O teste de gravidez dito caseiro, ou seja, aquele que se pode comprar em farmácias é, hoje em dia, uma forma bastante segura de confirmar se uma mulher realmente está grávida. Apesar de serem necessários exames médicos para se ter certeza absoluta dessa condição, ele já pode indicar o que provavelmente está acontecendo com seu corpo.

Mas é aí que aparecem as dúvidas, já que muitas mulheres não sabem exatamente como funciona e nem o que é a linha de evaporação do teste de gravidez. E é por isso que o texto de hoje irá abordar esse assunto, mostrando como uma mulher pode verificar os resultados desse tipo de teste e começar a se preparar para uma nova fase de sua vida.

Como Funciona um Teste de Gravidez?

Os testes de gravidez mais comuns são os de farmácia, ou seja, aqueles que você pode comprar e fazer sozinha em casa, sem solicitação medica. Exames de sangue também podem indicar a gravidez com muita precisão, até porque um médico irá acompanhar todo o processo, mas muitas mulheres normalmente fazem esse teste após já terem resultados positivos nos testes de farmácia, como uma forma de confirmar a gravidez.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Os testes de gravidez detectam os níveis de hormônio beta-HCG na urina de uma mulher, o que pode indicar que ela está grávida. Se esse hormônio não for identificado, o teste dará resultado negativo, caso contrário, o resultado será positivo. Cada marca e cada tipo de teste funciona de uma forma diferente, por isso leia bem as instruções antes de usá-los.

Testes de Gravidez de Farmácia São Confiáveis?

Os testes de gravidez de farmácia têm uma eficácia entre 95% e 99%, o que é bastante alta. Logo, podemos afirmar que esses testes são sim confiáveis. Mas é importante lembrar que há alguns fatores que podem fazer com que essa eficácia diminua.

O teste não pode ser feito logo após a suspeita de fecundação. Isso porque o corpo ainda não está produzindo o hormônio o suficiente, o que pode acabar dando um resultado incorreto. É recomendado que se faça o teste cerca de 5 dias após o atraso menstrual.

A não ser que sejam testes com maior sensibilidade como os testes de gravidez da Famivita, que detectam o hormônio HCG até dois dias antes do atraso menstrual.

A primeira urina da manhã pode conter uma quantidade maior do hormônio beta-HCG, ou seja, é mais recomendada para se fazer o teste. Além disso, deve-se sempre prestar atenção na data de validade do teste, já que isso também pode acabar alterando sua eficácia.

O que é Linha de Evaporação no Teste de Gravidez?

Quando se fala nesse tipo de teste, uma das principais dúvidas que surgem é o que é a linha de evaporação de teste de gravidez. Ela é a linha que aparece quando a urina evapora do teste, mostrando o resultado um falso positivo.

Quando ela aparece em até uma hora, as chances de a mulher estar grávida são altas. Porém, pode acontecer de essa linha aparecer um pouco mais tarde, o que gera muitas dúvidas. Por um lado, existe a possibilidade de a mulher estar grávida, já que o teste deu positivo, mas por outro, esse resultado chegou atrasado, por isso não é tão confiável.

Também existem os casos em que aparece uma linha de evaporação fraca, o que também gera uma série de dúvidas.

Em casos como esse, quando há uma linha de evaporação fraca ou muito tardia, o melhor a se fazer é procurar um médico e realizar o exame de sangue para se ter certeza de que está grávida ou não, ou repetir um novo teste de gravidez.

Nesses casos de muita dúvida, nada melhor do que a palavra de um especialista e resultados mais confiáveis para poder se preparar para o futuro.

teste de gravidez

Resultado Falso no Teste de Gravidez

Como já falamos anteriormente, existem alguns fatores que podem acabar indicando um resultado falso no teste de gravidez. O principal erro que acontece é o chamado “falso positivo”, onde muitas mulheres acabam achando que estão grávidas sem estarem, mas também existem os resultados negativo errados, que acontecem em sua grande maioria quando o teste é feito cedo demais. Alguns dos principais fatores que causam esses erros são:

  • Teste fora da data de validade
  • Gravidez química, quando hormônio beta-HCG é produzido por conta de algum distúrbio do corpo
  • Tumores que liberam hormônios
  • Uso de medicamentos como os de tratamento para a infertilidade
  • Teste feito de forma errada

É importante ressaltar aqui que a eficácia dos testes de gravidez é muito alta e esses resultados falsos são casos raros de acontecer. Todavia, eles existem e é necessário falar sobre eles para que você fique sempre atenta ao que pode ocorrer quando se faz um teste de gravidez.

A linha de evaporação de teste de gravidez serve para confirmar o resultado, mas também existem ocasiões onde ela pode acabar enganando e trazendo um resultado diferente, seja um
falso positivo ou um falso negativo. De qualquer forma, o uso deles não fará nenhum mal e pode te alertar para uma nova fase em sua vida.

O teste de gravidez é com certeza a maneira mais rápida de você saber se está grávida ou não. E apesar de não ser 100% confiável e existirem certas ocasiões onde o teste pode dar um resultado falso, ele ainda é importante para uma mulher ficar em alerta e procurar um médico o quanto antes para saber exatamente como proceder.

A gravidez é um momento único na vida de uma mulher e precisa ser aproveitado desde esse primeiro sinal, pois é um marco na vida de qualquer uma e uma mudança para sempre na forma em como uma mulher encara seu corpo, suas emoções, sua mentalidade e sua vida.

Veja Também: Teste de Gravidez com Vinagre, Funciona?
Foto: JuliaFiedler