Mudanças no corpo de uma mulher ocorrem desde o seu nascimento até as idades mais avançadas. E mesmo com tantas mudanças ao longo da vida, é difícil de se acostumar e principalmente compreender o que está acontecendo com seu corpo.

E em todas essas fases a alimentação é um fator importante para aliviar os sintomas, que muitas vezes podem incomodar. É assim quando ocorre ao início da vida fértil com a primeira menstruação, com a gravidez e com o climatério.

Porém, esse último nome não é muito conhecido ou constantemente confundido com a menopausa. Como ele é uma das fases em que ocorrem mudanças drásticas na vida de uma mulher, vamos falar hoje sobre o inhame para climatério e sobre como esse alimento pode beneficiar uma mulher nessa fase. Mas antes, é necessário que haja uma rápida explicação sobre o que é climatério.

O que é Climatério?

Climatério é o nome que se dá para o período de transição entre a fase fértil e não fértil de uma mulher. Ele ocorre por conta da diminuição dos hormônios que acabam levando ao fim da vida reprodutiva.

O climatério não ocorre de uma hora para outra, podendo levar vários anos. Ele consiste em diversas fases, que começam com a diminuição dos hormônios até a pós-menopausa. Essas fases são:

Pré-Menopausa – Ocorre entre os 35 e 48 anos e consiste em sintomas como diminuição do desejo sexual, insônia, irritabilidade, maior intervalo entre as menstruações, entre outros.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Peri menopausa – Ocorre entre os 45 e 50 anos. É um período principalmente marcado pelas irregularidades menstruais, que podem se tornar mais longas ou mais curtas e até mesmo variar. Calores e suores noturnos também são bastante comuns nessa época.

Menopausa – É a etapa em que o processo de vida fértil da mulher acaba e exatamente por isso é o mais conhecido. Ocorre normalmente entre os 48 e 50 anos e também conta com sintomas como surtos de calor. A última menstruação confirma a menopausa e ela dura cerca de um ano.

Como você pode perceber, a menopausa nada mais é do que uma das fases desse ciclo maior chamado climatério. E agora que você já entendeu o que ele é o como funciona no corpo de uma mulher, vai ficar mais fácil de entender também os benefícios que possui o inhame para climatério.

Os Benefícios do Inhame

O inhame é um tubérculo, oriundo da Ásia e também da África, mas que se adaptou muito bem á terras brasileiras e hoje é bastante popular por aqui, principalmente nas regiões norte e nordeste.

Ele possui diversos benefícios para a saúde, mas quando falamos especificamente em inhame para climatério, ele possui ainda mais benefícios. Vamos falar dos dois principais, que são:

  • Inhame para Reposição Hormonal
  • Inhame para Fertilidade

Inhame para Reposição Hormonal

O climatério em si não exige nenhum tipo de tratamento, mas seus sintomas podem incomodar e até mesmo prejudicar a vida de uma mulher. Por conta disso, a reposição hormonal através do inhame é uma ótima opção natural, que ajuda a elevar os níveis de estrogênio e progesterona de uma mulher.

para Fertilidade

O inhame também é um ótimo aliado quando o assunto é fertilidade, principalmente por conta de sua ajuda com a reposição hormonal. Além disso, também é comprovado que ele ajuda na facilitação da ovulação, que ajuda muito aquelas que desejam engravidar.

Como o Inhame Para Climatério Ajuda?

Mas como esses benefícios podem influenciar quando falamos em climatério? Bom, primeiramente devemos nos lembrar dos sintomas que cada fase possui. Na pré-menopausa, por exemplo, sintomas como a irritabilidade e a insônia acontecem exatamente por conta de uma diminuição abrupta de hormônios como progesterona e estrogênio e, como o inhame ajuda na produção desses hormônios, esses efeitos acabam sendo amenizados.

Vale lembrar que não é possível evitar que o climatério aconteça, ele é um processo natural pelo qual toda mulher possa. Porém, muitas vezes o corpo acaba sofrendo muito com essa mudança e exatamente por isso a reposição hormonal com alimentos como o inhame para climatério, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa.

Possíveis Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais que ocorrem com esse tipo de reposição hormonal natural não são muito drásticos, mas existem. O aumento do fluxo menstrual ou até mesmo um fluxo mais coagulado pode ocorrer.

Outro efeito que pode ser sentido é um certo desconforto nas mamas e desconfortos abdominais, ainda que este seja um pouco mais raro.

Nenhum efeito colateral para esse tipo de tratamento é preocupante, mas se a ideia é fazer com que a mulher não se sinta desconfortável, pode ser que você tenha que procurar um médico para que ele indique um tratamento que não lhe cause dores nem desconfortos.

Outros tipos de Tratamento

A reposição hormonal é o tratamento mais comum quando uma mulher quer aliviar os sintomas do climatério. Porém, esse tipo de tratamento também pode trazer alguns efeitos colaterais, o que faz com que muitas mulheres recorram a tratamentos sem hormônios.

Alguns dos medicamentos que cumprem essa função são os que funcionam à base de serotonina, alguns antiepiléticos e também fitoterápicos.

ATENÇÃO: Em hipótese alguma tente se automedicar, isso pode acabar prejudicando sua saúde e trazer consequências piores.

O climatério é uma fase de mudanças e mesmo para uma mulher que já passou por tantas outras ao longo da vida, ainda é algo estranho e novo, que causa desconforto e pode até mesmo atrapalhar sua vida.

Exatamente por isso alimentos como o inhame para climatério têm sido cada vez mais usados, principalmente por conta de serem tratamentos livres de hormônios. Pesquise e se informe sobre a melhor forma de aliviar os sintomas para você. E não esqueça de procurar um médico quando achar necessário.

Veja Também: Mulher Engravida na Menopausa?
Foto: pxhere