Junto com expectativa da chegada do bebê, vem também toda a preparação para esse grande momento na vida de qualquer mulher. A compra do enxoval, a forma como o quarto do bebê será decorada, os primeiros brinquedinhos, primeiros sapatos, toquinhas, tudo isso enche qualquer um de ansiedade.

E uma das coisas que todos pensam e levam em consideração na hora de preparar a chegada desse tão esperado novo membro da família, é o berço. Não é para menos, afinal é o local onde o bebê vai passar a maior parte do tempo no início de sua vida.

Porém, junto com esse pensamento aparecem também muitas preocupações sobre o chamado kit berço. Perigoso ou necessário? O que é verdade ou não sobre o assunto? Há muito debate sobre os benefícios ou malefícios que esses itens podem trazer e por isso decidimos esclarecer hoje e nos aprofundar de forma melhor sobre o kit berço. Perigoso ou necessário, afinal?

O Que é Kit Berço?

Para aquelas que não sabem do que se trata, o kit berço é basicamente um conjunto de itens que complementam o berço do bebê, seja para enfeitar, proteger, aquecer, enfim, são diversas as funções que os itens de um kit berço e eles também podem variar dependendo do modelo ou da loja que o vende.

Existem diversos tipos de kit berço, com diversas peças diferentes, mas podemos citar as mais comuns neles. São elas:

  • Cabeceira;
  • Protetores laterais;
  • Lençóis (o de cima e o de baixo);
  • Edredom;
  • Mosqueteiro;
  • Fronhas

Mas a verdade é que há grande controversa quando falamos nesses itens. Será mesmo que é necessário aquecer o bebê com eles? Enquanto alguns acham que sim, outros afirmam que não.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Mas a necessidade ou não dos itens vendidos em um kit berço fica em segundo plano, pois a maior discussão é sobre se o kit berço é perigoso ou necessário. E para entendermos essa questão, nada melhor do que analisar todas as vantagens e perigos que o kit berço pode trazer consigo.

Vantagens de ter um Kit Berço

Podemos citar como principal vantagem o fato de o kit berço proporcionar economia. Todas essas peças compradas separadamente custariam bem mais do que os kits que você pode encontrar no mercado.

Outra vantagem sempre citada é a decoração, pois é inegável que as peças fazem o quarto ter um charme especial. O problema é que essas vantagens não são exatamente necessárias para um bebê e é isso que acaba gerando mais polêmica quando o assunto é se o kit berço é perigoso ou necessário.

Perigos do Kit Berço

O kit berço não é recomendado pela ABP (Associação Brasileira de Pediatria) e nem pela SAP (Sociedade Americana de Pediatria). Isso porque ele pode trazer alguns perigos para o bebê. Uma coisa que é importante frisar é que o fato de eles não serem recomendados não significa que eles são proibidos.
Mas essa proibição tem um motivo, é claro. Existem alguns perigos que o kit berço oferece e que podem prejudicar muito o bebê, sendo até fatais. Podemos citar como os principais perigos do kit berço:

  • Risco de Sufocamento – É o principal perigo e também o principal motivo de o kit berço ser contraindicado. Os cobertores não são o ideal para o berço dos bebês, pois eles não têm muito domínio de seus movimentos e podem acabar sendo sufocados durante a noite.
  • Trampolim – Outro risco do kit berço é que, conforme o bebê cresce, ele vai aprendendo a ficar em pé e pode utilizar essas proteções laterais para fazer de trampolim e pular do berço, o que pode machucar.
  • Alergias – O kit berço ainda pode proporcionar uma série de alergias ou até mesmo problemas respiratórios para os bebês, dependendo do tecido dos itens e do estado de saúde da criança.

A recomendação geral é que, por mais que seja bonito ter tantos enfeites, o berço de um bebê possua apenas um lençol e que tenha a superfície plana. Para cobri-lo em dias de frio, saquinhos de dormir feitos para bebês são uma boa opção, pois não há o risco de o bebê entrar de baixo deles e ser sufocado.

Como Deixar o Berço Mais Seguro?

Visto que existem diversos perigos quando o assunto é o berço do bebê, é necessário pensar em qual é a melhor forma de fazer com o berço seja seguro, proporcionando assim conforto e tranquilidade também para os pais, que vão se preocupar bem menos durante a noite. Algumas das coisas que podem ser feitas para deixar o berço mais seguro são:

  • Cuidado com Equipamentos Eletrônicos
  • Tela Protetora
  • Localização do Berço
  • Posição do Bebê

Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um desses itens para explicar melhor como eles podem fazer com que o berço fique mais seguro.

Cuidado com Equipamentos Eletrônicos

Babás eletrônicas e umidificadores de ar são ótimos companheiros para que a segurança e a saúde do bebê sejam reforçadas, porém, é necessário que esses aparelhos estejam longe do alcance das crianças e também de que os fios não passem por nenhum lugar onde elas podem encostar durante a noite.

Tela Protetora

Colocar uma tela protetora no berço para evitar que os bebês coloquem as mãos e os pés para fora do berço costuma funcionar muito bem. Além de não oferecerem nenhum risco aos bebês, essas telas evitam que ele possa se enroscar ou encostar em algo que está fora do berço.

Localização do Berço

Tomar cuidado em que lugar o berço está também é de extrema importância. Deixar o berço longe de janelas, longe de prateleiras ou de lugares em que objetos possam cair com certeza diminui os perigos que o bebê corre dentro do berço e também tranquiliza mais os pais.

Posição do Bebê

Por fim, prestar atenção em que posição o bebê dorme também é essencial. A recomendação geral é que o bebê durma de barriga para cima, evitando assim que ele se sufoque durante a noite. O rosto não precisa estar exatamente virado para cima, pode estar virado para o lado e é até melhor, dependendo da situação.

Quando você se pergunta se o kit berço é perigoso ou necessário, você precisa ter em mente o que é melhor para o seu bebê e isso deve vir sempre em primeiro lugar. Como dissemos anteriormente, o Kit Berço até possui algumas vantagens, mas os perigos e desvantagens desse tipo de kit acabam fazendo com que seja melhor recorrer a alternativas, como aprender a como deixar o berço mais seguro para o seu bebê, por exemplo.

Segurança nunca é demais, ainda mais quando o assunto são os nossos bebês, mas também é necessário saber o que realmente faz bem e o que não faz dentro de tantos mitos e histórias que são contadas para nós em toda parte. Cada mãe sempre possui suas preferências sobre criação e cuidados, mas com certeza todas prezam pelo bem-estar de seus filhos e isso é o mais importante ao fim de tudo.

Veja Também: Enxoval de Bebê – Como Economizar e o Que é Útil
Foto: ErikaWittlieb