Toda e qualquer mulher precisa passar por diversas mudanças em sua vida, pelo menos no que diz respeito ao modo que seu corpo trabalha. Se durante a adolescência há a transformação para a fase fértil, quando mais velha uma mulher também passa pelo climatério, que nada mais é do que a volta do corpo para um estado não fértil. Porém, essas transformações costumam afetar bastante uma mulher tanto interna quanto internamente. E isso acaba gerando muitas dúvidas. Afinal, menopausa engorda? É sobre que isso que vamos falar no texto de hoje. Leia até o fim e confira todas as informações!

O que é Menopausa?

Antes de mais nada, é importante entender o que é menopausa e porque muitas pessoas acreditam que ela pode engordar. A menopausa nada mais é do que uma das fases mais importantes do climatério e sua principal característica é a falência dos ovários. Isso significa também que a mulher irá deixar de menstruar, o que implica em uma mudança hormonal significativa. A menopausa pode apresentar sintomas como suores noturnos, pele mais seca, queda de cabelos, perda de lubrificação vaginal, alterações de humor, entre diversos outros.

Afinal, é um Mito ou Verdade?

A primeira coisa que devemos fazer é responder à questão. Portanto, sim a menopausa pode engordar. Mas calma! É importante também entender por que isso pode ocorrer e em que circunstâncias. Quando uma mulher entra na menopausa, isso significa que seus níveis de estrogênio estão diminuindo. Acontece que quando esse hormônio atua em níveis diferentes, ele interfere também no acúmulo de gordura do corpo de uma mulher, além de também afetar seu metabolismo. De forma resumida, é possível afirmar que uma mulher durante e após a menopausa tende a acumular mais gordura em seu corpo e, por isso, muitas vezes pode engordar durante esse período.

É claro que isso não é algo que acontece com todas as mulheres. Existem fatores genéticos e físicos que fazem com que esse acúmulo de gordura seja maior em algumas do que em outras. Mas já que isso se trata de uma realidade para muitas, é importante entender também que isso não é uma condição definitiva.

Como não engordar na Menopausa?

Se você busca formas de não engordar durante a menopausa e fazer com que seu corpo se adapte a essa nova realidade sem sofrer tanto, existem algumas atitudes que pode tomar. Separamos algumas das principais e vamos falar sobre como cada uma delas pode te ajudar. As principais formas de não engordar na menopausa são:

  • Terapia de Reposição Hormonal (TRH)
  • Prática de Atividades Físicas
  • Alimentar-se bem

Terapia de Reposição Hormonal

A Terapia de Reposição Hormonal é uma ótima forma de diminuir não apenas o ganho de peso, mas diversos outros efeitos colaterais da menopausa. Isso porque esse tipo de terapia ajuda a controlar os níveis de estrogênio que uma mulher possui, o que significa que a questão do acúmulo de gordura também será controlada. Além disso, uma mulher irá se sentir muito melhor disposta com os níveis hormonais controlados, o que ajuda a praticar atividades que ajudam na perda de peso.

Pratica de Atividades Físicas

A menopausa não é o único fator que influencia no ganho ou perda de peso de uma mulher. Não importa qual seja a idade que você tiver, praticar exercícios físicos é sempre uma opção para se manter saudável e perder peso com responsabilidade. Exercícios cardiovasculares são excelentes tanto para queimar gordura quanto para a saúde do coração. Por isso, praticar corrida, bicicleta ou mesmo uma caminhada pode ajudar bastante.

Alimentar-se bem

Assim como ocorre com os exercícios físicos, a alimentação também é parte fundamental do ganho ou perda de peso de uma mulher. Isso significa que uma dieta equilibrada ajuda a fazer com que os efeitos da menopausa – no que diz respeito ao ganho de peso – sejam amenizados. Uma mudança nos hábitos alimentares não só ajuda nesse sentido, mas com certeza te trará benefícios em diversas outras esferas da vida.

mulheres conversando

Entenda a Natureza do seu Corpo

É muito importante pensar em seu corpo como uma instituição que pertence a você e que merece ser cuidada. Entender sua natureza é de extrema importância para que você possa ser feliz e aceitar da maneira que você é. Todas as mulheres passam por transformações e todas sofrem efeitos colaterais disso, direta ou indiretamente. E apesar de algumas sentirem mais alguns desses efeitos, como engordar na menopausa, por exemplo, é algo que afeta a vida de todas e que simplesmente faz parte da natureza do seu corpo.

Questões sobre se o climatério emagrece ou engorda podem ser respondidas e esclarecidas com facilidade, mas a verdade é que sua preocupação não deve estar nisso. Foque no que te faz feliz e em como você pode levar uma vida saudável mesmo após a menopausa. Essa com certeza é a melhor forma de lidar com todos esses efeitos tão comuns na vida de todas as mulheres.

Conclusão