A chegada do recém nascido em casa é uma festa, mas também é um momento de adaptação de ambos os lados, tanto da mãe com a nova rotina e um novo ritmo quanto o bebê na nova condição fora do útero.

Às vezes a mamãe de primeira viagem ou não precisa de algumas diquinhas para poder ficar mais segura e então saber como cuidar de um bebê da melhor forma possível sem sustos.

Nesse capítulo vamos ver as posições que o bebê pode ficar na hora de dormir e sobre o soluço, mas se você também quer saber como cortar a unha do bebê ou como colocar a roupa no seu bebê veja aqui o primeiro post da série Como cuidar de um bebê.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes (Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Conhecer FamiGel!

Como Cuidar de Um Bebê – Soluço

Soluço… nada mais comum em um bebê. Mas você sabe o porque ele acontece? Soluço tem haver com a quantidade de ar que o bebê engole e as contrações do diafragma que ainda imaturo pode ser facilmente irritado pelo leite da mamada.

Os antigos diziam que se colocar uma fitinha ou bolinha vermelha na testa do bebê o soluço acaba (e quem não?), mas nem sempre é eficaz, na realidade é mais uma superstição.

O que Fazer em Caso de Soluço

O ideal a fazer quando um bebê está com soluço e coloca-lo mais inclinado no colo ou cadeirinha, porque assim pode facilitar a saída do ar que o está fazendo soluçar. Colocar o bebê para arrotar diminui muito a chance de soluço e também as chances de ele se engasgar.

Outra situação também que pode fazer o bebê soluçar é o frio então evitar que o bebê perca calor é o ideal, mas caso isso aconteça, basta aquecer bem o bebê e amamentar mais alguns minutos.

Vídeo Explicativo

Bebês com Refluxo

Bebês que tem refluxo tem uma tendência maior a soluçar e mais. Há bebês que soluçam até mais de 3 vezes ao dia e mesmo assim é considerado normal. O soluço só atrapalha e passa a incomodar quando afeta o crescimento do bebê e ele passa a não se alimentar e dormir como deveria.

Caso você sinta que o bebê soluça muito, o ideal é lavar ao pediatra e relatar. Então resumindo como cuidar de um bebê na hora do soluço: Eleve o bebê em um ângulo de 60 graus a fim de facilitar a eliminação do ar que está incomodando o diafragma e também para que facilite a descida do leite para o estômago.

Posições Para Bebê Dormir

Algumas mamães ficam na dúvida de como colocar o bebê para dormir no berço ou Moisés. Várias coisas já foram ditas mas por indicação do pediatra eu sempre colocava o bebê para dormir de lado.

Alguns estudos recentes também disseram que a melhor forma de colocar o bebê para dormir seria de barriga para cima, porém há o risco de engasgamento com o leite caso haja refluxo.

O ideal mesmo é não deixar o bebê dormir de bruços, por mais que ele tenha preferência por essa posição, o risco de sufocamento é muito grande por que ele respira o mesmo ar que expira e esse ar é pobre em oxigênio.

Sempre fui orientada a colocar o bebê de lado e bem apoiado para não virar de bruços. Enquanto seu bebê não consegue se virar sozinho no berço, deve se deixa-lo de lado ou de barriga para cima, claro mamães e papais sempre atentos após as mamadas.

Sempre lembrando que tanto em caso de soluços, ou antes, de dormir o bebê deve arrotar e se por acaso você não tiver certeza de que ele arrotou permaneça atenta e com ele no colo por mais algum tempo, não custa nada prevenir. =)

Até a próxima!

Veja também: Como dar banho em recém nascido – 3 formas diferentes.

Foto: Etolane

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Soluço tem haver com a quantidade de ar que o bebê engole e as contrações do diafragma que ainda imaturo pode ser facilmente irritado pelo leite da mamada.
  2. O ideal a fazer quando um bebê está com soluço e coloca-lo mais inclinado no colo ou cadeirinha, porque assim pode facilitar a saída do ar que o está fazendo soluçar.
  3. Bebês que tem refluxo tem uma tendência maior a soluçar e mais. Há bebês que soluçam até mais de 3 vezes ao dia e mesmo assim é considerado normal.
  4. O ideal mesmo é não deixar o bebê dormir de bruços, por mais que ele tenha preferência por essa posição, o risco de sufocamento é muito grande.
  5. Sempre lembrando que tanto em caso de soluços, ou antes, de dormir o bebê deve arrotar.