Por que Menstruação Fraca Acontece – Pode Ser Gravidez?

Devemos lembrar que a tudo começa no endométrio. Ele, que começa a ser formado antes mesmo da ovulação, pode não atingir o tamanho ideal e produzir uma menstruação menor do que de costume pelo pouco volume de sangue acumulado. Este baixo sangramento, ou a menstruação fraca com aspecto diferente que aparece nos dias em que a mulher esperaria seu fluxo normal de sangue, pode provocar suspeitas de gravidez.

O organismo começa a secretar progesterona assim que a menstruação vai embora. Esta fase passa a acumular uma pequena quantidade de sangue no fundo do útero para acomodar uma possível gravidez. O sangue endometrial aumenta de verdade quando há um ciclo hormonal completo para ovulação. O GhRh aciona o crescimento de outros hormônios na fase ovulatória, o FSH que estimula o estrogênio a subir e fazer os folículos crescerem.

O problema está quando este ciclo de hormônios da fertilidade não acontece. Esta pausa pode acontecer para qualquer mulher e chama-se ciclo anovulatório. O ciclo sem ovulação produz um baixo crescimento do sangue do útero, e por consequência, produzirá uma menstruação menor e diferente.

Mulheres com ciclos intensos tem em sua grande maioria, uma estimulação estrogênica maior que outras com fluxos menos intensos. Isso porque produzem mais hormônios no período fértil e após ele. Mulheres com ciclos menstruais de grande fluxo teoricamente teriam maiores chances de engravidar rapidamente do que outras mulheres com fluxos menstruais baixos. Por que isso? Por produzir maior endométrio que é essencial para a fixação do bebê no útero. Porém o baixo fluxo ou menstruação fraca pode ser suspeito para mulheres com fluxos intensos. Este por ser suspeito de serem possíveis sinais da tal nidação.

Pouco Sangramento no Período Menstrual Pode Ser Gravidez?

Pode. Porém devemos lembrar que a hipótese mais provável deve prevalecer. Esta de que o ciclo foi anovulatório é uma delas. Por isso, cautela na hora de pensar em gravidez deve estar acima de todas as expectativas por mais indicativos positivos para gravidez que existam.

A menstruação fraca pode ser confundida com a nidação. Não é comum acontecer casos em que a mulher se anima ao ver uma pequena borra, ou fluxo bem menor do que está acostumada. Porém, temos que saber que o corpo pode se modificar a cada ciclo e estamos em constante mudança. Prever os seus hormônios é possível, porém, uma hora ou outra eles podem te surpreender.

A gravidez só existe após a nidação, porém a grande maioria dos casos não é visível, ou seja, com sangramento aparente. São raros os casos em comparação aos demais em que só é possível descobrir a gravidez após a ausência da menstruação. Igualmente a nidação não aparente, o baixo fluxo menstrual em sua esmagadora maioria das vezes significa mesmo que esta mulher está menstruando e não é sinal de gravidez.

Digamos que deve ser a exceção e não a regra. Por isso é importante esperar, mesmo com fluxo menos intenso a menstruação fraca é a descamação de um endométrio menor como dito anteriormente por conta dos hormônios. Sangramentos que enchem absorventes (ou quase) devem ser considerados como menstruação. Da mesma forma a menstruação fraca, mas escura, ela é devido à uma alteração na coagulação do endométrio por motivos hormonais.

Importante: Não se alarme quando a menstruação fraca chegar. Espere alguns dias ou horas e observe. Normalmente a menstruação aumentará o seu fluxo. Caso não venha dias seguidos e saia somente borras e sangue rosado sem fluxo algum, é passível de realizar um teste para verificar a existência de gravidez.

Mulheres que tomam medicamentos hormonais (anticoncepcionais, pílula do dia seguinte), podem ter sangramentos mais fracos devido ao uso da medicação. Grávida não menstrua, se for o caso, essa mulher grávida e com sangramento corre risco de perder o bebê, então, fale com um medico o quanto antes.

Veja também: É Possível Engravidar Sem Menstruar?

Foto: areta ekarafi, Alden Chadwick