Mulheres em idade fértil podem alguma vez na vida se deparar com esse acontecimento. Certo dia a bendita chega, mas não para valer e aí a dúvida vem e vem bem forte. O que está acontecendo? Será que estou doente? Ou será que estou grávida? A menstruação de um dia é realmente um mistério para quem não quer engravidar, ou quem espera esse momento ansiosamente. Na verdade, assim como todos os outros sangramentos, a menstruação de um dia deve ser considerada como tal até que se prove o contrário. E isso, sem maiores expectativas ou ser tomada por um pavor sem motivos aparentes.

É claro que menstruar por um dia apenas com fluxo mínimo é suspeito. Logo vêm à cabeça que tem alguma coisa errada. Porém, o segredo é aguardar um pouco para ver se o fluxo virá normalmente, na grande maioria dos casos ele desce após alguns dias. Esse é o famoso sinal da menstruação chegando, algumas vezes ela aponta e precisa de alguns dias mais para que venha com fluxo total. Isso se explica com a queda da progesterona no organismo, o endométrio se desfaz proporcionando a menstruação. Para algumas mulheres essa queda acontece aos poucos, por isso, pode ter um escape antes do fluxo em si descer.

Se este sangramento de um dia acontecer e parar de vez, recomenda-se que a mulher verifique o que está acontecendo, seja um provável escape ou até mesmo a nidação. Na grande maioria das vezes, é uma alteração hormonal passageira assim como as que acontecem com o escape menstrual. Também é possível que aconteça a menstruação borra de café de apenas um dia. Esta por sua vez é bastante comum para algumas mulheres que têm alteração de progesterona, que tomam anticoncepcionais oral e injetável. No começo do ciclo, a mulher têm alguns dias de borra até que a menstruação venha. Após o fluxo normal de sangue também apresentam esse sangramento escuro que não é um sinal preocupante, mas se tiver odor forte, melhor que um médico seja consultado.

Menstruação de um Dia e Agora tô Grávida?

Nem sempre, aliás, a grande maioria das vezes não. Porém existe a possibilidade de acontecer o sangramento de nidação. Porém este sangramento é a exceção e não a regra. Vale ressaltar que a grande maioria das mulheres podem ter escapes ou menstruação de um dia por motivos hormonais. Esses são muito comuns e inofensivos à mulher. Também é possível que algum medicamento interfira nos hormônios causando esses escapes de pouco volume. Portanto se você toma anticoncepcional esqueceu um dia ou alguns dias, tomou antibiótico ou toma injeção, é passível que aconteça escapes. A nidação por sua vez não deve ter volume, nem pouco. Ela é no máximo um borrão passageiro que dura em alguns episódios, cerca de 3 dias.

O que confunde muitas mulheres é a possibilidade estar grávida se houver sangramento de baixa intensidade e bastante fora do normal para seu fluxo. Aliás, o que bastante se ouve falar entre as tentantes ou não, é sobre o sangramento que vem rosinha de um dia, um pingo, um risco que não precisa nem mesmo de absorvente. Isso é nidação? Na grande maioria das vezes não. Porém, como nada é impossível neste mundo, recomenda-se que aguarde uns dias para fazer um teste. Se a menstruação vier normalmente mesmo sem os dias costumeiros, mas houver fluxo, ainda sim é sua menstruação, com menor fluxo por conta da menor quantidade de sangue que o endométrio formou ao longo do ciclo. Você pode comprar seu teste de gravidez Famivita aqui em nossa loja virtual.

Por fim, vale lembrar que se você teve algum tipo de sangramento ralo durante o ciclo, em algum momento do meio do ciclo, esse sangramento também pode ser de ovulação. Melhor aguardar o atraso acontecer e ai fazer um teste. Devo lembrar também que grávidas não menstruam, elas têm sangramentos que são arriscados para a sua gestação. Se o seu fluxo está estranho, uma menstruação de um dia e diferente do que costuma, então aguarde e faça um teste. Caso dê negativo aguarde mais alguns dias para ver se ela chega, se não chegar repita o teste. Se ainda sim continuar dando negativo, converse com seu médico ginecologista para ver o que pode ser feito. Faça do seu médico seu melhor amigo!

Se você é tentante, a Famivita desenvolveu produtos que irão ajuda-la a dar uma força extra pra sua fertilidade e de seu companheiro. Vitaminas para fertilidade feminina FamiFerti, vitamina masculina ViriFerti, gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, ou um kit completo de tentante com todos os produtos. Você pode comprar aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Dores no Pé da Barriga Pode ser Gravidez?

Foto: quite peculiar