O nosso corpo reage de formas diferentes a ataques e modificações que ele sofre, como infecções, por exemplo. Existem diversas defesas que o nosso organismo usa para combater os primeiros sinais de corpos estranhos, a febre é um claro exemplo desse tipo de defesa1. Outra coisa não muito incomum de aparecer em nossos corpos é a íngua, mas muita gente não sabe direito o que ela é nem como tratá-las.

O Que é a Íngua

A íngua se caracteriza por um caroço localizado no pescoço, virilha ou axilas e surgem por conta de uma inflamação nos gânglios linfáticos2. O caroço aparece nessas regiões como uma espécie de resposta do corpo à infecção da região. Esse tipo de infecção normalmente não tem longa duração, podendo durar de alguns dias até um mês inteiro.

Tipos de Ínguas

Como já dito anteriormente, as ínguas aparecem como o primeiro sinal de uma inflamação, seja na região das axilas, da virilha ou do pescoço, mas cada uma delas pode ocorrer por razões diferentes e cada um desses tipos de infecção também possui tratamentos diferentes. Por isso, podemos separar a explicação sobre a íngua em três tópicos:

  • Íngua no Pescoço
  • Íngua na Virilha
  • Íngua nas Axilas

Dessa forma, podemos falar sobre cada um dos tipos de íngua de forma separada e dar detalhes sobre as especificidades de cada um deles.

Íngua no Pescoço

A íngua no pescoço normalmente pode aparecer na região do maxilar, da garganta, do queixo, da nuca ou do próprio pescoço. Esse caroço ou caroços, dependendo do caso, costumam causar dor e gerar incômodo, além de serem perceptíveis pela elevação que causam na pele.

Causas da Íngua no Pescoço

Existem diversas doenças que podem causar uma íngua no pescoço, estão entre elas:

  • Gripes e resfriados
  • Inflamação da garganta
  • Doenças autoimunes
  • Câncer

Os casos de câncer são muito mais raros e apresentam ínguas que não causam dor, mas são igualmente visíveis e podem também causar incômodo. É sempre importante consultar um médico independente de qual seja a causa da íngua no pescoço.

Tratamentos da Íngua no Pescoço

Não existe um tratamento para combater a íngua em si, mas sim para combater a infecção que a está causando. Por isso, primeiramente devemos investigar a causa da íngua para sabermos qual é o tipo adequado de tratamento a ser feito. Por essa razão, a consulta no médico é indispensável, já que a gripe não tem o mesmo tratamento do que determinadas doenças autoimunes, por exemplo. Mesmo assim, podemos dizer que, em geral, são receitados analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos para o tratamento dessas infecções.

Íngua na Virilha

A íngua na virilha costuma incomodar bastante quando aparece, além de também causar dor muito frequentemente. Assim como acontece com a íngua no pescoço, a íngua na virilha também pode trazer certas preocupações, pois pode ser um sinal de uma doença mais grave do que se imagina, por isso é sempre recomendável procurar um médico.

Causas da Íngua na Virilha

Das muitas doenças que podem causar a íngua na virilha, as principais podem ser consideradas as seguintes:

  • Infecções cutâneas
  • Pelos encravados
  • Alergia a medicamentos, tecidos ou produtos de beleza
  • Doenças sexualmente transmissíveis como gonorreia, sífilis e herpes

No caso das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), a íngua pode apresentar secreções, que ajudam a identificar a causa do caroço. Se a íngua persistir por mais de 2 semanas, uma autópsia pode ser pedida pelo médico para verificar se não é nada de grave, já que esse tipo de íngua também pode acusar tipos raros de câncer, como o linfoma.

Tratamentos da Íngua na Virilha

A íngua na virilha também precisa de um diagnóstico preciso para que seu tratamento seja feito com eficiência, já que diversas doenças diferentes podem causar o caroço na região. Os remédios receitados podem variar de anti-inflamatórios e antibióticos até pomadas e medicamentos contra alergia, dependendo do caso.

Íngua nas Axilas

A íngua nas axilas muitas vezes é causa de grande preocupação, mas nem sempre é para tanto. Muitas vezes a causa desse caroço pode ser algo de fácil tratamento e que não requer muito esforço. A íngua nas axilas também costuma incomodar e ser muito visível, o que facilita sua identificação.

Causas da Íngua nas Axilas

Esse tipo de íngua muitas vezes tem sua causa por conta de processos estéticos, pois trata-se de uma região sensível, mas um caroço nas axilas também pode indicar outros tipos de infecção. As principais causas são:

  • Reações alérgicas
  • Crescimento de lipomas (tecido gordo inofensivo)
  • Cistos
  • Infecções por bactérias ou vírus
  • Alguns tipos de câncer, como o de mama e o linfoma

Como você pôde perceber, a íngua nas axilas pode ter uma causa praticamente inofensiva ou pode também ser fruto de uma doença mais grave. Por essa razão, é sempre importante consultar um médico ao perceber uma íngua nas axilas.

Tratamentos da Íngua nas Axilas

O tratamento desse tipo de íngua também pode contar com medicamentos como antibióticos e anti-inflamatórios, além de recomendações médicas como se hidratar e repousar o máximo que puder para que o caroço desapareça de forma rápida. É sempre importante lembrar que, devido às diversas causas da íngua nas axilas, o tratamento pode ser muito diferente.

Íngua em Bebês

Infecções e viroses podem causar íngua em bebês, que podem aparecer no corpo inteiro, ainda que o pescoço seja a área mais comum para isso acontecer. Inflamações na garganta e amigdalite são as principais causadoras da íngua em bebês3.

As ínguas são respostas do nosso corpo a diversas doenças que podem ser adquiras de diferentes formas. Por terem essa característica ampla, é muito difícil falarmos em tratar de uma íngua de forma geral.

E é exatamente por isso que a visita a um médico se torna tão importante, pois muito mais do que fazer com que o caroço desapareça do seu corpo, você precisa combater a infecção da melhor maneira possível, para que não haja nenhum tipo de piora.