Durante a gravidez, são muitas transformações no corpo, pele e cabelo que a mulher precisa encarar devido a variação hormonal que sofre durante a fase gestacional. Dentre essas variações estão as manchas na pele e uma marca na barriga conhecida como linha nigra.

O que é Linha nigra

Sabe aquela marca que divide a barriga ao meio apenas na gravidez? Ela se chama linha nigra ou linha púrpura. A linha nigra é uma marca exclusiva das gestantes assim como outras marcas por exemplo, o cloasma no rosto podem aparecer também durante a gestação. A estimativa é de que de 70 a 90% das gestantes tenham alguma marca da gravidez como linha nigra, cloasma ou mesmo estrias. 

Porque Acontece a Linha Nigra e Manchas no Corpo

As alterações hormonais com certeza é a maior responsável por aparecimentos de “distúrbios” da pele da gestante, alguns casos não é nada demais, mas em outros casos podem se tornar permanentes e levando assim a ex gestante a fazer um tratamento para fazer com que a pele volte ao que era anterior a gestação.

A linha nigra começa a aparecer por volta de 14, 16 semanas e gradativamente com o aparecimento da barriga de grávida. No início é uma sombra que vai escurecendo até ficar à típica linha divisória na barriga da grávida, em algumas gestantes a linha nigra é mais suave, já em outras a linha é bem marcada. A linha nigra também pode aparecer apenas na parte posterior ao umbigo, bem como em toda a extensão abdominal da mulher desde o término da linha torácica até a pelve.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Mas Como Aparece a Linha Nigra na Gravidez?

A linha nigra na gravidez aparece devido ao aumento do estrogênio e também pela distensão abdominal para acomodar o crescimento do útero e do bebê. O estrogênio eleva a produção do hormônio estimulante da melanina (melanócito estimulante), esse hormônio junto a distensão abdominal faz acumular a pigmentação nessa área divisória e ai a linha aparece.

Partes do Corpo que Podem Escurecer

Como na gravidez o aumento de estrogênio e muito elevado e do melanócito também, algumas partes do corpo da mulher também tendem a ficar mais escuras como:

  • Auréolas dos seios
  • Axilas
  • Virilhas
  • Rosto

Cloasma Gravídico

O cloasma gravídico também são manchas da gravidez, mas essas que podem aparecer no rosto da mulher devido também aos níveis hormonais altíssimos, podem dar certas dores de cabeça a mulher após a gravidez. O tratamento deve ser feito após o período de amamentação e sempre por um médico dermatologista com medicamentos que fazem diminuir e até mesmo desaparecer o cloasma gravídico no rosto.

Importante: Durante a gravidez é necessário muitos cuidados com a pele, seja através da hidratação com óleos e hidratantes como pela ingestão de muito líquido e alimentação saudável. 

Quando a Linha Nigra Desaparece

Contrário disso a linha nigra tende a sumir até 12 semanas após o parto e sem ajuda de medicação, somente com a baixa gradativa dos hormônios pós parto. Para ajudar no desaparecimento da linha nigra após a gestação, cremes esfoliantes usados 2x na semana na região podem ajudar a renovação da pele do local e assim fazer com que a linha nigra desapareça com maior facilidade.

Fazer uso de ácido fólico durante a toda a gravidez também é um bom conselho para evitar que a linha nigra perdure por muito tempo após a gravidez. O ácido fólico tem propriedades que podem fazer com que o hormônio melanócito aumente com menor velocidade e menor quantidade.

Fora cloasmas gravídicos as estrias são as queixas mais comuns das mulheres na gravidez, cuidar bem da pele para que fique elástica é sem dúvida o truque mais eficiente quando se trata das marcas mais temidas da gravidez. Mergulhe dentro de um pote de creme anti estrias, hidrate muito bem seu corpo com líquidos e cremes. Linha nigra é a marca mais bonita que uma mulher pode ter no corpo, ela represente a realização de um momento tão esperado por muitas, para mim, linha nigra é a marca do amor!

Aproveitando o espaço, gostaria de contar uma novidade para nossas leitoras gestantes. Eu e a empresa Famivita, pensando nas necessidades nutricionais e também dificuldades das mulheres durante a fase gestacional, desenvolvemos um polivitamínico gestacional completo com todas as vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento fetal com um diferencial das demais vitaminas, o tamanho da cápsula. Como é muito difícil engolir cápsulas e comprimidos durante o período de enjoos e náuseas, que em alguns casos pode se estender por toda gestação, produzimos a vitamina FamiGesta em pequenas cápsulas que são facilmente engolidas, do tamanho de um MM’s. Você pode adquiri-la aqui nossa loja virtual.

Veja mais: Cuidados Com o Corpo – Video

Foto: Karolina van Schrojenste