A gravidez é o sonho de muitas mulheres e muitas se preocupam, também, com o pós parto. Um fato real é que, após o parto, todas as preocupações principais irão se concentrar no bebê. É normal que os cuidados com o recém nascido tomem todo o tempo da nossa atenção e que os cuidados com o nosso corpo sejam deixados para segundo plano.

Aliás, já mesmo durante a gravidez, há algumas preocupações em relação ao peso da gestante e, no pós parto, essa dúvida recai sobre como voltar ao peso de antes da gravidez.

mulher grávida

É necessário saber que a maternidade pode deixar marcas, como uma estria ali ou acolá, uma gordurinha, uma cicatriz. E que essas marcas podem afetar de formas diferentes a autoestima das mulheres. Aliás, essa é uma preocupação daquelas mulheres que estão em dúvida se querem ou não ter filhos no futuro: “Será que meu corpo vai voltar ao normal?”, “Será que vou ficar toda flácida?”

Bom, é completamente normal ter esse tipo de dúvidas! Afinal, o nosso corpo faz parte da nossa imagem pessoal e queremos cuidar dele. Manter a autoestima no dia a dia não é uma das tarefas mais fáceis! Antes mesmo de ficarmos grávidas, nós, mulheres, já temos nossas preocupações e “neuras” com o nosso corpo e nossas atitudes. Imagine, então, após ter um filho!

Para lidar de uma forma mais saudável com todas as mudanças que ocorrem no puerpério, é importante lembrar que muitas vezes o corpo precisa de um tempo para que ele se recomponha de todas as mudanças que ocorreram durante a fase de gravidez.

Além disso, para retomar a autoestima, é importante que você dedique alguns minutos do dia para você, nem que seja para não fazer nada! É claro que aí entra o apoio do parceiro e da família no auxílio dos cuidados com a criança. Mas é importante que você encontre um tempo para se dedicar a si mesma, tomar um café, um banho relaxante, sair com suas amigas, e por aí vai.

Se você gostava de pintar ou de ler antes de engravidar, por que não voltar a fazer esses antigos hábitos? É possível, também, iniciar novos hobbies e aprender novas coisas nessa fase, o que te irá fazer “mudar de ares” um pouco e se voltar, também, para outras atividades.

Você também pode voltar à sua rotina de autocuidado aos poucos. Que tal tirar um dia para fazer uma hidratação no cabelo, uma maquiagem ou então uma limpeza de pele? Até mesmo em casa é possível fazer isso e você poderá perceber que tais atitudes te farão admirar a si mesma mais ainda.

Iniciar ou voltar a fazer atividades físicas também é importantíssimo nessa fase. Hoje em dia, é possível encontrar vídeos na internet e até mesmo ter tutorias online para realizar atividades em casa. Por isso, escolha uma atividade que te dê prazer e invista na sua saúde! Você verá que isso trará muitos resultados positivos, além de te proporcionar maior energia.

A maternidade não significa se privar para sempre dos cuidados com seu corpo e sua autoestima! Retomar aos poucos os seus hábitos e, também, iniciar novas atividades irão permitir que você se reconecte novamente com o seu corpo, proporcionando mais autoconhecimento e possibilidades de crescimento.