que são os ovários e qual é sua função deles no corpo da mulher?

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O que são Ovários?

O ovário é um dos principais órgãos do sistema reprodutivo da mulher, possuindo dois deles, um do lado direito e outro do lado esquerdo. Eles possuem uma forma oval, semelhante a amêndoas, até por isso eles possuem esse nome.

Uma das principais funções dos ovários é a produção de hormônios sexuais, que são um dos principais fatores para desenvolver as características femininas. Também é função dos ovários regular a menstruação da mulher, ou seja, quando há algum problema nesse sentido, uma das primeiras coisas a serem examinadas certamente são os ovários.

Os ovários de uma mulher adulta possuem diferentes folículos, onde se encontram os óvulos. Quando um óvulo é produzido durante o período de menstruação, uma grande quantidade de estrogênio também é produzida. O óvulo é levado até as trompas de falópio, onde ocorre a fecundação, caso o óvulo entre em contato com espermatozoides.

O que é a Infecção nos Ovários?

Como você pôde perceber, diversas funções do corpo da mulher dependem dos ovários, o que significa que diversos problemas no sistema reprodutivo feminino podem ser frutos de uma infecção nos ovários.

Também chamada de ovarite ou ooforite, a infecção nos ovários normalmente tem causas bacterianas e podem afetar apenas esses órgãos ou acabar se espalhando por outros, principalmente para as tubas uterinas, gerando uma infecção generalizada.

Esse tipo de infecção pode também ser derivação de problemas como a salpingite ou pode até mesmo ser uma doença autoimune, como veremos a seguir.

Tipos de Infecção nos Ovários

O tipo de infecção no ovário vai depender da causa dessa infecção na mulher e de como essa doença se comporta. Existem basicamente três tipos, são eles:

  • Infecção nos Ovários Autoimune
  • Infecção nos Ovários Crônica
  • Infecção nos Ovários Aguda

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas para que você possa perceber as diferenças entre as três.

Infecção nos Ovários Autoimune

É a mais rara de todas e ocorre quando há destruição de células feita pelo próprio organismo. Ela também é a mais e perigosa, pois a destruição de células dos ovários pode acabar levando a mulher à infertilidade. Por acontecer muitas vezes sem razão aparente, ela é uma doença temida e exatamente por isso é necessário que seus exames estejam sempre em dia.

Infecção nos Ovários Crônica

Quando a infecção nos ovários acontece muitas vezes seguidas, ela é chamada de crônica. Isso pode ser em decorrência de infecções e inflamações em outros órgãos ou até mesmo endometriose. Em casos mais graves, a remoção dos ovários é necessária.

Infecção nos Ovários Aguda

Ela é a mais comum e ocorre quando alguma bactéria atinge um ou os dois ovários. Ela também pode ocorrer em decorrência da caxumba. Seu tratamento é mais leve e normalmente envolve apenas antibióticos.

Principais Sintomas da Infecção nos Ovários

São diversos os sintomas que uma infecção nos ovários pode apresentar. É necessário estar atenta a um conjunto deles para se ter mais certeza de que realmente se trata de uma doença desse tipo.

De qualquer forma, o mais recomendado é ir a um médico assim que você sentir qualquer um desses sintomas para verificar se está tudo bem com o seu corpo e se você precisa de algum tipo de tratamento. Os principais sintomas da infecção nos ovários são:

  • Náuseas e vômitos
  • Dores na hora de urinar
  • Dores ao ter contatos íntimos
  • Sangramento vaginal fora do período de menstruação
  • Dificuldades para engravidar
  • Febre
  • Diarreia
  • Dor na região pélvica
  • Dor no abdômen

Como é feito o Diagnóstico?

Para que seja feito o diagnóstico correto da doença, um médico fará exames de toques para verificar se não há nenhum nódulo, além de radiografias para verificar se os órgãos estão inflamados ou não.

O médico também deverá pedir um hemograma para detectar a presença de bactérias e, dessa forma, indicar o melhor tipo de tratamento para a doença.

utero

Tratamento de Infecção nos Ovários

Quando a infecção nos ovários é detectada, o primeiro tipo de tratamento indicado normalmente é o uso de antibióticos. Se esse tipo de tratamento não se mostrar eficaz, o médico pode receitar um remédio mais forte para combater as bactérias.

Em alguns casos mais graves, é necessário que haja intervenção cirúrgica e até mesmo a retirada dos ovários, ainda que isso ocorra com certa raridade.

Alguns métodos caseiros e naturais com base em frutas e chás podem ajudam não só a aliviar os sintomas como também a combater a infecção, impedindo que a bactéria se alastre e piore o seu quadro clínico.

No entanto, essas alternativas não devem nunca ser usadas isoladamente ou substituir o tratamento que o médico indicou. Isso pode ser prejudicial para a sua saúde, então use essas alternativas apenas como um complemento do tratamento médico.

Existem certas doenças que nos atingem sem sabermos direito que medidas devemos tomar de imediato. É sempre importante visitar um médico quando você percebe algo diferente no seu corpo, mas também é importante saber que essas doenças existem tanto para ficar mais calma quanto aos sintomas quanto para não tomar nenhuma atitude que possa piorar o seu estado.

A infecção nos ovários é muito mais comum do que se imagina e pode ser tratada de forma relativamente simples, principalmente se você seguir à risca todas as recomendações médicas.
Esse tipo de coisa pode sim nos assustar, mas quando se tem a informação, não há porque ter medo.

Veja Também: Qual o Papel das Trompas na Fertilidade?
Foto: femOS.pgn