Com o avanço dos estudos da fertilidade, juntamente das comprovações da medicina, cada dia mais são descobertos novos métodos, tratamentos e formas de ajudar mulheres e homens com dificuldade em engravidar a potencializar sua fertilidade e tornar seu sonho em realidade. Alguns tratamentos de alto custo estão, infelizmente, longe do acesso de grande parte da população. Mas há outros também de fácil acesso e que prometem ser a revolução natural da fertilidade, como é o caso do uso da maca peruana para engravidar. Você já ouviu falar dela?

O que é Maca Peruana?

A maca peruana, que tem o nome científico de lepidium meyenii, é um vegetal crucífero muito comum na região dos Andes no Peru, mas seu principal uso é a raiz. É apontado como o único vegetal que consegue crescer em qualquer altitude, mesmo sob temperaturas severas. Por isso, foi utilizado por muitos milênios como o principal alimento e também remédio para diversos tratamentos entre os peruanos.

Com aparência e formato de uma cabeça de alho ou um nabo, a maca peruana é encontrada na cor roxa, preta ou amarela. Venerada por milhares de anos por seus poderes medicinais, este vegetal vem voltando cada vez com mais força para a atualidade, principalmente pela comunidade que propaga tratamentos e métodos naturais. A sua influência na fertilidade vem sido marcada desde o ano de 1500 quando os espanhóis conquistaram a América do Sul e, ao sofrerem com diversos problemas de saúde, incluindo infertilidade do casal, os nativos do Peru indicaram o uso da maca peruana e observaram resultados evidentes da eficácia.

Benefícios da Maca Peruana

De fato, a ingestão da maca peruana potencializa a fertilidade. Porém, caso você queira dar uma forcinha extra pra sua fertilidade ou se a ingestão da maca peruana não é uma opção para você, recomendamos o uso de vitaminas que, além de suprir as necessidades vitamínicas, ajudam na fertilidade. A FamiFerti é uma vitamina da fertilidade que fortifica os óvulos e ainda deixa o muco cervical mais espesso aumentando as chances da concepção. Você pode adquirir a sua vitamina FamiFerti aqui em nossa loja virtual.

Além de um alimento rico em vitaminas e nutrientes, a raiz da maca peruana é indicada para diversos tratamentos de várias alterações da saúde. Vamos listar e explicar alguns benefícios a seguir.

Equilíbrio Hormonal

Um dos principais efeitos da maca peruana é o de equilíbrio hormonal, já que ele tem efeito de reposição dos hormônios. Nas mulheres, ajuda a equilibrar os níveis de estrogênio e progesterona que são fundamentais para que a mulher consiga engravidar, além de poder afetar diversos outros funcionamentos do corpo. O controle dos níveis hormonais também é importante para manter uma gestação saudável até o fim.

Mulheres que fizeram o uso da maca peruana para engravidar apresentaram um aumento na ovulação e na qualidade do muco fértil. Como sabemos, o muco é essencial para as mulheres que estão tentando engravidar, e uma forma de potencializar a presença de muco e facilitar a concepção é utilizar, também, géis lubrificantes amigos da fertilidade, como o FamiGel , que faz o papel fiel do muco, melhorando a lubrificação vaginal e, ainda, facilitando a chegada dos espermatozoides até o óvulo. Você encontra o FamiGel aqui na nossa loja virtual.

No caso dos homens não é diferente, pois a maca peruana atua no controle dos níveis hormonais. Quando há um descontrole de estrogênio, a fertilidade é diretamente afetada, provocando uma redução na contagem de espermatozoides, menor produção de liquido seminal, disfunção erétil e até alteração na libido. Pesquisas comprovaram que homens que fizeram o uso da maca peruana para engravidar tiveram resultados positivos como melhora da libido e aumento da contagem dos espermatozoides.

Aumento na Libido

Estudos comprovaram que homens que consumiram a maca peruana por um período de 4 meses, apresentaram aumento de libido, assim como melhora na contagem dos espermatozoides e da sua mobilidade. Atuou também no controle da ansiedade, no controle da pressão arterial e equilibrou níveis de ferro no sangue, além de quadros de stress.

Atua no Sistema Endocrinológico

Um dos principais benefícios da maca peruana no organismo é o do controle dos níveis do sistema endocrinológico. Seu efeito ajuda a estimular o funcionamento do hipotálamo e a regular a glândula pituitária que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema hormonal. Com o equilíbrio do sistema endocrinológico, as glândulas da tireoide e responsáveis pelos órgãos sexuais funcionam com maior potencialidade. Por isso, fortalece os ovários e a produção de óvulos e, no caso dos homens, os testículos e os espermatozoides produzidos.

Além dos benefícios citados acima, a maca peruana é rica em antioxidantes, que são essenciais para o fortalecimento da fertilidade masculina, ajudando a equilibrar os níveis de estrogênio no organismo. Atua ainda na melhora da memória, no humor e potencialização da energia de homens e mulheres.

Fontes Nutricionais da Maca Peruana

A maca peruana tem diversos benefícios, dentre eles de fontes nutricionais, já que é um alimento rico em vitamina C, ferro e é uma potencial fonte de fibras e minerais. É, também, rica em proteínas, carboidratos e lipídios.

Como Tomar a Maca Peruana Para Engravidar?

A maca peruana pode ser consumida em diversas formas: em pó, cápsulas ou extrato da raiz. Aqui no Brasil é praticamente impossível encontrar o alimento em raiz. Por isso é muito comum encontrar principalmente nas lojas de produtos naturais em suas demais formas. A mais usada é em pó puro ou em sua forma gelatinizada, onde é retirada completamente o amido da maca, tornando-a mais concentrada e com melhor aderência no organismo.

Em forma gelatinosa é indicada como mais fácil de digerir, além de render mais. Entretanto, em forma de pó pode ser misturada em sucos, vitaminas e, até mesmo, em refeições. Por isso, fica a critério da pessoa em verificar qual a melhor forma de consumir. Já as cápsulas são a sua forma mais prática para consumo diário, já que podem ser tomadas em qualquer lugar e em qualquer horário do dia. Em forma de extrato de maca, pode ser adicionado na água, vitaminas e sucos.

A forma de uso vai depender da forma que você escolhe para tomar e qual o seu foco. Na versão em cápsulas, o recomendado é consumir 2 cápsulas por dia. Para as versões em pó ou extrato, uma colher de 10 gramas ao dia diluído em qualquer líquido ou alimento, caso a intenção for aumentar a libido e controlar os níveis hormonais. Mas se o foco for usar a maca peruana para engravidar, a indicação dobra de quantidade. Para o casal que quer engravidar, o indicado é consumir 4 cápsulas ao dia (2 no período da manhã e 2 no período da tarde) e focando nos treinos de 2 a 3 vezes na semana. O uso da maca peruana irá potencializar os níveis hormonais e a libido.

Posso Ter Efeitos Colaterais com a Maca Peruana?

O consumo da maca peruana vem sido estudado há muitos e muitos anos, e tem seus benefícios comparados como uma erva benéfica à saúde. Exames realizados para avaliação da sua toxicidade não apresentaram nenhuma alteração ou efeito adverso.

Foram observadas em algumas mulheres alterações no ciclo menstrual e incômodos como dores no estômago, mas consideradas comuns devido a ser uma minoria entre muitas que realizaram os testes. O descontrole no ciclo também foi relacionado ao poder da maca peruana em atuar nos níveis hormonais, por isso o sintoma também foi considerado normal.

Foto: Sebastian Freire