Preocupação entre as mulheres, seja por sua falta ou pela sua presença excessiva, a menstruação sempre é motivo de alvoroço. Menstruação com pedaços então, nem se fala! Muitas vezes ficamos apavoradas de ver um trem daqueles saindo de dentro de nós. Fala a verdade? Eu mesma já me peguei impressionada com o tamanho e quantidade de coágulos que saía na menstruação com pedaços.





Coágulos na Menstruação?

Menstruação com coágulos? Sim! É esse o nome que se dá à menstruação com pedaços. Embora para algumas seja muito comum, para outras mulheres nem tanto e pode ser motivo de preocupação exatamente por ser um acontecimento excepcional.

A menstruação em pedaços ou menstruação com coágulos tem explicação e é mais do que simples entender o porquê desses destroços assustadores caindo no vaso sanitário. Embora sejam parecidos com pedaços de fígado, os coágulos da menstruação com pedaços são apenas o endométrio se desfazendo.

IMPORTANTE: a menstruação com coágulos é bem normal, porém é aconselhável conversar com um ginecologista e realizar exames para um correto diagnóstico. O coágulo menstrual também pode ser indicação de problemas como endometriose, miomas ou ainda sinal de deficiência de vitaminas.

Esses coágulos são do mesmo sangue menstrual que estamos acostumadas a ver. Só que devido a uma alteração hormonal, desta vez estão saindo pedaços. A menstruação com pedaços também pode ser de cor mais escura, um tom mais escuro de vermelho ou até mesmo do tipo menstruação cor de borra de café.

Qual a Causa da Menstruação em Pedaços?

Hormonal! A causa da menstruação estar saindo em pedaços é sempre hormonal. Devido à elevação do estrogênio no corpo, a coagulação do endométrio pode ficar diferente. Essa coagulação deixa o endométrio mais firme e difícil de desfazer.

O endométrio rico em progesterona tende a sair fluído, líquido e em forma de sangue vivo. Já o endométrio com excesso de estrogênio tende a ser mais rígido. Então, podemos dizer que uma menstruação com pedaços nada mais é do que uma baixa de progesterona.

Os Coágulos Oferecem Riscos?

A menstruação coagulada não é um problema necessariamente, a não ser que os pedaços sejam tantos que cheguem a incomodar a mulher menstruada ou seja uma menstruação forte demais. Algumas desavisadas podem até pensar que esses coágulos são restos de um ou mesmo um aborto em andamento, mas não é bem assim.

Claro, um endométrio rico, grosso e espesso pode significar sim uma gravidez que não foi adiante, mas na grande maioria das vezes significa apenas que a mulher teve um estímulo estrogênico para que ele tenha ficado bem grosso. Também pode ser que após a ovulação esse endométrio tenha se tornado secretor e aumentado ainda mais, colaborando para o aparecimento da menstruação em pedaços ao final do ciclo.

Um ciclo de menstruação com pedaços pode significar uma limpeza no organismo ou uma mudança hormonal passageira, porém, se você nunca teve um ciclo assim e repentinamente passar a ter, então é melhor conversar com o seu médico para investigar o que pode estar acontecendo por trás de todo esse sangue.

Algumas mulheres podem apresentar quadros de anemia devido à menstruação forte e os fluxos intensos reincidentes. Caso esteja se sentindo fraca ou incomodada pela quantidade de sangue com coágulos saindo, talvez seja interessante falar com um médico. Ás vezes é preciso interferir com medicação para regularizar a quantidade hormonal, bem como fazer o uso de vitamina do complexo B.

Lembre-se: diante de qualquer alteração no ciclo, fale com seu médico de confiança. Faça do seu ginecologista o seu melhor amigo.

Dúvidas das Leitoras:

Menstruação com pedaços o que pode ser?

Grande parte das alterações na consistência e coloração menstrual ocorre devido a desequilíbrios hormonais. Porém, pode também ser indicativo de problemas como anemia, miomatose, polipose, pós-aborto, sinal de endometriose ou até mesmo alguma reação após a realização de exame ginecológico. Somente um ginecologista consegue avaliar e identificar a causa. Portanto, se o fato for persistente e fora da normalidade consulte o seu médico.

Como tratar menstruação com coágulos?

Normalmente, a menstruação com coágulos não requer tratamento algum, já que é considerado um fato comum. Mas caso constatado um problema que esteja gerando os coágulos, a melhor forma de solucionar a situação é efetuando o tratamento após o diagnóstico.

Dica Importante: para mulheres que estão tentando engravidar, a Famivita tem uma linha de produtos que pode ajudar muito. Vitaminas para o casal, testes de ovulação, de gravidez e vários outros. Conheça a linha completa aqui.

Veja também: O Que é Menstruação? Dúvidas e Transformações

Foto: Esther Simpson