O momento do parto normalmente vem carregado de muita ansiedade, além de todos os sintomas físicos comuns. Essa mistura de sentimentos e emoções pode fazer com que a mulher não saiba exatamente o que fazer nesse momento, mas ter as informações corretas e saber como funciona o seu corpo, pode fazer com que a mulher fique mais calma, além de ter mais consciência e diminuir a ansiedade.

Saber, por exemplo, qual é o limite de espera para o parto normal, é algo importante, pois a mulher vai saber se o bebê está próximo ou não, além de também saber se está esperando tempo demais e quais são os sinais para ir para a maternidade.

É por isso que o texto de hoje vai falar sobre essa que é a dúvida de muitas mulheres e que pode ajudar a diminuir esses sintomas de ansiedade que aparecem nas últimas semanas de gravidez.

Como Contar o Tempo de Gestação?

Essa parece uma pergunta meio óbvia, mas para mamães de primeira viagem, não. É muito importante ter conhecimento de tudo que acontece durante a gravidez, principalmente sobre como é feita a contagem do tempo de gestação.

Afinal, devemos contar os meses ou as semanas? O mais correto é calcular as semanas para ser o mais preciso possível, até porque uma gestação dura em torno de 40 semanas, ou 280 dias.
Já essa contagem, ela pode ser feita de algumas maneiras, a primeira delas se dá a partir do primeiro dia da última menstruação. É a partir dessa data que os médicos vão começar a calcular as 40 semanas de gravidez.

Já a outra forma é através de um exame chamado ecografia, que normalmente é realizado entre as 11 e 13 semanas. Nesse exame o médico analisa algumas medições e a partir dos resultados é possível estabelecer com maior certeza o tempo gestacional.

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Quanto Tempo Dura uma Gestação?

A duração de uma gestação é variável, afinal há muitos fatores internos e externos que interferem nesse cálculo, porém é utilizado como base que uma gestação dure 40 semanas, ou 280 dias. Falando em meses sua duração é de 10 meses lunares ou 9 meses solares mais 7 dias.

Portanto, um bebê que nasce com menos de 37 semanas é considerado prematuro, pois ainda não se desenvolveu completamente e pode apresentar algumas complicações pós-parto. Já um bebê que nasce com mais de 42 semanas é considerado pós-termo, ou seja, esperou tempo demais para nascer.

Assim como no caso de bebês prematuros os pós-termos também podem apresentar maiores complicações devido ao tempo excedente que ficaram no útero. O ideal é que o bebê nasça entre as 37 e 42 semanas de gravidez. Dessa forma será considerada uma gestação a termo, quando o nascimento ocorre dentro do tempo ideal.

Por isso, para saber qual é o limite de espera para o parto normal é preciso analisar cada gestação individualmente, o ideal é que não passe das 42 semanas, sendo assim, é preciso estar sempre em contato com o seu médico, realizando os exames pré-natais para saber se terá que fazer uma indução ou é seguro esperar pelo nascimento natural.

Como Saber se Estou em Trabalho de Parto?

Muitas mulheres ficam aflitas ao pensarem no momento em que entrarão em trabalho de parto. Mas afinal, como saber se a hora realmente chegou? Há alguns sintomas que vão indicar isso. Diferente das contrações de Braxton-Hicks, as contrações de treinamento, que são indolores e não têm uma frequência, a contração real é dolorosa, regular e frequente e conforme o tempo vai passando essa frequência e dor aumentam.

Outro sinal que pode indicar o início do trabalho de parto é a perda do tampão mucoso, secreção amarronzada que cobre o colo do útero. A gestante também pode sentir fortes dores nas costas e uma forte cólica semelhante a cólica menstrual.

E por fim, um dos sinais mais conhecidos é o rompimento da bolsa. Ao sentir esses sintomas é hora de ir à maternidade, só um médico poderá dizer com certeza se a hora realmente chegou ou se ainda terá que esperar mais um pouco.

Posso Não Entrar em Trabalho de Parto?

É extremamente difícil uma mulher não entrar em trabalho de parto quando o parto está para ser normal. Isso pode acontecer quando desde o início está programado para acontecer uma cesárea, nesse caso a mulher pode chegar no dia agendado sem ter entrado em trabalho de parto.

Porém quando está para ser normal, o trabalho de parto faz parte desse momento, por mais que os sintomas demorem para aparecer. É claro que há exceções, mulheres que esperaram até as 42 semanas e precisaram induzir o parto sem apresentarem nenhum sintoma.

De qualquer forma é preciso saber que cada gestação ocorre de uma forma e que se tudo está caminhando para um parto natural o trabalho de parto acontecerá.

Quando Devo me Preocupar com o Tempo?

É comum ficar ansiosa quando vai chegando perto da DPP (Data Provável do Parto) e ainda não apareceram os sintomas do trabalho de parto, as dúvidas sobre qual é o limite de espera para o parto normal se tornam mais frequentes e o medo do nascimento pós-termo também.

Portanto quando chegar perto das 39 semanas a mulher já precisa ficar atenta aos sinais do corpo e em constante visitação ao médico. A partir desse momento o acompanhamento é essencial para saber até quando é seguro esperar e se será necessário fazer uma indução do parto.

Isso será decidido pelo médico junto com a gestante. Embora muitas mulheres torçam muito pelo parto natural a saúde do bebê deve estar em primeiro lugar nesse momento.

Esperar é Importante

Embora o ideal seja que o bebê nasça entre as 37 e 42 semanas cada gestação se desenvolve de uma forma e tem suas peculiaridades. Apenas o acompanhamento médico irá dizer se há problemas em esperar, ou não.

Na maioria das vezes esperar é importante, o bebê ainda está crescendo ali dentro, ganhando peso, amadurecendo e por mais que a mamãe fique ansiosa para poder conhecer o novo membro da família é preciso respeitar o tempo dele. Não se preocupe em vão, converse com o seu médico, as consultas no fim da gestação são muito importantes e essas conversas também!
Tire todas as suas dúvidas e procure ficar tranquila, afinal a ansiedade pode prejudicar e prolongar ainda mais essa espera.

Toda mãe quer ver o seu filho o quanto antes. Todas querem saber qual é o rosto daquela pequena pessoa que ela vem carregando há tantos meses em seu ventre. Mas não é necessário se desesperar, o bebê vai chegar, mais cedo ou mais tarde.

E para que um parto seja tranquilo e o bebê nasça em um ambiente cheio de harmonia, é necessário que a mãe tenha consciência de qual é o limite de espera para o parto normal e de porque esperar é tão importante.

Não há necessidade de ficar ansiosa, você com certeza vai ter muitos dias com o seu bebê e o acompanhar em cada transformação de sua vida. O principal cuidado é com o momento do parto e com um nascimento saudável do bebê.

Veja Também: Pós-Parto – Perguntas e Respostas
Foto: Mario Trainotti