Toda mulher aguarda a visitinha mensal da menstruação e quando ela não vem ficamos em dúvida sobre o que está acontecendo, não é mesmo? Gravidez, descontrole hormonal ou algum problema de saúde? Mas e quando ela vem e mais de uma vez? É normal menstruar 2 vezes ou mais no mês?

Um ciclo menstrual costuma durar, em média, 28 dias1, começando no primeiro dia da menstruação e indo até 1 dia antes da próxima. Por essa contagem, é natural a mulher menstruar uma única vez no mês. Mas existem mulheres que possuem ciclos menstruais mais curto e podem receber a visitinha mensal em dose dupla. Por exemplo, se possui um ciclo de 26 dias, irá menstruar no começo e no final do mês.

O aparelho reprodutor da mulher trabalha através de ciclos todos os meses para conseguir produzir óvulos, elimina-los e preparar o corpo para engravidar. Caso não ocorra a fecundação, em média, 14 dias após a ovulação, a menstruação acontece. Portanto, para quem tem um ciclo curtinho é normal sim menstruar mais vezes no mês, desde que o tempo de duração também seja regulado.

Agora, se o seu ciclo é normal, de 28 dias para mais, e sua menstruação está desregulada e descendo mais vezes que o habitual, pode estar acontecendo por outros fatores como:

  • Uso de pílula anticoncepcional – no começo do uso de pílulas anticoncepcionais é comum ocorrerem escapes menstruais até o corpo se habituar aos hormônios. Agora, se já toma há alguns meses e mesmo assim está acontecendo isso, pode ser que a dosagem do tipo de pílula não esteja adequada ao seu organismo ou, ainda, que tenha se esquecido de tomar por alguns dias.
  • Nível de progesterona baixo – o ciclo menstrual está totalmente ligado aos níveis de progesterona no organismo feminino. Quando seus níveis abaixam, o corpo entende que é hora de menstruar, por isso quando a progesterona está desregulada, o ciclo pode ficar bagunçado também, já que o sistema reprodutivo não recebe o aviso de quando deve eliminar a menstruação.
  • Miomas – Os miomas são tumores benignos compostos de músculo e que podem aparecer tanto dentro como fora do útero, alterando a forma uterina com passar do tempo e seu crescimento. Mulheres que possuem miomas podem ter como sintoma menstruação irregular e sangramentos fora de hora. 

IMPORTANTE: mulheres que usam anticoncepcional injetável podem ter escapes ao longo do ciclo, mas deve-se contar a data programada do dia da menstruação. O uso não pode ser interrompido e nem sua data reprogramada.

Problemas como estresse2, uso de alguns medicamentos e recuperação pós laqueadura também podem levar a mulher a menstruar 2 vezes ou mais no mês.Cada caso deve ser avaliado individualmente e todas as hipóteses estudadas pelo seu médico de forma a encontrar o tratamento ideal.

Como Regularizar a Menstruação para 1 Única Vez por Mês?

Primeiramente, é essencial procurar um ginecologista para se informar sobre a situação. Caso a menstruação recorrente no mês seja resultado de algum medicamento, pode ser estudado uma substituição ou suspensão do remédio. Agora, se for sintoma de alguma doença, o correto diagnóstico é essencial para se encontrar o devido tratamento e, assim, regularizar o ciclo menstrual o quanto antes.

Normalmente, para ciclos desregulados, o ginecologista pode receitar o uso de pílulas anticoncepcionais para equilibrar os níveis hormonais.

Existe também uma maneira natural de regularizar o ciclo, que é através do consumo de inhame3.

Resumindo: se você tem um ciclo normal de 28 dias ou mais e sempre menstruou 1 vez ao mês e agora está tendo visitinhas inesperadas de 2 ou mais vezes no mesmo mês, procure por seu ginecologista. Através de exames detalhados será possível investigar e encontrar a causa, assim como a melhor forma de tratamento para regularizar seu ciclo novamente. Agora, se você tem ciclo curto e menstrua no começo e no final do mês, fique tranquila pois não tem problema algum de saúde.

Dica Importante: você consegue calcular a duração do seu ciclo na calculadora do período fértil e ovulação.

Veja Também: Como Funciona o Ciclo Menstrual?