O corpo de uma mulher é algo bastante complexo e que exige que nós tomemos diversos tipos de cuidados por toda a vida. São tantos os detalhes que temos que nos atentar que muitas mulheres desconhecem alguns deles.

Detalhes que podem fazer a diferença no modo como seu corpo funciona e até mesmo indicar doenças. É o caso da presença de líquido no fundo do saco de Douglas, por exemplo, que muitas não sabem sobre o que se trata. Quer saber o que é, se realmente faz mal e se deve se preocupar ou não? Esse é o assunto do texto de hoje. Mas antes de começarmos, vamos esclarecer o que é o saco de Douglas.

O Que é Saco de Douglas?

Também chamada de saco de Douglas ou bolsa de Douglas, é uma região do corpo humano que está localizada na parte baixa do abdômen, entre o útero e o reto. Muitos imaginam que seja algo exclusivamente das mulheres, mas nos homens o saco de Douglas também existe e fica localizado entre a bexiga e o reto.

Por se tratar de uma área baixa e que fica entre alguns órgãos importantes, muitas vezes pode ocorrer o acúmulo de líquidos, o que pode indicar alguma patologia, mas não necessariamente, sendo necessários alguns exames para confirmar ou não algum tipo de doença.

O exame que indica algum tipo de líquido no saco de Douglas normalmente é o ultrassom transvaginal, que também pode indicar “saco de Douglas livre”, o que significa que não há nada nele e que você não precisa se preocupar.

Quais os Líquidos que podem ser acumulados?

No geral, quando se fala em líquido no fundo do saco de Douglas, existem três tipos possíveis. Eles são:

  • Líquido Exsudato (líquido claro)
  • Sangue
  • Pus

Muitas vezes a presença do líquido exsudato pode ser resultado de alterações hormonais, principalmente vindos do ciclo de menstruação de uma mulher. Nessa época, é comum ter entre um e cinco milímetros de líquido no fundo do saco de Douglas.

Isso significa que nem sempre que há líquido no fundo do saco de Douglas, há a presença de alguma doença. Porém, é necessário ficar atenta principalmente quando é identificado pus ou sangue, pois esses tipos de líquido sim podem indicar alguma alteração mais perigosa no corpo de uma mulher.

A Presença do Líquido Pode indicar uma Doença?

Sim, mas não significa necessariamente que a mulher está doente apenas por conta da presença do líquido. Como já dissemos anteriormente, fatores como edemas ou alterações hormonais comuns às mulheres podem gerar líquido exsudato no fundo do saco de Douglas, o que é bastante comum e normalmente não significa nada.

Na verdade, na grande maioria das vezes a presença de líquido, principalmente desse tipo, não significa nenhuma alteração na saúde de uma mulher. Entretanto, existem sim as exceções e é exatamente por isso que temos que tomar cuidado.

Quando é identificada a presença de líquido além do normal no fundo do saco de Douglas, deve-se tratar o que está causando essa anormalidade e não o líquido em si. Como isso pode ter diversos significados, é necessário que sejam realizados diversos tipos de exames para se ter um diagnóstico preciso.

Quais Doenças podem Causar o Líquido no Fundo do Saco de Douglas?

Como se trata de uma região que fica entre diversos órgãos, uma quantidade anormal de líquido no fundo do saco de Douglas pode indicar muitos tipos de doenças diferentes. Algumas doenças que podem causar esse líquido são:

  • Endometriose
  • Diversos tipos de Tumores
  • Ascite
  • Doença Inflamatória Pélvica

Como já dissemos anteriormente, para que o líquido seja diminuído deve-se tratar diretamente a causa, já que o líquido em si não faz mal à mulher, apenas indica que há algum problema.

Depois de feitos os exames e o diagnóstico certo é dado, a mulher deve fazer o tratamento indicado pelo médico. Algumas dessas doenças são mais comuns e fáceis de serem tratadas, enquanto outras são mais perigosas e exigem uma atenção especial. De qualquer forma, é de extrema importância que os exames sejam feitos e, caso a mulher apresente alguma dessas patologias, que o tratamento seja feito da melhor da maneira para que seu estado de saúde não se agrave ainda mais.

Líquido no Fundo do Saco de Douglas pode Interferir na Gravidez?

Uma dúvida muito comum e muito pertinente de diversas mulheres é a relação desse tipo de líquido e a gravidez. Geralmente não há relação do líquido com a fertilidade da mulher, ou seja, não há conexão direta entre a mulher poder ou não ter um filho por conta da presença do líquido no fundo do saco de Douglas.

Porém, se a mulher está tendo problemas para engravidar e apresenta uma quantidade anormal desse tipo de líquido, é possível que haja alguma alteração em seu corpo que está impedindo a fecundação de acontecer, o que também está causando esse excesso de líquido.

Como pudemos perceber, a presença de líquido no fundo do saco de Douglas não é uma doença, mas pode ser um indicativo de que há algum tipo de normalidade no corpo de uma mulher. Essa é uma das razões da importância de sempre ter os exames em dia.

O corpo da mulher possui diversos detalhes e muitos deles são difíceis de serem percebidos, principalmente quando não damos a devida atenção à nossa saúde. Quando tratamos uma doença em seu estágio inicial, as chances de cura, assim como o tempo para a cura, são muitos maiores. O fundo do saco de Douglas é um exemplo dessa importância, mas existem muitas outras regiões do corpo e muitos outros detalhes que devemos nos atentar.

Veja Também: Câncer de Pele: Principais Causas, Tratamentos e Prevenções
Foto: pxhere