Quando pensamos em um bebê prematuro ou com baixo peso automaticamente pensamos naquele pequeno serzinho dentro de uma incubadora, cheio de fios e aparelhos para controlar seus batimentos cardíacos e aquece-lo. Mas o que nem todas as pessoas sabem é que existe outro método de receber, cuidar e ajudar o pequeno bebezinho a se desenvolver da forma esperada, ganhando peso e as medidas que necessita.  Esse método se chama mãe canguru!!

A mãe canguru ou cuidado “contato pele a pele” é uma alternativa que alguns hospitais e maternidades oferecem para que bebês que necessitam de cuidados especiais após o nascimento sintam-se mais protegidos e acalentados nesse momento. O projeto foi criado em 1979 na Colômbia e utilizado pela primeira vez no hospital Instituto Materno Infantil de Bogotá e ganhou esse nome devido à forma de se “guardar” o bebê, lembrando a forma que o canguru cuida de seu filhote. Foi iniciado o uso desse método devido a falta de incubadoras nos hospitais para receber e cuidar da alta demanda de bebês nascidos durante aquele período . Após isso foi observado o quanto benéfico era esse método e foi levado ate os dias atuais.

A maternidade normalmente disponibiliza logo no primeiro momento camisetas ou roupa apropriada para que a mãe possa alojar o seu bebê logo após o nascimento perto de si. Proporcionando maior contato, pele a pele e oferecendo dessa forma mais aconchego para o pequeno bebezinho. Inclusive existem estudos e pesquisas que indicam que os bebês cangurus têm um melhor desenvolvimento e um ganho de peso superior aos que ficam em incubadoras. Além do numero de mortalidade ter caído de forma assustadora após o inicio do método mãe canguru.

O método mãe canguru não tem tempo certo para durar, afinal tudo dependerá da necessidade do bebê e podem durar dias e em alguns casos ate meses. Como é necessário o acolhimento em tempo integral e é o contato com a pele que faz toda a diferença, o pai também pode vir a participar desse momento, intercalando com a mãe inclusive nos momentos que ela precisar tomar banho, se alimentar ou ate mesmo descansar um pouco. Já que durante esse período a mãe deve se adaptar a uma nova rotina, inclusive na hora de dormir. Utilizando da postura quase sentada para que o bebê fique bem acomodado e não corra perigo caso regurgite dormindo.

Quais são os Benefícios do Mãe Canguru?

O mãe canguru proporciona diversos benefícios para o bebê. Primeiramente o contato direto com a pele e o calor da mãe desde o primeiro momento de vida oferece conforto e segurança e dando a sensação de continuidade no desenvolvimento intrauterino. O método ajuda a controlar a temperatura, melhorar a oxigenação sanguínea do bebê e seus batimentos cardíacos. O bebê prematuro ou com baixo peso tem uma dificuldade respiratória que deve ser observada constantemente. Em alguns momentos eles podem “esquecer” de respirar, e o fato de estar próximo da mãe e sentir a sua respiração o auxilia a fazer o mesmo movimento. Outros benefícios são:

  • Estimula o vinculo mãe e filho
  • Diminui as chances de infecção hospitalar
  • Diminui os dias de internação hospitalar
  • Aumenta a confiança

O bebê que fica no método mãe canguru recebe através da temperatura da mãe o aquecimento necessário para sobreviver. A posição canguru auxilia melhor respiração para o bebê e o mantem protegido para não se engasgar. Lembrando que a alimentação recomendada e melhor para o seu desenvolvimento mais ágil é o aleitamento materno. Um bom acompanhamento com especialistas da área e muito amor e carinho, logo seu bebê poderá iniciar sua vida normal e rotineira, esbanjando saúde e se desenvolvendo de forma adequada.

Veja também: Relato de Parto Luciana – Dois Partos Prematuros Duas Vitórias

Fotos: Pan American Health Org