A maioria das mulheres já passou por isso: aquela menstruação marrom, de pouco fluxo, parecida com borra de café. Você espera o seu fluxo normal, de sangue vivo, e no lugar vem aquele corrimento marrom tão incômodo. Este tipo de sangramento é comum em meninas que começaram a menstruar recentemente e em mulheres que usam anticoncepcionais hormonais, mas pode acontecer com qualquer uma de nós. E um dos motivos mais recorrentes é a baixa hormonal!

Menstruação borra de café, menstruação escura e menstruação marrom podem ter diversas causas, mas geralmente é baixa de progesterona. Você sabia? Sim amiguinha, essa borra de café pode ser falta do hormônio.

menstruação escuraEm alguns casos, na maioria deles na verdade, essa borra acontece quando o organismo tem uma “falta” repentina de progesterona, ou seja, quando o corpo vem mantendo uma quantidade dele e de repente o nível cai.

IMPORTANTE: Muitas mulheres menstruam por anos borra de café e acreditam ser algo normal. Sempre informe ao seu ginecologista se notar uma aparência diferente no sangue menstrual, para que se possa investigar a causa.

Então acontecem os famosos escapes. Principalmente quando a mulher usa anticoncepcional ou a pílula do dia seguinte repetidas vezes. A pílula anticoncepcional é feita basicamente de progesterona e não deixa os ovários trabalharem. Por isso, é muito comum a ocorrência desses escapes na troca de anticoncepcional. Mas a progesterona também pode baixar repentinamente por uma série de outros motivos.

E Quando Não se Toma Pílula Anticoncepcional?

Quando não se toma anticoncepcional ainda assim é a baixa de progesterona o motivo. Mas há um outro fator, pouco conhecido, que pode estar provocando a borra de café. Às vezes a menstruação escura pode ser sinal de gravidez! Você sabia? Sim, às vezes pode ser a nidação. Nesse caso, é indicado esperar alguns dias e fazer um teste de gravidez para confirmar. Você pode adquirir testes de gravidez Famivita aqui.  E caso o teste dê positivo e ainda assim as borras continuarem a acontecer, é hora de ajudar o corpo com a produção do hormônio. Uma mãozinha com Ultrogestan vai bem a calhar, viu?

menstruação borra de café
A presença da borra na gravidez segue, portanto, o mesmo princípio descrito acima. E como a progesterona é necessária para a manutenção da gravidez, juntamente com o hormônio HCG, o médico provavelmente vai receitar medicamentos com hormônios sintéticos, como Ultrogestan, por exemplo, para ajudar a suprir essa baixa. Sem a quantidade adequada de progesterona, a gravidez pode correr sérios riscos, então fique de olho.

E se Sempre Menstruei Borra de Café?

Mesmo que essa menstruação borra de café seja comum e recorrente para você, não significa que deve ser ignorada. Assim, é interessante fazer alguns exames hormonais como contagem da progesterona, contagem de estrogênio ou de LH. Uma ultrassonografia também é uma boa ideia para descartar quaisquer possibilidades de doenças como endometriose.

A menstruação escura também pode acontecer caso você tenha um ciclo anovulatório, ou seja, não ovulou e não acumulou endométrio (sangue da menstruação). Por isso, não tem muito o que sair e a borra se forma.





Vale destacar que a menstruação escura também pode ser causada por inflamações uterinas. Porém, é algo menos frequente e normalmente de fácil resolução. Se o seu ciclo sempre foi normal com borras, não se preocupe, é do seu organismo. Mas é importante realizar exames para descartar algumas possibilidades, como a endometriose. Por isso, procurar por um ginecologista de confiança é a melhor decisão a se tomar, a fim de prevenção e diagnóstico. Mas na grande maioria dos casos é algo perfeitamente normal!

Dúvidas Recorrentes das Leitoras!

Devido ao grande fluxo de perguntas, resumimos as mais recorrentes com a finalidade de ajudar na procura por respostas. Como algumas era bem parecidas, leia tudo que talvez encontre informações que sirvam para o seu caso. Caso persista a dúvida, pode deixar um comentário aqui embaixo.

Menstruação Borra de Café Pode ser Gravidez?

Borra de café ou menstruação marrom pode ser sim sinal de gravidez. Porém, muitas mulheres têm essa menstruação borra de café devido a alguma alteração hormonal, como aumento do estrogênio ou queda da progesterona. Se você tem uma menstruação escura sempre, então provavelmente é normal para o seu caso. Mas, se for uma situação diferenciada, é bom esperar alguns dias para analisar melhor. Se cessar a menstruação marrom e não houver sangramento vermelho vivo, faça o teste. Na dúvida procure um médico.

Na maioria das vezes, quando há fecundação e implantação do bebê, um sangramento similar ocorre, devido à nidação, sendo assim um sinal de gravidez. Mas vale lembrar que nem todo sintoma como dores na barriga, outras dores e pontadas no baixo ventre, tonturas, náuseas e afins são mesmo um sinal de gravidez. Pode acontecer que seja um aumento natural da progesterona e também efeito do corpo lúteo, parecendo muito com sintomas da gravidez. O melhor a se fazer é esperar o atraso de pelo menos 5 a 10 dias e realizar um teste.

Sangramento ou Menstruação Escura no Meio do Ciclo?

Na maioria das vezes, sangramento tipo água rosada e menstruação marrom ou menstruação escura pode ser sinal de um escape por falta de progesterona logo depois da ovulação ou mesmo, um sangramento de ovulação como sintoma característico da ovulação. Problemas devido à menstruação escura podem ser somente hormonais e mais corriqueiros ou sinais de síndrome de ovários policísticos, mas em casos isolados.

Menstruação Borra de Café é Sinal de Problema?

Nem sempre a menstruação borra de café significa algum problema, já que durante os ciclos da mulher pode haver uma alteração significativa na quantidade hormonal e ocasionalmente acontecer um sangramento borra. Se você toma anticoncepcional, aliás, é algo bem normal de acontecer uma vez ou outra. Agora, se tem acontecido com muita frequência pode ser sinal de que o anticoncepcional não esteja sendo mais suficiente e que precise ser substituído ou ter a dose aumentada. Sempre fale com seu médico sobre o assunto.

Pílula do dia Seguinte Provoca a Borra Escura?

Sim e existe muita relação! A pílula do dia seguinte (PDS) muitas vezes equivale a uma cartela completa de anticoncepcional. Por isso, há um aumento significativo de hormônios no corpo. Quando ocorre uma queda brusca, a menstruação escura pode vir e tudo isso devido aos efeitos da PDS. Portanto, a pílula do dia seguinte deve sim ser levada em consideração quando acontecem esses sangramentos de borra.

É mais do que normal acontecerem sangramentos em datas inesperadas após o uso da pílula do dia seguinte. A pílula do dia seguinte é um bom método de emergência porém, não é 100% eficaz. Mesmo havendo menstruação borra de café, se não vier a menstruação como esperado deve-se procurar um médico para melhor orientar e investigar a possível gravidez.

Como Acabar com a Menstruação Borra de Café?

A melhor forma de regularizar a menstruação e acabar com a borra de café é procurando um ginecologista para seguir um tratamento hormonal. Esse tratamento pode ser à base de anticoncepcional ou via medicação para reposição hormonal.

Borra de Café Conta Como Primeiro Dia de Menstruação?

Não, somente a menstruação com sangue vivo ou sangue escuro com mais volume é considerada primeiro dia menstrual. A borra de café é somente um “aviso” de que a menstruação está por vir.

Existe Corrimento Como Borra de Café Antes da Menstruação?

O corrimento está ligado a alguma uma doença ou infecção, normalmente uma infecção do colo do útero, cândida, etc. O que sai antes da menstruação é um escape do começo da menstruação, normalmente causado por alteração da progesterona (baixa) no organismo.

Veja também: Ciclo anovulatório- o que é e quais são os sintomas

Foto: Acervo Pessoal TF