O ser humano é um ser social e, por isso, temos essa necessidade de estar sempre em contato com o outro. Agora, imagine quão necessário é ter esse contato e apoio durante uma situação como a infertilidade? O suporte e apoio fazem toda a diferença para as pessoas que estão passando por esse caminho tão difícil. Vamos listar a seguir algumas possibilidades onde você pode encontrar suporte para enfrentar o percurso da infertilidade.

Seu parceiro

O seu parceiro está passando pela mesma situação que você e, por isso, ele sabe bem o que você possa estar sentindo. Apesar da infertilidade ser uma situação difícil e dolorosa, este pode ser um momento que faça com que o casal fique mais conectado, pois estão passando juntos pela mesma situação.

É importante que as relações sexuais não sejam vistas apenas como uma nova tentativa de engravidar. Elas devem ser um momento de prazer e intimidade para o casal, e é muito saudável para um relacionamento manter a conexão neste sentido.

Uma outra forma de ter o parceiro como fonte de suporte, é definir momentos para se falar sobre as dificuldades que vocês estão enfrentando, assim, não se corre o risco de se falar sobre o mesmo tema o dia inteiro e todos os dias. Escolha um momento do dia para falar tudo o que é necessário sobre o problema que estão enfrentando, e no resto do dia, conversem sobre a rotina um do outro, sobre os planos para o almoço ou jantar, dentre outros temas que parecem simples, mas que são importantes para manter a intimidade do casal e tirar o foco do problema.

casal abraçado

Por falar em manter a intimidade, é importante que sejam realizadas atividades apenas para a dois, como uma viagem, por exemplo. Isso permite que haja mais conexão entre ambos e para que seja um momento onde seja deixado de lado quaisquer problemas que possam estar enfrentando.

Amigos e familiares

Os seus amigos e familiares podem oferecer suporte e um ombro amigo durante essa situação. É importante se cercar de pessoas que realmente irão entender o que você está passando e que estão ali para te ouvir e te apoiar.

Entretanto, é fato que não são todas as pessoas que entendem a complexidade que é passar por uma situação como a infertilidade e às vezes elas acabam dizendo frases que minimizam a dor de quem está passando por isso. Dessa forma, é importante que você deixe claro aquilo que não é bem-vindo e que machuca ouvir. Mesmo que algumas pessoas queiram apenas dizer algo que te faça sofrer menos, a consequência pode ser justamente a contrária, e a sua dor e culpa podem aumentar.

Grupos de apoio

Os grupos de apoio são importantes para deixar vivo aquele sentimento de pertencimento a algo, e saber que não se está sozinho. Você pode procurar na sua cidade se há algum grupo voltado a isso ou, então, se é o seu caso, pode até mesmo buscar grupos e redes de apoio online.

Esses grupos permitem a troca de experiências, bem como o desabafo, que auxilia no alívio de todo o peso que é passar pela infertilidade.

Escrever, desenhar, pintar, aprender um instrumento musical…

Talvez estas eram atividades que você gostava e acabou deixando de lado por conta da situação que está vivenciando. Ou talvez você nunca experimentou nenhuma dessas atividades e gostaria de tentar. Independente do caso, eleger alguma atividade que irá estimular o seu lado criativo e fazer você experienciar novas atividades é uma ótima ideia!

Meditação, yoga, acupuntura

O estresse e a ansiedade são sentimentos comuns para quem está tentando engravidar. Assim, algumas opções são muito bem-vindas para amenizar um pouco esses sentimentos que impactam negativamente na fertilidade.

Encontrar formas de aliviar a ansiedade é uma possibilidade de aumentar as suas chances de concepção. A meditação, por exemplo, proporciona uma redução do estresse, promovendo uma regulação dos hormônios no corpo.

Seja quaisquer o tipo de atividade, escolha algo que faça se sentir bem e que não seja apenas por obrigação. Assim, isso se torna algo prazeroso e relaxante pra você.

Psicoterapia

Esta aqui é uma dica de ouro! A psicoterapia é uma opção que te oferecerá, além de um lugar para desabafar e encontrar suporte, um caminho para o autoconhecimento. O psicólogo, durante as sessões, irá trabalhar com os temas que você traz, fornecendo meios para que você consiga lidar melhor com os sentimentos que afloram durante esse caminho.

Há a possibilidade de escolha de psicoterapia individual ou em casal, e independente de qual seja a sua escolha, buscar ajuda profissional é uma etapa importante do processo ao enfrentar a infertilidade.

Seja quais fontes de suporte você escolha, o importante é estar bem amparada quanto às suas necessidades, possibilitando assim que o percurso da infertilidade seja enfrentado com mais leveza.