A lubrificação feminina é um dos pontos principais para o bem estar na hora do sexo. Mas você sabia que esta lubrificação também é muito importante para a fertilidade da mulher e do casal? Por isso, quem quer engravidar é importante manter esse aspecto em constante vigilância.

Podemos dizer, que quanto mais úmida a mulher estiver, mais fértil ela também estará. Mas a lubrificação pode confundir e muito a quem não entende muito bem dos mucos e secreções vaginais.

Você sabia que a lubrificação feminina é diferente no período fértil ou na excitação sexual normal? Elas possuem causas distintas e também ocorrem de formas diferentes. Por exemplo, o muco cervical é independente da excitação sexual. Ele aparecerá durante todo o dia, sem que a mulher tenha desejo sexual em algum momento. Ele é proveniente de estímulos hormonais que o corpo recebe dos órgãos reprodutivos.

Um bom exemplo é o famoso muco hidratante. Este que predomina durante a maior parte do ciclo da mulher. Não é incomum ver relatos sobre esse tipo de lubrificação feminina. Apesar de este ser um muco não muito lubrificante ou escorregadio, ainda sim faz parte de um ciclo que obrigatoriamente a mulher passará.

O estrogênio é o maior responsável pela lubrificação vaginal, a que notamos no período fértil. Este muco é aquele que faz com que identifiquemos o período fértil com facilidade. Quanto mais fino e elástico, maior a fertilidade da mulher.

Esta lubrificação feminina deve ser notada pela mulher que quer engravidar, e principalmente manter relações neste período. Ele é repleto de nutrientes e também tem a textura ideal para acolher os espermatozoides. Quanto mais muco a mulher têm, mais chances ela igualmente tem de engravidar.

Na verdade, a grande diferença entre lubrificação e secreção, é o momento e circunstâncias que elas irão aparecer. O muco cervical é constante, enquanto a lubrificação feminina de excitação é exclusivamente no momento de desejo sexual.

Algumas mulheres possuem certa dificuldade em identificar essa lubrificação, ou até mesmo, por diversos fatores incluindo saúde ou fatores externos, simplesmente não ocorrem, vamos falar sobre isso logo abaixo. Pensando nessas mulheres, na melhora da qualidade da relação sexual e principalmente na facilitação para engravidar, a empresa Famivita desenvolveu um lubrificante vaginal amigo da fertilidade, o FamiGel. O FamiGel imita o muco cervical feminino, e é o único lubrificante no Brasil que pode fazer isso. Várias mulheres já conseguiram engravidar com o uso do lubrificante FamiGel. (adquiri-lo aqui na loja virtual do Trocando Fraldas.

Curiosamente o muco fértil do período de ovulação tem aspecto bem semelhante ao muco de excitação. Por isso é comum acontecer alguma confusão da parte da mulher. Estar molhada pode significar apenas que em algum momento houve um estimulo das glândulas sexuais para produção do muco lubrificante para o sexo. Enquanto o muco de ovulação é produzido pela presença do estrogênio, o muco de excitação é estimulado por outro hormônio.

Desta vez o responsável pelo muco é a testosterona. Esse que fará com que toda lubrificação seja estimulada pelas glândulas sexuais. Enquanto o muco do período fértil começa gelatinoso e vai afinando durante o período, o muco de lubrificação vaginal para o sexo está instantaneamente mais fino e aparece apenas no momento do sexo.

Também vale lembrar que a ejaculação do homem pode confundir! Horas depois da relação sexual com ejaculação interna, este sêmen pode ter aspecto bem parecido com o da ovulação e tornar ainda mais confusa a situação. Temos que lembrar sempre que existem esses poréns e não se alegrar ou se preocupar com qualquer secreção que se notar na calcinha ou quando passar o papel higiênico na região íntima.

Lubrificante Para Engravidar – Quais os Melhores e Como Usar?

Como já citamos acima, infelizmente nem todo organismo funciona de acordo como deveria. Algumas mulheres tem dificuldade de notar o muco de ovulação e também não tem muito muco de excitação. Isso dificultaria a relação sexual e pode deixa-la dolorosa.

Fora que, além da falta de prazer sexual que dificulta os treinos, a falta do muco não ajuda os espermatozoides a chegarem no óvulo com tanta facilidade!

Mulheres que têm dificuldade de fabricação deste muco natural para a relação sexual podem recorrer a lubrificantes que não são ideais para a finalidade de engravidar. Por isso é importante esclarecer, nem todo lubrificante à venda nas farmácias são os ideais para quem quer engravidar, já que alguns possuem em sua composição espermicida.

Para essa finalidade existem alguns apropriados como o Pre-seed, Conceive Plus, Yes Baby e o FamiGel que é o único desenvolvido aqui no Brasil, pela empresa FamiVita.

Esses lubrificantes amigos da fertilidade são desenvolvidos sempre a base de água, magnésio, e com PH equilibrado para otimizar a sobrevivência do espermatozoide dentro do corpo da mulher.

Esses géis e lubrificantes para engravidar, também favorecem a chegada mais rápida do esperma junto ao óvulo. Para quem deseja engravidar é uma ótima escolha. A aplicação do lubrificante para engravidar deve acontecer até 30 minutos antes da relação sexual. Normalmente esses géis quando em temperatura semelhante ao organismo da mulher, tem maior eficácia.

Os géis amigos ou lubrificantes para engravidar, devem ser visto como um investimento. Custam em média de R$99 a 250 em algumas lojas. Os valores não são tão acessíveis, mas certamente será um ótimo aliado.

Resumindo: se você quer investir na sua fertilidade e apostar todas as moedas, vale à pena investir. Caso contrário, os lubrificantes da farmácia fazem muito bem o papel da lubrificação feminina, porém não ajudam a engravidar. Você pode adquirir aqui o seu FamiGel, na loja virtual do Trocando Fraldas.

Vale lembrar, que o FamiGel deve ser utilizado durante seus dias férteis, caso contrário, ele não surtirá efeito. Para certificar-se que está no seu período fértil, utilize testes de ovulação para monitorar. Você também encontra aqui na nossa loja virtual.

Veja também: Quando Acontece o Período de Ovulação?

Foto: Acervo Pessoal