Manter o equilíbrio em seu corpo é essencial para que você evite problemas de saúde e viva tranquilamente. Essa afirmação é verdadeira para qualquer fase de nossas vidas, mas quando se trata de um período de gravidez, ela deve ser levada ainda mais a sério. É por isso que tantas mulheres apostam nos suplementos vitamínicos para ter uma gestação mais segura e livre de problemas. Mas até que ponto esses suplementos fazem bem? Será que não existem efeitos colaterais? Como ter certeza de qual é o suplemento certo para cada caso? Vamos falar hoje sobre o Materna e, além de responder todas essas questões, também falaremos sobre suas vantagens e desvantagens. Quer saber mais? É só ler nosso texto de hoje até o fim e descobrir!

O que é o Materna?

O Materna é um suplemento vitamínico lançado pela Nestlé em parceria com a Pfizer e, como o próprio nome sugere, busca suprir todas as principais necessidades de vitaminais e minerais que uma gestante precisa. Esse produto não é exatamente uma novidade no mercado, mas sua mais recente versão, com novas tecnologias e ainda mais cuidado na escolha e dosagem das vitaminas e minerais é de 2018 e chegou ao mercado para ser uma das principais opções tanto das gestantes quanto dos médicos que a podem receitar.

A ideia de criar o Materna é fazer com que a mulher não altere radicalmente seu estilo de vida por conta da gravidez. Essa pode até ser uma boa ideia, tendo em vista que diversas obrigações como estudos e trabalho não podem ser abandonadas de uma hora para outra. Por outro lado, é inevitável que grandes mudanças ocorram nesse período, mas isso não significa que um suplemento desse tipo não pode ajudar, pelo contrário. Iremos falar a seguir para que ele serve e como o Materna pode ser positivo na vida de muitas gestantes.

Para que serve o Materna?

Quando uma mulher engravida, as necessidades vitamínicas de seu corpo inevitavelmente aumentam. E apesar de a alimentação poder cumprir todas as funções necessárias, um suplemento vitamínico pode ser uma opção muito interessante, principalmente para aquelas que já possuem alguma defasagem de algum tipo de vitamina. Portanto, o Materna serve, basicamente, para suprir essa necessidade maior e natural de vitaminas que o corpo de uma gestante possui.

ATENÇÃO: Apesar de existirem diversos efeitos positivos vindos do Materna, é imprescindível que você consulte um médico antes de tomar esse suplemento. Essa é a única maneira de se ter certeza de que o produto não afetará negativamente você nem o seu bebê.

Para quem é indicado o Materna?

O público-alvo, por assim dizer, do Materna são as gestantes. É principalmente para elas que todas essas vitaminais e minerais são pensadas e dosadas através de uma tecnologia cada vez mais avançada para que os efeitos em seu corpo ocorram apenas de maneira positiva e para que os efeitos colaterais não ocorram, ou pelo menos sejam mais amenos quando existirem.

Apesar de serem muito conhecido por ser um suplemento vitamínico para gestantes, o uso do Materna por lactantes tem sido cada vez mais comum. E é muito simples de entender o porquê, já que as mulheres que estão amamentando também precisam de mais vitaminas e minerais para que possam alimentar seus bebês da melhor forma possível.

E além desses casos, o Materna também pode ser utilizado em momentos de atividade fisiológica mais intensos, como a menopausa ou quando uma mulher possui algum problema hormonal, por exemplo. É claro que, assim como em outros casos, o Materna só deve ser ingerido depois de ter sido recomendado por um médico.

mulher amamentando

Composição do Materna

Os elementos que compõem o Materna são:

  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitamina B12
  • Vitamina D
  • Vitamina B6
  • Ácido Fólico
  • Biotina
  • Niacina
  • Riboflavina
  • Tiamina
  • Vitamina E
  • Iodo
  • Cálcio
  • Cromo
  • Cobre
  • Ferro
  • Magnésio
  • Manganês
  • Molibdênio
  • Selênio
  • Zinco

Como você pôde perceber, trata-se de um suplemento que contém muitos elementos e que realmente pode te ajudar a se sentir mais disposta e mais saudável no dia a dia. Vale ressaltar que o Materna não contém grandes quantidades de carboidrato, gorduras trans e nem fibra alimentar ou sódio.

Experiências de usuárias

O Materna é um produto bastante popular e usado por milhares de mulheres em todo o Brasil. Por essa razão, acreditamos que é importante ler relatos de quem já utilizou ou utiliza esse produto para que você tenha uma noção ainda maior de como ele funciona na prática.

A usuária Poetess, do fórum sobre maternidade Babycenter, relata que gosta muito desse polivitaminico-mineral e que, desde que começou a tomar, não ficou gripada nem uma vez. Segundo ela, antes todos os meses ela ficava doente por conta da baixa imunidade. A usuparia sas2samy também conta algo parecido, dizendo que não teve nenhum tipo de enjoo e que tomar o Materna acabou aumentando muito seu apetite.

Ainda no fórum Babycenter, a usuária Jfeliciani diz que substituiu o ácido fólico pelo Materna e que sua ginecologista recomendou que ela continue tomando no pós-parto também.

Ler e entender todos esses relatos, é uma forma muito interessante de ter uma proximidade maior com o produto. Dessa forma, você pode levantar questões com o seu médico quando for o visitar e entender se esse realmente é o suplemento certo para você ou não.

Onde encontrar o Materna?

Se você deseja comprar o Materna, com certeza não encontrará grandes dificuldades. Além de ser fruto de uma parceria de duas grandes marcas, ele é também um dos mais conhecidos suplementos vitamínicos para gestantes e lactantes. Em farmácias, o Materna normalmente se encontra na sessão de suplementos, ao lado de outras vitaminas e de produtos para gestantes. Seu preço pode variar de acordo com sua região, mas normalmente está entre R$ 45,00 e R$ 55,00. Tanto em farmácias físicas quanto em lojas virtuais, você encontrará uma versão do suplemento que conta com 30 comprimidos.

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre o que é o Materna, para que ele serve, para quem é indicado e até mesmo os possíveis efeitos colaterais desse suplemento, fica mais fácil de entender se ele deve ou não ser tomado em seu caso. Ainda assim, a opinião de um médico é essencial para que você não tenha nenhuma dúvida sobre a ingestão desse produto e tenha certeza de que ele fará apenas bem tanto para você quanto para seu bebê. Afinal, o grande objetivo de toda gestante é fazer com que o momento do nascimento seja o mais especial possível, pois ele é apenas o início de uma vida inteira.