Terror na vida das tentantes, o atraso da menstruação pode parecer uma eternidade! Agora pense: 1 dia de atraso já te dá esperança, imagine uma menstruação atrasada há 5 dias? Como lidar com esse fato que pode se tornar uma linda alegria? O atraso menstrual mexe com a vida de uma pessoa, especialmente se a mulher for tentante, e nem sempre é fácil lidar com a situação.

O problema está na ansiedade! E devemos lembrar que nem todo atraso menstrual, por mais que a mulher seja regulada, é sinal de gravidez. É possível que ocorra por motivos fisiológicos diversos, porém persistindo por mais de 5 dias, podemos considerar a hipótese de gravidez. E para que tantos dias? Para acalmar a ansiedade e dar tempo da quantidade de HCG subir no organismo, evitando falsos negativos e frustrações. Agora, caso não consiga controlar a ansiedade, opte por testes de gravidez de maior confiabilidade e de alta sensibilidade como os da marca Famivita, que conseguem detectar o HCG até mesmo antes do atraso menstrual.

Principais Causas de Atraso Menstrual

Segue abaixo alguns possíveis motivos:

Ovulação tardia: o ciclo atrasa a ovulação, assim ela não acontece quando deveria e provoca um atraso em todo o ciclo pós ovulatório. Devemos lembrar que a fase que varia é sempre a que vem antes da ovulação. A fase pós-ovulação (lútea) costuma ter dias certos como por exemplo, de 12 a 16 dias1. Se o seu ciclo costuma ser longo, então a fase folicular é maior. Neste caso, considere o maior ciclo que já teve para fazer qualquer tipo de teste com pelo menos 5 dias de atraso.

Ciclo anovulatório: todas as mulheres vez ou outra podem ter ciclos em que não ovulam. Problema? Não! Este ciclo é uma forma que a natureza arranjou para que nossos ovários descansem. Ao contrário do que se pensa, nem todos os meses a mulher ovula. Esse ciclo em que a pausa acontece é chamado de ciclo anovulatório2. O problema é que algumas mulheres podem ter ciclos anovulatórios longos, incluindo atrasos na menstruação superiores a 5 dias. A menstruação pode atrasar 2 meses, por exemplo! Assim, considere esse motivo se a sua menstruação está muito tempo sem dar as caras. Não confunda ciclo anovulatório com gravidez, ela normalmente aparecerá alguns dias após o atraso menstrual. Enquanto que em um ciclo sem ovulação, ela pode levar de 15 dias até 4 meses .

Descontrole hormonal passageiro ou tratável: bem parecido com o ciclo anovulatório, o descontrole hormonal3 vem para confundir e não ajuda em nada. Quando acontece, a mulher acaba pensando que está apenas em um ciclo sem ovulação, porém é bom ficar atenta. Se os atrasos menstruais forem persistentes a melhor opção é visitar um médico e fazer uma bateria de exames hormonais para verificar o porquê da situação. Na grande maioria dos casos, os hormônios tendem a voltar ao lugar facilmente com o tratamento adequado. Se houver escapes durante este tempo (borras de café, sangue rosado, sangue vivo em pouquíssima quantidade) é aconselhável fazer um teste de gravidez apenas para descartar a possibilidade e então, tratar o problema.

IMPORTANTE: não se iluda apenas com um atraso de 5 dias, ok? Melhor mesmo é esperar e ir fazendo exames antes de criar expectativas.

Para mulheres que desejam engravidar, uma menstruação atrasada em 3 ou 5 dias pode ser uma luz no fundo do túnel. Porém, é importante mantar a calma e não fazer um teste antes da hora. Lembre-se de que quanto mais tempo passa, maior fica o nível de HCG no organismo e mais fácil é a sua identificação em testes de gravidez.

Menstruação Atrasada 2 Meses, e Agora?

Mas e quando o caso é o contrário? Quando não se quer engravidar e a menstruação insiste em atrasar? Da mesma forma, a situação pode ser causada por fatores hormonais ou externos. Uma menstruação atrasada por 2 meses é muito mais grave do que por apenas 5 dias. Porém, devemos considerar algumas hipóteses além de gravidez. Ciclo anovulatórios, descontrole hormonal e ovulação tardia, por exemplo, são fatores que podem promover um atraso de 2 meses ou mais na menstruação.

Causas do Atraso Prolongado

Medicamentos hormonais: alguns anticoncepcionais podem também fazer com que o organismo tenha ciclos anovulatórios. É o caso de anticoncepcionais injetáveis. A grande maioria deles é à base de estrógenos e progesterona que promovem esse tipo de ciclo e impede a menstruação de descer.

Outras medicações que podem causar este efeito são as pílulas anticoncepcionais sintéticas e a a pílula do dia seguinte! Acredite ou não, ela pode deixar uma menstruação atrasada por 2 meses, facilmente! Por isso, pense duas vezes antes de ingerir e use apenas em caso de emergência.

Mas e quando se quer engravidar e está com a menstruação atrasada 2 meses? As chances reduzem e é importante você conversar com o seu médico. Isso porque o motivo pode ou não ser passageiro e a grande maioria dos profissionais indica medicamentos apropriados para ajudar a menstruação a descer. Caso ela não venha mesmo após o uso, outras medidas deverão ser tomadas. Porém, lembre-se que antes de qualquer procedimento é fundamental fazer um teste de gravidez para verificar a existência ou não de um bebê.

Mas a pergunta que não quer calar: quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez? Para ser detectada, é preciso esperar o HCG subir no organismo. Ele leva 48 horas para quase dobrar o seu volume. Se você fez o teste e deu negativo, é melhor aguardar mais 2 ou 3 dias e repetir o teste para tirar a dúvida.

Dúvidas das Leitoras:

Como calcular se a menstruação está atrasada?

Para ver se a menstruação está atrasada é necessário saber como funciona seu ciclo menstrual e qual é a previsão da próxima menstruação. Se não descer no dia esperado, o dia posterior é contado como o primeiro dia do atraso menstrual.

Como regular menstruação atrasada?

O tratamento para regular uma menstruação atrasada é teoricamente simples. Se a causa for hormonal, faz-se uso de medicamentos anticoncepcionais ou reguladores apropriados para o caso.

A maioria dos tratamentos é à base de anticoncepcionais, mas para mulheres que querem engravidar é indicado medicamentos que regulem a menstruação ao mesmo tempo que não impeçam a ovulação de acontecer, como aqueles com cicloprimogyna ou à base de progesterona, tipo Ultrogestan ou Evocanil.

Menstruação atrasada quando para de tomar anticoncepcional, é normal?

Sim, já que a ingestão de anticoncepcionais é basicamente a ingestão de hormônios. Assim, quando deixamos de tomar o medicamento o corpo precisa de um tempo para ajustar naturalmente os novos níveis hormonais.

Veja Também: Menstruação Atrasada é Certeza de Gravidez?