Não consigo me esquecer da sensação que tinha quando um teste de gravidez negativo acontecia após muitos dias de esperança para uma possível gravidez. A sensação é de perder o chão, o vazio realmente toma conta da tentante com um teste de gravidez negativo. Por conta de tanta ansiedade para o positivo acontecer, a frustração com o negativo é certa, essa é uma das certezas que comprovei quando tentante. O medo do teste de gravidez negativo aparece quando uma série de testes são feitos desordenadamente.

Experiência da Patricia Amorim

Cansei de pegar teste de gravidez negativo antes do atraso, depois dele e até mesmo com 70 dias de ciclo (ciclo anovulatório). Sempre era uma surpresa desagradável, mas com o tempo foi ficando menos dolorido porque aprendi a reconhecer os sinais que meu corpo dava.

Mesmo sendo viciada em testes de gravidez, (sim eu tinha uma grande coleção deles) o teste de gravidez negativo me perseguiu por uns três anos consecutivos e sempre me machucava por mais calejada que estivesse na vida de tentante. O medo do teste de gravidez negativo apareceu e sei com certeza que não é só comigo que acontecia e ainda acontece com muitas meninas.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

A expectativa criada para um simples teste de gravidez pode trazer muita frustração, dor, lágrimas e principalmente o medo pode aparecer dias antes de o ciclo terminar. Por isso que decidir a hora certa de fazer o teste é imprescindível para evitar sofrimento com o teste de gravidez negativo. Quando então fazer o teste de gravidez para evitar o negativo?

Quando Fazer o Teste de Gravidez Para Evitar o Negativo?

Se você conhece o seu ciclo, deve saber quais são os dias em que a menstruação deveria aparecer. Mesmo para mulheres desreguladas uma média de dias entre o maior e menor ciclo seria suficiente para saber quando o atraso deveria acontecer.

Um atraso razoável seria de pelo menos cinco dias com prazo ideal de dez dias recomendados pela maioria dos médicos ginecologistas. Acredito que 20 dias depois do dia mais fértil ou mesmo da relação podem positivar se a gravidez estiver presente. Quando um teste de gravidez negativo acontece mesmo com 10 dias de atraso um médico deve ser consultado, pois, há necessidade de saber o que está havendo com aquele ciclo.

Se você está tentando engravidar e deseja fazer um acompanhamento mais detalhado do seu ciclo e da sua ovulação, uma ótima forma de dar uma forcinha a mais é utilizar um APP de celular de acompanhamento do ciclo como o APP Paula e utilizar testes de ovulação que irão indicar se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou, indicando quando é o momento certo para namorar e conseguir seu positivo mais rápido. Você pode comprar seu teste de ovulação aqui em nossa loja virtual.

Teste Negativo Após Atraso Menstrual

Em geral um atraso de até 15 dias pode ser devido a um ciclo sem ovulação, ovulação tardia ou mesmo bebês danadinhos que levam mais tempo para a nidação. O prazo para uma implantação é de 7 a 15 dias depois da ovulação e só após esse prazo o bebê pode dar o ar da graça e ainda sim com testes de gravidez bem clarinhos na linha de teste ou com betas quantitativos indeterminados ou com pedido de repetição dali a alguns dias.

Por isso para algumas mulheres o beta HCG ou mesmo o exame de farmácia podem demorar mais tempo para positivar, deixando a mulher com um falso teste de gravidez negativo nas mãos. Se o caso dessa mulher com o atraso for somente uma ovulação tardia ou descontrole hormonal, a menstruação certamente virá e caso não venha em 15 dias ai um teste pode ser realizado.

Teste de Paciência

A paciência é essencial nessa fase, embora a ansiedade seja muito grande para algumas mulheres, saber se controlar antes de sair gastando testes a torto e direito pode não só economizar uma graninha, mas o principal dessa atitude ponderada é agregar maior tranquilidade à vida de tentante.

Evitar que o medo do teste de gravidez negativo aconteça favorece e muito a mulher psicologicamente falando e os benefícios são enormes! Criar coragem para fazer o teste por medo do negativo quando há muitos dias de atraso é uma outra história mas com o mesmo fundo de principio, se muitos negativos vem o medo pode aparecer sim. Mulheres com mais de um mês de atraso podem temer o teste de gravidez negativo e só de pensar na possibilidade aquele sentimento esquisito de perda aparece.

teste de gravidez negativo 1

Teste de gravidez negativo = 1 linha apenas

Como Lidar com o Teste de Gravidez Negativo

O meu conselho é um equilíbrio nessa coisa de teste de gravidez, nem tão lá fazendo testes todos os dias (isso aumenta a ansiedade) nem deixando o atraso rolar por mais de 20 dias. Se houver algum problema com ciclos longos o médico aconselhará a um beta HCG e também decidirá por induzir ou não a menstruação. 

O medo do negativo é totalmente normal de acontecer, driblar o medo é o segredo. Esperar o atraso e fazer o teste no tempo do seu corpo é fundamental para amenizar a dor da espera pelo sonho de qualquer tentante, o teste de gravidez positivo!

Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães, que pretendem ter outro bebê futuramente ou tem algum casal amigo que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da fertilidade que potencializa a ovulação FamiFerti e no caso dos homens melhora a qualidade dos espermatozoides, o ViriFerti, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Confissão da Vida de Tentante – A Dor da Espera e os positivos mais bonitos da internet

Foto: narice28