Estímulos sociais e a vida moderna trazem à tona o questionamento de qual é o momento certo para ter um filho: idade, situação financeira e maturidade são apenas algumas das situações que toda mulher deve se atentar se deseja planejar a chegada do bebê. O que ocorre é que nem sempre podemos planejar tudo em nossas, vidas, um filho, por exemplo, pode chegar de surpresa e a mãe amadurecer e se preparar instintivamente para receber o bebê.

Existe Idade Ideal Para Engravidar?

De acordo com as condições fisiológicas do corpo os médicos recomendam a gravidez entre os 20 e 30 anos de idade, esse período é considerado o cenário em que a mulher apresenta maiores chances de engravidar. Conforme o tempo passa, diminui a produção dos óvulos e pode dificultar a gravidez. Após os 30 anos aumentam as chances de aborto, hipertensão gestacional e complicações no momento do parto. Porém, com o avanço da medicina as mulheres podem retardar a maternidade, com o auxílio de diversos métodos, como o congelamento de óvulos, e já não se preocupam tanto com os fatores fisiológicos.

Investir na Carreira e Deixar a Maternidade Para Depois Seria Mesmo o Ideal Para Toda Mulher?

Isso irá depender muito da personalidade, vivências e experiências pessoais. É natural que hoje a mulher busque seu posicionamento no mercado de trabalho e aproveite oportunidades que há alguns anos eram mais restritas aos homens.

Vantagens de Retardar a Maternidade

  • Com a vida financeira e profissional estável, possivelmente vai suprir de forma mais tranquila as necessidades e gastos com o filho;
  • Mais maturidade e preparo emocional adquirido com o passar do tempo;
  • Relacionamento estável e preparado para a chegada do filho;
  • Mulheres que retardam a maternidade podem curtir o casamento, viajar e preparar o território para chegada do bebê;
  • Mais tempo e atenção dedicados ao filho e a família, pois planejou a situação e voltar ao mercado de trabalho será opcional;
  • Após ser mãe pode retornar à profissão com mais facilidade, visto que possui experiência profissional e carreira;
  • Poderá curtir os filhos e oferecer maior conforto, como viagens, passeios, um bom plano de saúde, cursos e situações que requerem principalmente um bom equilíbrio financeiro para desfrutar.

Não há Regras Quando o Assunto é Maternidade!

Há inúmeras mulheres que também optam por ter um bebê mais cedo, antes mesmo de uma formação acadêmica, já encaram a jornada de cuidar dos filhotes. Como gostamos de frisar, nessas situações não há o certo ou errado, mas o que é melhor para cada uma.

A maternidade quando programada para mais cedo também oferece benefícios para o casal e muitos optam pela chegada do bebê o quanto antes alegando as seguintes vantagens:

  • Aproveitar ao máximo os filhos, pois estão jovens e com energia para curtir;
  • Ter os filhos primeiramente e depois investir na carreira quando já estiverem grandinhos, assim não precisam se preocupar mais com a maternidade e se dedicar por completo à vida profissional;
  • Pais que possuem filho mais cedo acompanham o crescimento e adolescência de forma mais próxima;
  • Não necessariamente a vida profissional, estudos e carreira está descartado para essa mãe. Atualmente, iniciar a faculdade e investir na vida profissional mais tarde é muito comum;

Portanto, antes de se preocupar qual o melhor momento ou até mesmo idade ideal para ter um filho, avalie o seguinte: qual a melhor situação para você? Esse é um questionamento que deve ser feito individualmente e também entre o casal.

Não Avalie Apenas a Idade Certa Para Engravidar

A ansiedade para chegada de um bebê muitas vezes pode deixar de lado algo muito importante: a maturidade emocional para esse momento. A hora certa de ter um filho é extremamente relativa, antes de avaliar idade, condições genéticas e hormonais, esteja ciente que ter um filho é uma responsabilidade muito maior e longa, visto que eles estão saindo cada vez mais tarde da casa dos pais. Terá que abrir mão de tempo, atenção e estar ciente dos cuidados que serão 100% da responsabilidade dos pais. Ter um filho requer energia tanto física, como principalmente emocional.

Não seja influenciado por pressões sociais

Sabe naquelas festas que reúne toda a família, existem perguntas e comentários clichês sobre a vida pessoal, como: e o bebê, quando vem? E o casamento, o irmãozinho, etc. Isso sempre vai existir, pode ter certeza que nunca seremos um padrão ideal para tantas pressões em torno das nossas vidas.

A decisão de ter um filho e o momento adequado é muito pessoal, jamais tome essa decisão por pressão dos familiares ou da sociedade, mas sim porque sentiu que esse é o momento ideal para se dedicar a essa fase tão importante para a vida de uma mulher.

Um filho, dois ou até nenhum, é uma escolha e avaliação que cabe ao casal e com certeza, sempre temos nossos motivos pessoais para tal posição. O momento ideal para engravidar é como perguntarmos: o que te faz feliz?… Para cada pessoa, uma situação.

Veja Também: Filho Único – Prós e Contras de Ter Somente um Filho