Sempre ouço dizerem por aí, “que bom seria se o bebê viesse com manual”! É verdade, então que tal um manual básico de como cuidar de um bebê recém nascido? Sabe trocar as roupas do bebê? Como fazer na hora do soluço? São coisas simples que podem tirar o sono de mamães de primeira viagem então essa série pode ajudar e muito na hora do aperto em casa. Pode até parecer coisas óbvias, mas temos que pensar que existem muitas mamães que ficam apavoradas porque nunca cuidaram de um recém nascido antes. Como cuidar de um bebê… que tal começarmos com coisas simples como vestir e cortar as unhas do bebê? Então vamos lá!

Como cuidar de um bebê – Vestir a roupa

Tudo bem que na maternidade eles dão uma verdadeira aula, mas mesmo assim algumas mamães ainda sentem dúvidas de como cuidar de um bebê. Mas eu mesmo tendo uma experiência grande com cuidados me enrolava com os recém nascidos então aprendi a tirar e colocar as roupas no bebê de uma forma que não tem erro e nem perigo de machucar. Você sabe como vestir um recém-nascido? O recém-nascido merece uma atenção especial na hora de vestir, pois ele é muito molinho e vestir pode se tornar uma missão difícil pelo medo de quebrar o bebê. O cuidado que se deve tomar na hora de vestir realmente é com os dedinhos da mão e do pezinho para não ficarem dobrados e para isso enrugar as mangas puxando o lado avesso e puxando a mão do bebê com puxando delicadamente pelo punho pra cima dessa forma do vídeo abaixo.

Fazendo isso facilita e não tem perigo de deixar o dedinho do bebê para traz na hora de colocar a manga da roupa. Com os pés é a mesma coisa com as meias para não deixar o dedinho de fora da meia. E na cabeça procure esticar com as mãos a parte de entrada da cabeça para não apertar e causar desconforto no bebê. Para facilitar na hora do banho e na hora de trocar a roupa do bebê deve-se separar todas as peças que serão usadas antes de começar a trocar o bebê.

Roupas que tenham botões na frente como macacões e alguns bodies facilitam, evite peças que tenham botões atrás porque essas peças podem dificultar ainda mais na hora de vestir o bebê. Evite também peças que tenham fitas próximo ao pescoço do bebê como o pagão, essas fitas podem enforcar o bebê. Para tirar acho que é bem mais fácil, mas ainda exigem alguns cuidados para não machucar. Cuidado ao puxar a roupa na hora de passar pela cabeça e cuidado na hora de tirar as mangas para não entortar o braço do bebê.

Como cuidar de um bebê – Cortar as unhas

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

Tem muitas mamães que gostam de cortar com tesourinhas e existem tesourinhas que podem ajudar na hora do corte de unhas pois ela tem a ponta arredondada. Mas eu particularmente gosto muito de cortar com cortador, acho mais preciso mas você pode se adaptar conforme a sua necessidade. Também existem cortadores com lupa e basta tomar cuidado com a pontinha do dedo do bebê para não “beliscar” com o cortador de unha. Tente fazer o procedimento do corte das unhas em um lugar claro e enquanto o bebê dorme, assim evita que ele puxe a mão e acabe se machucando.

Um truque que eu aprendi quando tinha bebê era assoprar a unha do recém nascido. Assoprar? sim, a unha deles é tão fininha que quebra com o assopro da mamãe e enquanto a mamãe amamenta, pode-se assoprar mesmo a unha do bebê uma por uma. Assim a unha quebra ou rasga por inteiro sem deixar pontas finas para machucar o bebê e é uma excelente saída para dedos tão pequenos e uhas menores ainda. Sugestões são sempre bem vindas então não deixe de dar a sua! Espero que tenham gostado das dicas de como cuidar de um bebê.

Veja também: Como dar Banho em Recém nascido

Foto: Acervo Pessoal