É muito comum que nos incomodemos quando percebemos quando uma pessoa tem mau hálito ou mesmo quando percebemos que estamos com esse problema. O primeiro pensamento que nos vem à mente é a falta de higiene da pessoa, mas é importante saber que esse problema nem sempre está diretamente relacionado com hábitos higiênicos e nem sempre pode ser resolvido de uma hora para a outra. Para que você entenda melhor essa questão, vamos falar no texto de hoje sobre as principais causas do mau hálito, assim como seus tratamentos. Quer entender melhor como lidar com esse problema? Leia até o fim e descubra!

O que é Mau Hálito?

Mau hálito pode ser definido como um cheiro desagradável que sai da boca de uma pessoa, podendo ser mais for ou mais fraco, até mesmo imperceptível para quem possui, em alguns casos. As causas do mau hálito são diversas, que variam desde simples hábitos do dia a dia até doenças mais sérias e que merecem uma atenção maior.

A halitose, por exemplo, é uma condição que faz com que as pessoas tenham mau hálito, apesar de nem sempre o mau hálito ser sinônimo de halitose. Esse problema é diagnosticado quando uma pessoa possui mau hálito constante, normalmente com uma substância chamada saburra lingual, que contém bactérias, células escamadas da boca e minúsculos resíduos de alimento que formam uma camada branca sobre a língua, gerando o mau cheiro.

Causas do Mau Hálito

Como falamos anteriormente, as causas para o mau hálito podem ser as mais diversas e, por isso, é importante investiga-las para compreender qual é a origem do problema. Separamos algumas das principais aqui, que são:

  • Boca Seca
  • Problemas Dentais
  • Partículas de Alimentos
  • Condições Médicas
  • Tabagismo
  • Uso de Medicamentos

Vamos falar um pouco mais profundamente sobre como cada uma pode contribuir para o mau hálito.

Boca Seca

Quando a boca perde humidade por muito tempo, pode acabar fazendo com que bactérias se aglomerem de forma mais rápida. Isso pode variar de pessoa para pessoa, pois algumas produzem mais salivas do que as outras. Além disso, quando se dorme com a boca aberta, é muito comum que ela fique mais seca. De qualquer forma, é sempre importante manter a boca hidratada.

Problemas Dentais

Cáries e infecções gengivais e na boca são algumas das principais causas do mau hálito e da halitose, principalmente quando esses problemas não são tratados da forma correta. Por isso, é importante manter uma boa higiene bucal para que esse tipo de problema não apareça.

Partículas de Alimentos

Quando uma pessoa não escova os dentes da maneira correta ou mesmo não faz o uso do fio dental, é comum que algumas partículas de alimentos se aglomerem. Além de elas próprias causarem o mau cheiro por conta do início da digestão que já ocorre em nossa boca, ela também atraí bactérias que ajudam a causar ainda mais mau hálito.

Condições Médicas

Certas doenças podem causar mau hálito, como as pulmonares, problemas no esôfago e até mesmo certos tipos de câncer. Nesses casos, o mais importante a se fazer é curar a doença, já que o mau hálito é apenas um efeito colateral de um problema ainda maior.

Tabagismo

O uso de cigarro em excesso ou por muito tempo faz com que a pessoa que fuma desenvolva um mau hálito que muitas vezes é constante. Nesse caso, a solução é parar de fumar, que além de fazer com que você se livre do mau hálito, traz diversos outros benefícios.

Uso de Medicamentos

Dependendo do tipo de medicamento que uma pessoa usa, eles podem fazer com que ela desenvolva o mau hálito. Se esse for o caso, você nunca deve deixar de tomar. Converse com seu médico para saber quais são as melhores alternativas e evitar que esse problema te afete.

escovando dente

Tratamentos para o Mau Hálito

Os tratamentos para o mau hálito, assim como as origens do problema, podem ser diversos e dependem do que causa essa condição. Por isso, separamos aqui algumas das principais formas de lidar com o mau hálito. Elas são:

  • Melhor Higiene Bucal
  • Tratar diretamente da Origem do Problema
  • Melhores Hábitos de Vida

Vamos também falar sobre cada uma de forma separada.

Melhor Higiene Bucal

A principal forma de combater o mau hálito é relativamente simples. Basta manter uma boca higiene bucal, escovando os dentes várias vezes ao dia, usando fio dental e também enxaguante bucal. Além disso, visitar uma dentista a cada 6 meses, no mínimo, também é importante para evitar que qualquer outro tipo de problema ocorra com seus dentes.

Tratar diretamente da Origem do Problema

Como dissemos anteriormente, muitas vezes o mau hálito pode ser causado por outras doenças. Por ser um efeito colateral, uma vez que essas doenças são curadas, o mau hálito tende a sumir também. O tratamento dessas doenças deve ser sua prioridade, já que muitas delas podem representar um grande risco para sua saúde.

Melhores Hábitos de Vida

É certo que uma alimentação mais saudável ajuda a diminuir o mau cheiro causado por alimentos. Além disso, quando uma pessoa tem melhores hábitos de vida como a prática regular de exercícios físicos e o não uso de álcool, tabaco ou drogas ilícitas, as chances de ela desenvolver uma doença que possa lhe causar mau hálito são menores.

Possíveis Consequências

O mau hálito geralmente não traz consequências graves para a saúde, mas pode ser um grande problema para você se relacionar com outras pessoas, já que o mau cheiro costuma ser desagradável e causar uma impressão não muito boa da sua presença. Isso pode se estender para ambientes profissionais, acadêmicos e até mesmo mais pessoais e íntimos, o que faz com que algumas pessoas possam se sentir sós e excluídas. Por isso, cuidar do mau hálito é também garantir que você não vai ter esse tipo de problema.

Como você pôde perceber, apesar de o mau hálito muitas vezes ser um problema de saúde, ele também está relacionado com uma questão social, o que faz muitas pessoas terem vergonha de buscar tratamentos, o que pode piorar ainda mais essa condição. A principal recomendação é, portanto, procurar um médico ou um dentista para que você possa investigar as causas do mau hálito e trata-las da maneira correta. Dessa forma, você evita que outros tipos de problemas possam surgir, além de também ser uma forma de alívio social. Não se trata apenas de uma questão estética e, sempre que algo envolve a sua saúde, precisa ser tratado com seriedade.