Ando de cabelos em pé! Sério, não pensei que seria tão difícil lidar com idades diferentes e tanta energia que emana delas! Crianças, bebê, casa, cachorro, trabalho… ufa! Como lidar com tantas responsabilidades e ao mesmo tempo fazer tudo com dedicação e carinho? As mulheres tem (graças a Deus) a habilidade de fazer milhares de coisas ao mesmo tempo! No mesmo momento que prepara a refeição dos filhos, separando briga dos pequenos, monitorando o trabalho e também recebendo ligação do marido para resolver algum problema de casa ou do trabalho dele. Sim, essa sou eu! Mas sei que milhares e milhares de donas de casa, mãe e esposas passam a mesma situação que a minha e garanto que se saem tão bem como eu!

Há dias em que a bateria acaba afinal, somos de carne e osso. Mas por mais difícil que a rotina possa parecer, acaba sendo gratificante poder cuidar com zelo e amor das coisas para minha família. Enfim chega a hora de dormir e eis que estão todos elétricos! Felizmente mamãe dorme até um pouco mais tarde (crianças todas estudando à tarde) e consegue aguentar um pouco mais de tempo para que as crianças sintam cansaço e queiram desmontar na cama. Por volta das 23 horas, enfim cansadas e esgotadas de tanto brincarem e se divertirem com o papai ou das atividades da escola. Porém, confesso que está um pouco fora do horário estipulado por mim para que tenham um sono saudável.

Como Ter um Caos Organizado?

Como me organizar então no meio dessa rotina? Como ter tempo para tudo que é necessário? Será que eu vou conseguir? São questões que já foram muito constantes e ainda aparecem em certos momentos, mas sabe? Deixo que o meu instinto me guie e tento seguir ao menos um mínimo para que o dia a dia não se torne um caos!

Faço da minha rotina um prazer: Claro que ninguém gosta de enfrentar uma pia de louça suja, mas faço com um mínimo de boa vontade. Cozinhar é para muitos um prazer, mas se para você não for, tente deixar a tarefa menos enfadonha e um tanto mais facilitada como cozinhar feijão e congelar em potinhos para que sempre tenha pronto e não precise cozinhar com tanta frequência. Ou até mesmo tirar um dia para deixar algumas coisas prontas e congeladas como lasanhas e carnes. São pequenos detalhes que no dia a dia, no corre corre pode fazer muita diferença.

Para discípulos de Super Nanny como eu, vale a pena seguir alguns de seus conselhos como delegar alguns afazeres suaves para que as crianças além de aprender a ter responsabilidades, possam aprender a fazer pequenas coisas como arrumar o quarto, juntar os brinquedos, dobrar seus uniformes etc.  Marido nem sempre tem o mesmo ânimo e jeito para lidar com as situações como eu, mas ele tenta como e o quanto pode (às vezes). Acho muito importante meus filhos verem que o pai também se envolve nas atividades da casa e nos cuidados com eles. Meu marido por exemplo da um banho na Mel como ninguém! Ela adora pois ele brinca muito com ela, e claro acaba que ambos se divertem.

Não é fácil se organizar, nem tudo são flores, ter uma rotina é o ideal para a educação das crianças e tranquilidade das mamães e papais. É importante também ter calma juntamente com paciência. Essa é uma receita muito recomendada e usada aqui em casa. Um dia sei que tudo isso vai deixar muita saudade e no final é até engraçado certas situações. Mamãe à beira de um ataque de nervos sim, mas com muito amor, carinho e dedicação!

Veja também: A Chegada do Irmão Mais Novo – Vídeo Minhas Experiências

Fotos: Conversa de menina, kanguru baby e kawabanga