Quando nos tornamos mãe, além de todas as transformações que o corpo passa, nova rotina, hábitos e sonhos mudam completamente. Tudo se inicia na gravidez, na mudança do corpo, do tamanho dos seios e da barriga, além da mudança do psicológico que acontece naturalmente. Que a maternidade é transformadora para uma mulher, todos sabemos, mas será que a maternidade envelhece a gente?

Com o nascimento do bebê, noites mal dormidas, alguns cuidados (se não forem todos) ficam de lado por um tempo, que pode ser bem longo. O salão de cabelereiro e as compras no shopping ficam em última opção e a vaidade acaba sendo deixada de lado de forma inevitável.

Não estamos dizendo que isso é o correto a se fazer, pelo contrário, mas realmente é o que acontece quando a maternidade chega. Já parou para reparar como uma jovem mulher de 19/20 anos muda seu semblante após ter um bebê? Essas são as mudanças da maternidade, o amadurecimento da mulher.


Depois do parto, o corpo da mulher vai aos poucos voltando ao seu estado anterior. Isso pode demorar meses e em alguns casos nem conseguir retornar devido ao grande aumento de medidas da gestação. E isso é só um dos detalhes da extensa lista de desgastes femininos após a maternidade, já que tudo influencia o emocional também.

Apoio Familiar

Na grande verdade, a maternidade não envelhece, mas deixa as mulheres mais maduras e com outras prioridades. Mas com um bom apoio familiar tudo é possível voltar aos eixos com o passar do tempo e a mulher encontrar um tempo para cuidar de si.

A impressão de envelhecimento após ter um bebê pode ser reflexo da sobrecarga que essa mulher está vivendo, além obviamente de noites intensas de sono interrompido. Sabemos que não dormir bem afeta completamente nossa vida e nosso rendimento ao longo do dia, agora imagine noites e mais noites sem dormir direito?

Não tem boa genética e nem creme milagroso que faça sumir as olheiras e o rosto cansado. Você pode tentar disfarçar com uma boa maquiagem, mas o olhar cansado entrega o quanto gostaria de ter um boa noite de sono para se sentir revigorada novamente.

Mas não pense que engravidar e ter filhos é algo negativo porque a maternidade envelhece, tire isso da sua cabeça, não tem melhor coisa do que ter um bebê. As noites mal dormidas, cólicas do bebê fazem parte de uma fase, que acredite, passa muito rápido.

A maternidade envelhece quem permite envelhecer. A maternidade é um divisor de aguas para todas as mulheres e é uma porta que se abre de um novo e maravilhoso mundo. Quando passar o período das noites mal dormidas e que o bebê não precisa dos seus cuidados 24 horas, separe um tempo para se cuidar.

Com o passar dos anos verá como a maternidade lhe fez bem e como sua mente se atualizou. Ter filhos é se manter antenada a tudo e buscar novidades e informações a todo momento. Então quem diz que maternidade envelhece, realmente não se entregou de corpo e alma a essa aventura que é ser mãe.

Cuidados da Mulher

Uma das coisas mais difíceis para nos mulheres é dar conta de tudo no dia a dia. É casa, filhos, trabalho, roupas, mercado e ainda focar em cuidados da mulher. Vivemos tão preocupadas com tantos compromisso e responsabilidades que esquecemos que nosso corpo precisa também de cuidados. Vale alertar que quando estamos bem com nós mesmas, tudo acaba fluindo melhor.

Mesmo que intituladas super-heroínas dos lares, não podemos esquecer que somos seres humanos que cansamos como qualquer outra pessoa e que necessitamos de cuidados. Dormir bem, se alimentar de forma saudável, cuidar do corpo e da mente e obviamente da aparência faz parte dos cuidados da mulher.

Entre os principais cuidados da mulher, está se amar! Independente de como o seu corpo ficou após a maternidade, aprender a gostar do jeito que está e se cuidar da maneira que for possível faz bem para a mente e para a alma.

Nunca se esqueça de quanto você é linda, única e especial, cheia de qualidades e mesmo com seus defeitos te faz a pessoa que é. Se olhe no espelho todos os dias e veja o quanto você é incrível. Só você sabe o que já passou e a quão corajosa e batalhadora você, então se ame, se cuide e se orgulhe de quem é.

Controlar o peso e as medidas nunca foi uma tarefa fácil, mas não deixe que isso tire seu sono e o seu desejo de se cuidar. Não deixe que a balança se torne inimiga da sua vontade de colocar uma roupa bonita, se maquiar e arrumar os cabelos. Desapegue de padrões de televisão e revista, você é quem você é!

Controle o ganho de peso em nome da sua saúde e não porque se tornou escrava de padrões de beleza. Não podemos esquecer que a obesidade não é só estética, traz a diabete e entre outros problemas sérios a saúde.

A alimentação está entre os principais cuidados da mulher, por isso fique atenta ao que seu cardápio e seus hábitos. Deixe vícios, crie uma rotina saudável, se alimente de forma nutritiva e pratique exercícios. Claro, crie programas para descansar a mente e a alma. Passear em um parque, ler um livro ou simplesmente ter um tempo para si mesma ou sair para namorar faz um bem danado para a pele.

Veja Também: Como Ser Uma Boa Mãe? Comercial de Margarina ai Vou Eu!
Foto: pxhere