Fertilidade é um assunto que preocupa muitas mulheres e homens no mundo inteiro. São diversas as causas de problemas na fertilidade e o tipo de tratamento varia de pessoa para pessoa, dependendo do problema que ela tiver.

Engravidar é o sonho de muitas mulheres e, por isso, muitas acabam recorrendo também a métodos naturais, que independem dos tratamentos convencionais e podem ajudar na fertilidade.

E um dos mais conhecidos é a massagem da fertilidade, mas será que ela realmente funciona? Existem riscos ou contraindicações? É sobre esse tema que o texto de hoje irá tratar. Mas antes, precisamos compreender o que causa a infertilidade em mulheres.

Principais Causas da Infertilidade?

Quando um casal tenta engravidar, é bastante comum que não obtenham resultados nas primeiras tentativas. Quando muitas delas não dão certo, pode ser hora de procurar um médico para saber se há algum problema de infertilidade.

Se há, normalmente há 30% de chances de ser feminina, 30% de chances de ser masculina e 20% de chances de ser um problema com ambos. Ou seja, há grandes chances de a mulher ser infértil e até por isso, alternativas como a massagem da fertilidade são buscadas.

Quando falamos de infertilidade feminina, podemos algumas causas para isso ocorre. Iremos explicar mais profundamente sobre 4 das principais delas para que você possa entender melhor. Elas são:

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Endometriose

É uma das causas de infertilidade feminina mais conhecidas. É uma doença que ocorre porque o endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, acaba crescendo em outras regiões do corpo, gerando diversos problemas. Em cerca de 50% dos casos de endometriose, uma mulher vai ter problemas para engravidar, o que é considerado um número alto.

Mioma Uterino

Miomas são tumores benignos que crescem dentro do útero de uma mulher. Eles são bastante frequentes, principalmente entre as mulheres de 30 a 50 anos. Os miomas nem sempre causam infertilidade, mas mesmo assim são a terceira maior causa no mundo. Ela ocorre normalmente quando os miomas ficam “grudados” na parte interna do útero, fazendo com que a mulher não possa engravidar.

Alterações na Ovulação

Toda vez que o corpo feminino sofre alterações na ovulação, a mulher pode corre o risco de não estar fértil. São diversas as causas dessas alterações, que vão desde problemas hormonais mais comuns até estresse e ansiedade. Tratamentos com medicamentos normalmente ajudam nesse tipo de situação.

Causas Genéticas

Fatores genéticos podem ser determinantes para alguns casais não conseguirem ter filhos, ainda mais quando se trata de casais mais velhos. Determinados distúrbios podem também fazer parte da genética da mulher e agravar as dificuldades de ela engravidar.

Poderíamos citar outros fatores também, como a idade, a obesidade, cigarros, entre outras coisas. Mas consideramos esses 4 essenciais para você entender sobre o assunto. Agora que já falamos sobre o que é a infertilidade e quais são as suas principais causas nas mulheres, podem falar finalmente sobre a massagem da fertilidade e seus benefícios para esse tipo de problema.

Como Funciona a Massagem da Fertilidade?

Ela é um tipo de massagem oriunda de uma prática chinesa chamada CNT (Chi Nei Tsang), que por muito tempo foi usada para eliminar energias negativas, com uma união entre mente, espírito, corpo e alma.

Esse tipo de massagem foi integrado e adaptado para usar como uma forma alternativa de tratamento de infertilidade em mulheres. Esse tratamento consiste, basicamente, em exercícios feitos com a mãe em cima da barriga durante 30 minutos todos os dias.

Os resultados não aparecem de uma hora para a outra, sendo necessários até vários meses de massagens diárias para que eles apareçam.

Há Evidência Científica da Massagem da Fertilidade?

Talvez essa seja a principal questão sobre esse tipo de tratamento alternativo. Aliás, como o próprio nome diz, é alternativo, ou seja, não podemos afirmar que existem evidências científicas de que a massagem realmente funciona.

Mas mesmo que essas evidências não existam, muitas mulheres continuam fazendo e alguns resultados aparecem, principalmente por conta do alívio psicológico que ela traz em uma mulher, já que ansiedade e estresse, como já falamos anteriormente, também podem causar infertilidade em mulheres.

Como a Massagem Pode Ajudar?

Além do alívio psicológico, que é o principal fator que ajuda mulheres a engravidar, a massagem também pode trazer uma série de outros benefícios para o corpo feminino. Entre elas estão:

  • Melhora no fluxo menstrual
  • Reduz cólicas
  • Ajuda na regulação do ciclo menstrual
  • Possibilita melhora na vida sexual
  • Auxilia na ovulação

Como já dissemos anteriormente, não é possível afirmar cientificamente que esses benefícios são resultados diretos da massagem, mas como ela traz diversos benefícios psicológicos também, o corpo pode acabar sendo ajudado.

Indicações da Massagem da Fertilidade

Toda mulher que está tentando engravidar pode recorrer a esse tipo de tratamento, mas a maior indicação é feita para aquelas que sofrem com problemas como ansiedade e estresse, já que o alívio para eles é o maior benefício que a massagem da fertilidade pode trazer.

É sempre importante manter o médico informado sobre os tratamentos alternativos que você está fazendo para saber se há algum risco ou não para você.

Há contraindicações?

Não existe nenhuma contraindicação para a massagem da fertilidade, ou seja, se ela não trouxer nenhum benefício, também não vai fazer nenhum mal para a mulher. O que se deve tomar cuidado é com o uso de alguns tipos de óleos, pois existem produtos contraindicados para quando uma mulher está grávida.

E já que muitas mulheres que fazem esse tipo de tratamento alternativo estão tentando engravidar, é comum que muitas acabem conseguindo no meio desse processo, por isso é necessário prestar atenção com os produtos que estão sendo usados para que não ocorra nenhum problema com a gravidez.

A massagem da fertilidade é uma alternativa para mulheres que buscam uma forma natural de conseguirem engravidar sem correr muitos riscos. É claro que, antes de começar a realizar esse processo, deve-se saber exatamente os motivos pelos quais você não está conseguindo engravidar, pois só dessa forma você vai saber se a massagem realmente poderá te ajudar ou não.

Em muitos casos, essa é uma alternativa que traz benefícios, mas existem outros em que ela não pode ajudar. Conversar com um médico é sempre a melhor opção para você entender o que está acontecendo com seu corpo e o que é possível fazer ou não, pois assim você vai saber como não exagerar ou tomar medidas erradas que podem acabar prejudicando sua saúde.

Lembre-se: Sempre há um jeito de resolver seus problemas, mesmo que não seja da forma como você espera, por isso mantenha a cabeça no lugar e não tente fazer nada que possa prejudicar sua saúde.

Veja Também: Alimentos para Fertilidade
Foto: silviarita