O fluxo menstrual pode ser o final de um sonho ou alívio total. E dependendo de como ele vem, pode gerar uma série de questionamentos. É o caso da menstruação com pedaços de pele! Você já ouviu falar disso?

Pois é, o pedaço de pele branca que algumas mulheres apresentam na menstruação pode assustar e pegar de surpresa. Para algumas, a primeira reação é pensar em um aborto. Será que a menstruação com pedaços de pele é sinal de um bebê se desmanchando? Será que eu estava grávida e não sabia?

Qual a Característica do Sangue Menstrual?

Em princípio, a menstruação deve ser vermelha, de cor viva, tipo um sangue saudável. Mas o aspecto da menstruação pode variar de acordo com o estado do endométrio naquele ciclo. Algumas mulheres, por causas hormonais, apresentam a menstruação mais amarronzada de tempos em tempos. Nesses casos, um aumento de estrogênio com baixa de progesterona pode ser o motivo. Em outras situações, a mulher pode ter um fluxo tão intenso com coágulos de sangue que mais parecem fígados saindo em miniatura.

E apesar de não esperado, não assusta tanto como a menstruação com pedaços de pele, não é mesmo? Vale lembrar que os coágulos podem aparecer por diversos motivos, entre eles alterações estrogênica, problemas como a hiperplasia endometrial e pólipos, por exemplo. Em casos isolados, a menstruação com pedaços de sangue pode ser gravidez ou indicativo de aborto espontâneo, mas na grande maioria das vezes, é apenas uma função fisiológica.

Pele Branca na Menstruação – Por que Acontece?

Certamente você está se perguntando: mas e a pele branca? Por que ela aparece na menstruação? Esse é um fenômeno que acontece em casos isolados, tipo uma ou duas vezes na vida fértil da mulher. Porém, é algo perfeitamente normal e também provocado por causas hormonais.

É basicamente o mesmo que acontece com os coágulos mais “usuais”, só que sem a coloração vermelha do sangue. Digamos que este é um acúmulo de sangue composto por mais células brancas do que vermelhas e, por isso, torna-se esbranquiçado. Essa pele branca também pode ser uma espécie de membrana que se forma pelo acúmulo de endométrio. Lembra vagamente uma pele fina, parecendo aquelas existentes nas de coxas de frango.

Características da Pele Branca

Ela pode ser mais fina do que os coágulos e parecer uma tripa, mas ainda assim é algo normal de surgir. De acordo com o médico ginecologista Jaime Filho, é passível de acontecer em todas as mulheres com ciclo menstrual ativo.

Portanto, diante de uma menstruação com pedaços de pele não se assuste! Se possível procure um médico para verificar, porém com tranquilidade já que não há urgência. E não, isso não significa que você está abortando, mas como disse anteriormente, é sempre melhor falar com um médico e tirar todas suas dúvidas.

Mas aí você pergunta: “E se essa pele vier acompanhada de muita dor e de um fluxo forte ou fraco ou ainda, de uma menstruação escura e com pedaços. Estou doente? Com alguma uma doença grave?”. Não se desespere. Porém, se as dores forem muito intensas devem ser avaliadas por um médico. Além disso, os pedaços de pele branca na menstruação não devem ser exagerados em tamanho ou quantidade. Se forem, melhor ir a um pronto socorro ginecológico e investigar o que está acontecendo.

Dica Importante: atenção mulheres que estão tentando engravidar ou que possuem alguma amiga tentante. Vitaminas para o casal, gel lubrificante que faz papel do muco cervical e testes de ovulação e gravidez são alguns dos produtos da Famivita que foram desenvolvidos para otimizar as chances de gravidez. Você pode conhecer toda a linha Famivita aqui.

Veja também: Menstruação Irregular – Causas e Como Ajudar o Ciclo a Voltar ao Normal

Foto: eatmorechips, quinn.anya