Infecção Urinária Durante a Gravidez – E Agora?

Meninas, infecção urinária durante a gravidez pode assustar e causar dores na gestante. O que fazer, como detectar, quais são os sintomas e como tratar são dúvidas recorrentes e sempre que há dúvidas sobre o assunto então vamos lá?

Bem eu em minhas 3 gestações tive cistite, a famosa e mais popularmente chamada infecção urinária, e olha gente a última na gravidez da Melissa foi a pior em termos de sintomas pois foi a que mais sentia dores decorrentes da infecção, quando eu estava grávida da Joana eu a tive por toda a gestação e foi o causador de vários problemas.

Um erro meu e do médico também pois ele dizia ser normal ter um excesso de vontade de urinar. É muito comum acontecer da gestante ter infecção urinária, o corpo fica mais vulnerável pois todo o sistema imunológico fica mais sensível porém, deve-se em ficar alerta!

Porque Acontece a Infecção Urinária na Gravidez

A infecção urinária é causada por desenvolvimento de bactérias na bexiga. O trato urinário das mulheres são mais suscetíveis a essas bactérias e além de tudo a gravidez proporciona um aquecimento maior do corpo fazendo com que o ambiente fique mais quente e úmido e assim próprio para o seu desenvolvimento.

Sempre que evacuar procure se lavar e não se limpar apenas, as bactérias das fezes são as mais comuns quando se trata de infecção urinária durante a gravidez e também fora dela, então meninas é uma boa usar o chuveirinho, ou mesmo tomar banho após as fezes.

Tenha certeza de que tenha esvaziado toda a bexiga, o restinho de xixi dentro da bexiga pode ajudar também na infecção. Abafar a genital com calcinhas de lycra, calças, shorts com tecidos grossos e segurar o xixi por muito tempo podem ajudar no desenvolvimento dessas infecções. Procure sempre usar calcinhas de algodão e sempre que puder durma sem calcinha para ventilação do aparelho genital.

Como Identificar a Infecção Urinária na Gravidez

  • Dores no baixo ventre, ás vezes acompanhadas de sensação de contrações (eu sentia mesmo como se fosse dar a luz tamanha a dor que sentia)
  • Cheiro desagradável na calcinha e uma sensação esquisita de umidade
  • Vontade de fazer xixi e quando tenta fazer não sai muito, apenas algumas gotinhas
  • Algumas vezes a mulher pode ter febre

Um médico falando um pouco mais das vias urinárias

Como tratar a infecção urinária na Gravidez

Tratar é um passo além, primeiro o médico irá pedir um exame de urina tipo 1 e juntamente com ele deve fazer também a cultura, caso ele não mencione então peça você a ele, esse exame é super importante para saber qual a bactéria que causou a infecção. Depois disso o médico receita o antibiótico apropriado, no caso de gestantes costuma ser mais usado a Cefalexina, pois é um antibiótico super seguro para as gestantes.

Para ajudar no tratamento beba muito muito liquido, água, água de côco, sucos naturais se possível evite os sucos ácidos como de abacaxi e limão. Tome sempre o medicamento no horário certo e respeite o prazo de duração do tratamento.

Lembre-se que a infecção urinária durante a gravidez pode causar vários problemas e entre eles o aborto ou parto prematuro do bebê e até como aconteceu comigo, infectar a criança. Dá mesmo para confundir pois a gestante costuma urinar com mais frequencia, mas precisa ficar alerta quanto a dor e os demais sintomas descritos acima. Se cuidar nesse momento é necessário e qualquer dor diferente que sinta é sim o caso de procurar o médico.

Veja também: Tampão Mucoso, como identificar.

Foto: Eder Fortunato

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Meninas, infecção urinária durante a gravidez pode assustar e causar dores na gestante. O que fazer, como detectar, quais são os sintomas e como tratar são dúvidas recorrentes.
  2. A infecção urinária é causada por desenvolvimento de bactérias na bexiga. O trato urinário das mulheres são mais suscetíveis a essas bactérias e além de tudo a gravidez proporciona um aquecimento maior.
  3. Tratar é um passo além, primeiro o médico irá pedir um exame de urina tipo 1 e juntamente com ele deve fazer também a cultura, caso ele não mencione então peça você a ele.
  4. Lembre-se que a infecção urinária durante a gravidez pode causar vários problemas e entre eles o aborto ou parto prematuro do bebê.