Quando falamos de lubrificantes, logo relacionamos ao aumento do prazer do casal, já que servem para dar uma lubrificação melhor vaginal. Mas, com o passar dos anos e com as diversas pesquisas sobre fertilidade humana, foi confirmada a grande importância da lubrificação para ajudar o casal a engravidar, não simplesmente por aumento de prazer.

Antigamente, lubrificantes bem conhecidos eram comercializados com o intuito de melhora de prazer e por conter espermicida, em ajudar a se prevenir de uma gravidez indesejada. Mas se o intuito é engravidar, sua composição deveria ser feita de uma maneira apropriada para não só manter os espermatozoides vivos, como aumentar a sobrevida deles, proporcionando um ambiente mais propicio para conseguirem chegar com mais facilidade ao óvulo. Foi assim, que nasceu o lubrificante para engravidar ou lubrificante amigo da fertilidade como popularmente é chamado pelos casais tentantes.

O que é o Lubrificante Para Engravidar?

O lubrificante para engravidar, é o produto que pode ser em forma de pomada ou gel, normalmente produzido a base de água e que imita a consistência do muco cervical, que é o muco fértil e apropriado para que a mulher consiga engravidar com maior facilidade. Como são produzidos a base de água, não prejudicam e nem alteram o pH vaginal, que é o principal para que tudo ocorra dentro do esperado.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

A vagina possui um tipo de “sistema de segurança” que tem o nome de flora vaginal. Ela ajuda no combate de bactérias, fungos e infecções que provocam diversos tipos de doença, assim como sintomas incômodos como a coceira e a ardência. Esse sistema de segurança é formado por milhares de micro-organismos que tem o único propósito de impedir a entrada de qualquer combatente estranho. Porém, para que esse sistema de segurança funcione de forma adequada é necessário um ambiente apropriado, com total equilíbrio desses microorganismos. Obviamente não é uma preocupação comum (mas deveria), de como está a saúde da flora vaginal, mas é através do equilíbrio dela que as mulheres conseguem engravidar com maior facilidade e ficar longe de infecções vaginais tão incomodas.

Como Funciona a Flora Vaginal?

Assim como estomago quando recebe alimentos muito ácidos ou gordurosos, ocorre a azia. Isso ocorre devido ao pH desses alimentos que altera as enzimas digestivas, provocando os sintomas. Da mesma forma é o funcionamento da flora vaginal, que é necessário manter o pH natural ácido para combater possíveis intrusos, não permitindo que sobrevivam na área por muito tempo. E aí que entra o uso do lubrificante para engravidar e sua importância nesse processo.

Como o Lubrificante Para Engravidar Ajuda?

Sendo um lubrificante apropriado para a fertilidade, ele será produzido respeitando essa acidez e até mesmo se mantendo o mais próximo possível para equilibrar a flora vaginal, por isso é preparado a base de água. Muitos especialistas apontam que o lubrificante a base de água prejudica a mobilidade dos espermatozoides, por isso, foi produzido com alguns ajustes, para que a consistência do lubrificante fique o mais próximo possível do muco natural da mulher, permitindo que a locomoção até o óvulo seja facilitada. Para as mulheres que sofrem com problema de secura vaginal, o lubrificante para engravidar fará o papel do muco cervical e ajudará os espermatozoides a chegarem com maior facilidade ao útero e como terá um ambiente satisfatório e equilibrado, sobreviverão por mais tempo aumentando as possibilidades de engravidar.

Além do Lubrificante Como Posso Melhorar a Fertilidade?

Além do lubrificante para engravidar, existem outros cuidados, táticas e dicas que podem ser seguidas para aumentar e melhorar a fertilidade, tanto do homem como das mulheres. Vamos listar as principais, e se forem seguidas em parceria com o uso do lubrificante amigo da fertilidade, as chances de engravidar aumentarão muito.

  • Se Alimente de Forma Saudável – A maioria das pessoas nem imaginam, mas a alimentação influencia muito na fertilidade do homem e da mulher. Não só de forma positiva, mas também de forma prejudicial dependendo do excesso de consumo de certos alimentos. Se o foco é engravidar, foque em alimentos coloridos, com sementes, legumes, verduras e frutas, alguns peixes como atum e salmão também dão uma forcinha a mais na fertilidade. Alimentos ricos em vitamina E, zinco, complexo B, selênio e ômega 3, além do ácido fólico que é primordial para fortalecer os óvulos e espermatozoides. No caso dos homens, além de todas as vitaminas citadas, é de extrema importância o consumo de alimentos que proporcionam antioxidantes, que são responsáveis pela melhora na qualidade dos espermatozoides e no aumento de radicais livres, que é o responsável em garantir o homem fértil.
  • Controle Seu Peso – O controle do peso no decorrer da vida, não deve ser levado somente como questão estética, mas sim de saúde. Além dos milhares de problemas que podem ser ocasionados devido ao excesso de peso, assim como estar abaixo do peso ideal, a fertilidade também é afetada. Não é só dificuldade para engravidar, se a mulher consegue engravidar acima do peso, existem riscos de pré-eclâmpsia, hipertensão e diabetes gestacional, além do risco de parto prematuro. No caso dos homens, quando acima do peso, tem maiores chances de produzir espermatozoides de baixa qualidade.
  • Pare de Fumar e Beber – Se tomou a decisão de ter um bebê, agora é a hora de mudar os hábitos e ter uma vida saudável. O cigarro assim como bebidas alcoólicas já faz mal para a saúde de homens e mulheres, quando envolve a fertilidade mais ainda. No caso de mulheres, o consumo de bebidas deve ser suspenso alguns meses antes da decisão de engravidar, já que o álcool permanece no organismo por um período. Engravidar com índices alcoólicos no organismo aumentam o risco de aborto espontâneo, parto prematuro, síndrome alcoólico fetal e até mesmo bebês de baixo peso. Nos homens, o álcool e o tabaco afeta diretamente na fertilidade, reduzindo a qualidade e quantidade do sêmen, abaixa os níveis do hormônio testosterona e provoca disfunção erétil.
  • Reduza a Cafeína – Quando falamos de cafeína, logo pensamos naquele cafezinho preto. Mas a cafeína está presente em outras bebidas como refrigerantes, alguns chás e chocolates também. Não é necessário suspender o consumo, mas reduzir. O consumo em excesso prejudica a fertilidade da mulher, alterando a estimulação ovariana e altera os níveis hormonais. Nos homens, altera a produção dos espermatozoides assim como a qualidade deles, alterando a parte hormonal também.

Se o desejo de aumentar a família e engravidar é o foco, mudanças são necessárias e vale a pena, já que além de fazer bem para a saúde conseguirão conquistar o positivo mais rápido. Procure seu ginecologista, faça exames para verificação da sua saúde e se já estiver tentando a um longo período, converse com seu companheiro para realizar exames também. Após confirmação dos exames, poderá ser indicado o tratamento adequado se for necessário, caso não precise, mudanças de hábitos e alguns truques como o uso de lubrificante para engravidar, testes de ovulação e um acompanhamento de ciclo menstrual em um APP de celular, podem ser as melhores ferramentas para o positivo chegar rápido. Existem vitaminas potencializadoras da fertilidade também, que ajudam na produção de óvulos e fortalecimento uterino e no caso dos homens que ajudam na qualidade dos espermatozoides, aumentando a mobilidade deles.

Com o grande avanço da medicina da fertilidade, o sonho de engravidar vem se tornando cada dia mais próximo de se alcançar. São muitas opções de produtos auxiliadores e tratamentos eficazes para todos os casais, converse com seu ginecologista.

Foto: Prinz-Peter