Terror da vida das tentantes, o atraso da menstruação pode parecer uma eternidade! Agora pense, 1 dia de atraso já te da esperança, imagine a menstruação atrasada 5 dias? Como você lida com este problema que pode vir a se tornar uma linda alegria? Como o atraso menstrual pode mexer com a vida de uma pessoa? Para tentantes, nem sempre é fácil lidar com este fato, o atraso sempre traz esperanças, e pode consumir o juízo da mulher.

O problema está na ansiedade! Devemos lembrar que nem todo atraso menstrual, por mais que a mulher seja regulada, seja sinal de gravidez. É possível que aconteça um atraso qualquer por motivos fisiológicos. Porém se a menstruação atrasada 5 dias persistir por mais alguns dias, sejam eles 1 semana ou mais, aí sim, devemos considerar a hipótese de gravidez. Para que tantos dias? Para acalmar a ansiedade e dar tempo de o HCG subir de quantidade no organismo para evitar falsos negativos desnecessários.

Principais Causas de Atraso Menstrual

Para mulheres tentantes, o atraso pode ser causado por alguns motivos:

Ovulação tardia: O ciclo atrasa a ovulação, assim ela não acontece quando deveria e causa um atraso em todo o ciclo pós ovulatório. Devemos lembrar que a fase que varia, é sempre a fase antes da ovulação. A fase pós-ovulação costuma ter dias certos como por exemplo, de 12 a 16 dias. Se seu ciclo costuma ser longo, então têm a fase folicular maior. Neste caso espere o maior ciclo que já teve para fazer qualquer tipo de teste com pelo menos 5 dias de atraso.

Ciclo anovulatório: Todas as mulheres vez ou outra podem ter ciclos em que elas não ovulam. Problema? Não! Este ciclo é uma forma que a natureza arranjou para que nossos ovários descansem. Ao contrário do que se pensa, nem todos os meses a mulher ovulará. Esse ciclo em que a pausa acontece é chamado de ciclo anovulatório. O problema é que algumas mulheres podem ter ciclos anovulatórios longos, isso inclui atrasos da menstruação, superiores a 5 dias. Algumas vezes, a mulher fica com a menstruação atrasada 2 meses! Por isso, se a sua menstruação está muito tempo sem dar as caras, pode ser este o motivo. Não confunda ciclo anovulatório com gravidez, ela normalmente aparecerá em alguns dias após o atraso menstrual. Enquanto em um ciclo sem ovulação, ela pode levar de 15 dias até 4 meses sem dar as caras.

Descontrole hormonal passageiro ou tratável: Bem parecido com o ciclo anovulatório, o descontrole hormonal vem para confundir e não ajudar em nada. A mulher pode pensar que está apenas em um ciclo sem ovulação, porém, se os atrasos menstruais forem persistentes, a melhor opção é visitar um médico e fazer uma bateria de exames hormonais para verificar o porquê dos atrasos. Na grande maioria dos casos, os hormônios tendem a voltar ao lugar de forma fácil com o tratamento adequado. Se houver escapes durante este tempo (borras de café, sangue rosado, sangue vivo em pouquíssima quantidade) é aconselhável fazer um teste de gravidez apenas para descartar a possibilidade de gravidez e então, tratar o problema.

IMPORTANTE: Não se iluda apenas com atraso de 5 dias ok? Melhor mesmo é esperar e ir fazendo exames antes de criar expectativas.

Para mulheres que desejam a gravidez, a menstruação atrasada 3 dias até 5 dias pode ser uma luz no fundo do túnel, porém se conter para não fazer um teste antes da hora é muito importante. Lembre-se de que quanto mais tempo o HCG está no organismo, maior as quantidades, e mais fácil será a sua identificação pelos testes de gravidez.

Menstruação Atrasada 2 Meses, e Agora?

Mas e quando o caso é o contrário? Quando não se quer engravidar e a menstruação insiste em atrasar? Assim como em mulheres que querem engravidar, a menstruação atrasada 5 dias, é causada por fatores hormonais ou externos. Menstruação atrasada 2 meses é muito mais grave do que apenas 5 dias. Porém devemos considerar algumas hipóteses além de gravidez. Além do ciclo anovulatório, descontrole hormonal e ovulação tardia, a menstruação atrasada 2 meses ou mais, pode ter alguns causadores:

Causas do Atraso Prolongado

Medicamentos hormonais: Alguns anticoncepcionais podem fazer com que o organismo tenha ciclos anovulatórios. É o caso de anticoncepcionais injetáveis. A grande maioria deles à base de estrógenos e progesterona que fazem com que o ciclo seja anovulatório e consequentemente não tenha variação hormonal para fazer a menstruação descer.

Outra medicação que também causará este efeito são as pílulas anticoncepcionais sintéticos. Outra vilã dos atrasos é a pílula do dia seguinte! Acredite ou não, ela pode causar a menstruação atrasada 2 meses facilmente! Por isso, pense duas vezes antes de ingerir, use apenas em caso de emergência.

Mas se você quer engravidar e está com a menstruação atrasada 2 meses? As chances de engravidar reduzem! Isso porque a mulher pode não ovular por problemas de distúrbio hormonal, seja passageiro ou não. Por isso a melhor coisa, é falar com seu médico. A grande maioria dos profissionais indicam medicamentos apropriados para ajudar a menstruação a descer. Caso ela não venha após o uso, outras medidas deverão ser tomadas. Porém antes de qualquer procedimento, deve-se fazer um teste de gravidez para verificar a existência de um bebê.

Mas a pergunta que não quer calar: Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez? Pode! Mas fique atenta ao tempo que é preciso para o HCG subir no organismo. Ele leva 48 horas para quase dobrar o seu volume. Se fez o teste e este deu negativo, é melhor aguardar mais 2, 3 dias e repetir o teste para tirar a duvida.

Dúvidas das Leitoras:

Como calcular se a menstruação esta atrasada?

Para saber se a menstruação atrasada é necessário saber como funciona seu ciclo menstrual e qual a previsão da próxima menstruação. Se não descer no dia esperado o dia posterior é contado como primeiro dia do atraso menstrual.

Como regular menstruação atrasada?

O tratamento para regular a menstruação atrasada é teoricamente simples. Se a causa for somente hormonal, o tratamento com medicamentos anticoncepcionais ou reguladores apropriados para aquele caso podem resolver definitivamente.

A maioria dos tratamentos são a base de anticoncepcionais, mas para a mulher que quer engravidar é indicado medicamentos que regulem a menstruação ao mesmo tempo que não impedem que a ovulação aconteça, como medicamentos como a cicloprimogyna ou a base de progesterona como Ultrogestan ou Evocanil.

Menstruação atrasada quando para de tomar anticoncepcional, é normal?

Sim, já que a ingestão de anticoncepcionais se trata da ingestão de hormônios e deixando de tomar o corpo necessitará se ajustar naturalmente aos novos níveis hormonais.

Veja Também: Menstruação Irregular – Causas e Como Ajudar o Ciclo a Voltar ao Normal

Foto: b r u n a