Dúvida de 9 entre 10 mulheres que tiveram relação sexual sem preservativo ou que nem tiveram penetração mas tiveram contato com o esperma, ou que não planejam engravidar e acabaram mantendo relações sexuais mesmo sem a famosa ejaculação, é a gravidez acontecer através do contato com o líquido seminal do homem. Mas o que é o líquido seminal? Como ele pode colaborar para que a gravidez aconteça? Vamos lá…

O pênis é o órgão principal condução para a reprodução masculina, através dele, a produção de espermatozoides e sêmen que acontece na bolsa escrotal e, nas glândulas responsáveis pela produção localizada na glande e na próstata, é expelido através do ato sexual ou de estimulação manual (masturbação). O sêmen produzido fica alojado na bolsa escrotal até que seja estimulado a sair, assim a ejaculação acontece. Porém, para facilitar a relação sexual, com a excitação do homem, um líquido lubrificante é produzido pelo corpo. Este líquido é constituído praticamente 100% de líquido com proteínas derivadas do sêmen, porém, sem os espermatozoides contidos na ejaculação propriamente dita.

O maior índice de preocupação das mulheres e alguns homens que mantiveram a relação sexual sem preservativos ou anticoncepcionais e não querem a gravidez, é sobre esse líquido seminal, uma vez que se ouve muito falar sobre a prática do coito interrompido na hora da relação sexual.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Esta forma de casais se preservarem de uma gravidez indesejada, pode causar muitas preocupações recorrente da relação sem preservativo algum, somente confiando na ejaculação que não acontece dentro do canal cervical (vagina). Teoricamente o líquido seminal por si só não engravidaria, simplesmente em encostar o pênis na vagina com este tipo de lubrificação. Dessa forma não seria um risco muito grande de gravidez. No entanto, há dois pontos a se considerar e esclarecer:

1- O líquido seminal engravida através de uma mini ejaculação: Nem sempre o homem consegue se controlar ou sente a mini ejaculação acontecer. Esses episódios são isolados mas acontecem com qualquer homem devido à excitação e calor do momento. Ele pode soltar jatos bem pequenos de ejaculação com espermatozoides com a pressão da próstata na hora da relação sexual sem que perceba. Este líquido sim pode causar a gravidez! Nem ele nem a companheira notariam essa mini ejaculação uma vez que seria imperceptível se considerarmos a quantidade de muco misturado durante a relação sexual, principalmente após a relação.

2-Podem haver espermatozoides no canal peniano antecedente à relação: como o homem produz essa lubrificação e a mesma sai de dentro do pênis, ela ocasionalmente pode levar o espermatozoide remanescente de ejaculação anterior até a ponta do pênis e na penetração, levar até o interior da mulher. Se a ejaculação anterior tiver pouco tempo o risco aumenta consideravelmente dessa hipótese acontecer.

Se você é tentante, temos uma novidade pra você! Você sabia que existem vitaminas que potencializam a fertilidade de mulheres e homens? A Famivita desenvolveu a vitamina FamiFerti para as mulheres, que além de suprir as necessidades vitamínicas do organismo, fortalecem os óvulos, melhoram a produção do muco fértil facilitando a concepção. E a ViriFerti para os homens, suprimento também as necessidades vitamínicas e fortalecendo os espermatozoides, aumentando sua mobilidade para que cheguem até o óvulo. As duas vitaminas da fertilidade podem ser compradas aqui em nossa loja virtual.

Líquido Seminal Não Engravida, Mas Pode Causar Problemas!

No entanto, é importante lembrar que a mão suja de líquido seminal não causaria a gravidez, mas se for cheia de sêmen recém-ejaculado é possível ocasionar uma gestação. Devemos também considerar que para a gravidez acontecer, a mulher deve estar no seu período fértil. Sem a ovulação em curso é impossível que a gravidez aconteça mesmo com a ejaculação interna. Por isso é importante que a mulher conheça seu ciclo e seu corpo.

Caso não deseje realmente a gravidez, então, se prevenir de formas seguras como a camisinha e anticoncepcionais. Apesar do liquido seminal por si só não engravidar, existe a possibilidade de doenças, as famosas DSTs, são várias que podem ser passadas de uma pessoa para outra em contato sexual através dos líquidos corporais. Como a lubrificação peniana é uma secreção corporal, mesmo sem ejaculação, apenas pelo fato do contato pode levar ou trazer doenças.

Muito cuidado: é válido sempre lembrar que a melhor das consequências em uma relação sem proteção é a gravidez. Camisinha sempre porque quem vê cara não vê coração e nem as doenças que tem ok?!

Veja Também: Como Aumentar a Produção de Esperma?