Vida muito agitada, excesso de trabalho, muitas preocupações ou situações que parecem não ter solução, cabeça a mil e mesmo o corpo muito cansado, chega a noite você não consegue dormir ou quando dorme, desperta de hora em hora, amanhecendo com sensação de esgotamento. Milhares de pessoas passam por essa situação diariamente e muitas nem imaginam a gravidade do problema quando não é tratado. Por isso, neste artigo falaremos sobre a insônia, suas principais causas e dicas e métodos de como tratar ou driblar esse problema que assombra tantas pessoas.

O que é Insônia

Insônia é o nome dado ao distúrbio do sono, caracterizado pela incapacidade de um indivíduo adormecer ou manter horas adormecido em uma noite. Pode ser ocasionada por fatores orgânicos ou também psiquiátricos, por isso deve ter acompanhamento médico para ser identificado a causa.

O tempo recomendado de uma noite de sono saudável é de 7 a 8 horas, mas pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas conseguem dormir 5 a 6 horas e acordar totalmente renovada, considerando suficiente, mesmo não sendo recomendado pelos especialistas da saúde do sono. Aliás, acredita-se que noites mal dormidas por longos períodos provocam transtornos de saúde futuros.
Já na atualidade, pessoas com baixa qualidade de sono e que sofrem com insônia podem apresentar queda de produtividade, alterações constantes no humor, falta de energia e até aumento de peso. A qualidade de vida e produtividade é completamente afetada pela interrupção do descanso devido.

É muito comum as pessoas sofrerem com insônia em alguns momentos da vida, mas isso quando não se torna constante e começa a afetar o dia-a-dia, se tornando uma insônia crônica, muito além do que o normal.

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Causas da Insônia

As causas da insônia podem estar relacionadas a diversos fatores, sejam elas preocupações, problemas psicológicos, a ocorrência de algumas doenças e até mesmo o uso de alguns medicamentos que podem vir afetar a qualidade do sono.

Ansiedade

Presente na vida de todos os seres humanos, a ansiedade é um dos principais motivos das ocorrências de insônia e de outros problemas de saúde. Pessoas com quadros intensos de ansiedade ou diagnosticadas como transtorno de ansiedade pode apresentar dificuldade para dormir ou ter um sono de má qualidade, despertando diversas vezes no decorrer da noite.

Depressão

Pessoas que sofrem com depressão tem tendência a dormir mais que o normal, mas também podem apresentar dificuldade para dormir, enfrentando quadros de insônia. Normalmente nesses casos, pode ser recomendado o uso de remédios que ajudam a dormir.

Remédios

O uso de alguns remédios pode interferir na qualidade do sono ou até mesmo na capacidade do indivíduo adormecer. Alguns antidepressivos, antialérgicos, remédios de controle de pressão arterial e estimulantes podem ocasionar insônia. Remédios que possuem em sua composição cafeína ou substâncias com poder estimulante podem provocar alterações no sono.

Comer Muito Tarde

Devido as rotinas agitadas é muito comum escutarmos que o jantar acaba ocorrendo muito tarde. Mas para quem já tem dificuldade para dormir, isso pode ser um problema! Na verdade, não é recomendado uma alimentação pesada altas horas da noite, por causa sensação de peso, alguns casos refluxo e azia na hora de deitar. Dê preferência a lanches mais leves, caldos ou se programe para comer mais cedo.

Álcool, Cafeína e Nicotina

Bebidas que tem em sua composição cafeína são considerados estimulantes como o café, refrigerante a base de cola e alguns chás. São bebidas comuns no dia a dia de todas as pessoas, mas em excesso e ingerida no período noturno pode provocar interrupção do sono. Já o consumo de cigarros, devido a nicotina ser outro estimulante pode provocar insônia.

O consumo de álcool pode não provocar insônia, pelo contrário, mas provoca alterações na qualidade do sono, causando interrupções constantes noturnas impedindo os estágios mais profundos do sono, que são os essenciais.

Existem outras causas que provocam quadros de insônia, como o fator idade, maus hábitos do sono, ou falta de rotina do sono, alterações nas rotinas do dia, ou mudança de ambiente ou no trabalho. Algumas condições de saúde podem provocar insônia também, como problemas que causam dores intensas no corpo.

Tratamento Para Insônia

Se você está com dificuldade para dormir e as crises de insônia estiverem afetando seu desempenho profissional ou nos estudos é necessário procurar um médico para avaliar seu caso. Investigar o que pode estar ocasionando o problema e ser tratado pode ser a solução.

Os médicos que podem investigar as causas e tratar quadros de insônia são: clinico geral, psiquiatra, neurologista e especialista na medicina do sono. Marque todos os sintomas, assim como todas as informações que podem facilitar o diagnóstico como remédios que utiliza regularmente, sua rotina.

Através de várias perguntas, o especialista investigará o seu padrão de sono. Alguns exames podem ser solicitados para verificar a existência de algum problema de saúde ou alguma condição que pode estar afetando a qualidade do sono. Se após toda investigação, ainda não for encontrada uma causa obvia, pode ser necessário uma investigação mais minuciosa em um centro especializado para análise e diagnóstico do distúrbio do sono.

Através do monitoramento do sono é possível registrar as atividades corporais durante o sono do paciente, incluindo respiração, alterações cerebrais, batimentos cardíacos e toda movimentação corporal.

Após toda avaliação e fechamento do diagnóstico, novos hábitos de sono deverão ser incluídos, além de tratar as possíveis causas. Medicamentos com a finalidade de relaxar e adequar a qualidade do sono podem ser indicados. Somente o médico especialista pode indicar o remédio, assim como a dosagem ideal para seu caso. Portanto, não se automedique e nem suspensa o tratamento sem orientação medica.

Não importa a causa da insônia, ela sempre tem solução! Basta seguir as orientações medicas e fazer o tratamento indicado de forma adequada, além de todas as adequações na rotina. Bons hábitos geram um restabelecimento do sono mais rápido. A prática de atividades físicas é uma das mudanças indicadas para proporcionar uma saúde e uma noite de sono mais saudável.

Evite cochilos durante o dia e reduza a quantidade de cafezinhos e refrigerantes, principalmente no fim da tarde para a noite. Programe uma rotina do sono, com horários fixos para ir para a cama e se desconecte de televisão e celulares na hora de dormir. Manter uma rotina fixa a noite fará que vá deitar mais tranquilo.

Foto: Juanedc